• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Técnicas simples de respiração podem curar diversas doenças, segundo a ciência

Aprenda 3 métodos e pratique-os agora mesmo.

Respire fundo que você vai se sentir melhor“.

Provavelmente você já ouviu ou deu esse conselho a alguém. E não é papo da galera de humanas, é a mais pura ciência! Cientistas ao redor do globo estão, de fato, associando a respiração controlada com inúmeros benefícios para nossa saúde.

Ciência!!!

Inspire profundamente, expandindo a barriga. Segure o ar e solte-o lentamente numa contagem de 5 segundos.

De acordo com estudos recentes, repetir essa sequência algumas vezes por dia pode ajudar a reduzir sintomas da ansiedade, insônia, transtorno de estresse pós-traumático, depressão e distúrbio de déficit de atenção.

A informação, divulgada pelo The New York Times, confirma a teoria milenar de que técnicas de respiração são capazes de modificar nosso organismo. Buda foi além, segundo a filosofia que criou, a prática de exercícios respiratórios nos levam à iluminação.

Nos tornarmos iluminados não é bem o foco dos cientistas, mas de acordo com Dr. Richard Brown, professor clínico de psiquiatria na Universidade de Columbia, os benefícios são reais e cientificamente comprovados.

Conforme o especialista explica, a respiração controlada pode alterar a resposta do sistema nervoso autônomo do corpo, controlando processos inconscientes como a frequência cardíaca e a digestão, bem como a resposta aos estímulos dados ao corpo.

Essa alteração promove então um maior controle na liberação do hormônio do estresse (o cortizol), resultando em uma sensação de tranquilidade ao praticante.

“Quando você respira de forma lenta e constante, seu cérebro recebe a mensagem de que tudo está bem e ativa a resposta parasimpática. Quando você respira de forma rápida e superficial ou prende a respiração, a resposta simpática é ativada” – explica Dr. Brown.

Os estudos

Pesquisadores da Universidade de Boston fizeram um estudo onde resolveram medir o efeito que a yoga e a respiração causavam entre os praticantes diagnosticados com depressão.

Após 12 semanas de prática com exercícios de respiração diários, os níveis de ácido gama-aminobutírico, uma substância química cerebral com efeitos calmantes e anti-ansiedade, aumentaram consideravelmente, resultando numa diminuição dos sintomas depressivos.

este outro estudo, publicado no site científico NBCI, constatou que além de amenizar os sintomas da depressão, a respiração controlada ainda é capaz de afetar nosso sistema imunológico de forma positiva.

Para a pesquisa, 20 adultos saudáveis foram divididos em dois grupos. Enquanto um deles foi orientado a praticar as técnicas de respiração por 10 minutos, o outro grupo foi orientado a ler, no mesmo tempo, qualquer texto que fosse do agrado deles. Durante o tempo das atividades, amostras da saliva dos dois grupos foram analisadas.

Para surpresa dos cientistas envolvidos, a saliva daqueles que estavam praticando a respiração apresentaram níveis bem mais baixos de uma substância associada à inflamações e ao estresse.

Diante de tantos benefícios para uma prática tão simples, barata, natural e sem qualquer tipo de restrição, o negócio é começar a praticar!

Os exercícios práticos

Nós já publicamos algumas técnicas de respiração que prometem transformar o seu dia. Pois vamos dar uma turbinada nesses exercícios com as dicas selecionadas pelo The New York Times. Olha só!

1. Respiração Coerente

Esse método é o pacote básico, se precisar aprender apenas um, que seja esse. Para essa técnica funcionar, a sequência de inspiração e expiração deve acontecer 5 vezes, em um intervalo de 1 minuto, mas isso pode não acontecer de primeira, por isso é necessário praticar.

  • Sentado, em pé ou deitado, coloque as mãos na sua barriga;
  • Inspire lentamente, expandindo sua barriga, contando até 5. Então dê uma pequena pausa;
  • Solte o ar lentamente, agora contando até 6;
  • Faça essa sequência por 10 a 20 minutos por dia.

 

2. Respiração para aliviar o estresse

O dia está corrido, você acha que vai explodir? Dê uma pausa nessa correria e respire da seguinte maneira:

  • Sente-se no chão ou na pontinha de uma cadeira.
  • Coloque as mãos na sua barriga.
  • Ao inspirar, incline-se para frente, expandindo a barriga. 
  • Ao expirar, esprema toda o ar para fora e curve-se para frente com o tronco enquanto inclina-se para trás com as costas (fazendo o formato da letra C); expire até ficar totalmente sem ar.
  • Repita a sequência 20 vezes.

 

3. Respiração energizante

Normalmente nossa energia costuma baixar no meio da tarde, ai bate aquela preguiça de fazer tudo. Menos de respirar. Então use isso à seu favor e dê um up nessa energia!

  • Fique em pé, com os cotovelos dobrados e as palmas da mão viradas para cima;
  • Inspire, levando os cotovelos para trás e trazendo as mãos para mais próximo do seu corpo;
  • Agora você deve soltar o ar rapidamente levando as mãos para a posição inicial, ou seja, para frente do seu corpo, mas agora com a palma voltada para baixo. Solte um “ha” em voz alta ao fazer o movimento. 
  • Repita a sequência por 10 ou 15 vezes. 

Fonte(s): The New York Times
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui