• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Formigas transmitem mais doenças que Baratas, revelam estudos

Podem provocar diversos tipos de intoxicações, gripe, alergias e até tuberculose!

É normal você comer uma guloseima qualquer mesmo se tiver algumas formiguinhas em cima dela, afinal elas não são tão nojentas assim. Inclusive nossa avó brincava que podia até fazer bem para vista.

Pois saiba que toda sua crença vai mudar agora. Apesar de não parecerem tão asquerosas, as simpáticas formigas transmitem mais doenças que as baratas!

Segundo este estudo publicado na Revista de Saúde e Biologia e também divulgado pelo site Diário de Biologia, como são animais ultra rápidos e de grande mobilidade, as formigas carregam e espalham com mais facilidade diversas bactérias presentes em suas patinhas.

Os pesquisadores estudaram os ‘pés’ de alguns desses insetos que andavam por ambientes hospitalares e encontrou sete tipos diferentes de vírus e fungos causadores da gripe, tuberculose, verminoses, alergias, intoxicações alimentares, vômitos e diarreias.

Por estarem sempre em lugares sujos como lixos, chão, fezes e animais em decomposição, as formigas são grandes propagadoras de infecções que muitas vezes nem desconfiamos de que foram elas as grandes culpadas.

Calma que tem mais!

Em um outro estudo, agora divulgado na Neotropical Entomology, os cientistas foram ainda além e afirmaram que as formigas encontradas em hospitais podem estar associadas a muitos tipos de males, como problemas psicológicos, irritações e lesões de pele.

Fora isso, por caminharem tranquilamente pelos laboratórios, podem modificar até mesmo resultados de exames por conta das sujeiras e germes que deixam como rastros em tudo quanto é canto.

E vale lembrar, as que estão “roubando” mantimentos na sua despensa podem ser as mesmas que estavam perambulando pelos corredores dos hospitais.

Um trabalho de mestrado da USP ainda mostrou que as bactérias presentes nas formigas interferem não só na nossa saúde, mas também, na dos alimentos que consumimos.

Com o final do inverno e o aumento das temperaturas, a situação fica ainda pior, pois nossas casas viram os alvos preferidos desses insetos que estão sempre atrás de comida.

2formigas_sossolteiros_gif

Como se livrar desses monstrinhos?

Segundo o biólogo Lucas Moura, do já mencionado site Diário de Biologia, para evitar que os bichinhos façam a festa nos nossos lares, proteja bem os alimentos, mantenha os cômodos limpos, e tome muito cuidado as migalhas e restinhos de comida.

Ainda é importante dar uma geral em tudo, principalmente usando sabão e detergente naqueles buraquinhos em que as formigas adoram passar.

Mas mesmo com todos os cuidados do mundo, se o inseto está pior que convidado bêbado em final de festa, que insiste em não ir embora, já passamos uma receitinha esperta pra eliminar de vez as formigas da sua casa.

Essas horas tem uma baratinha pensando: “Parece que jogo virou não é mesmo?”.

Fonte(s): Diário de Biologia
Felipe Gatto
Jornalista apaixonado por viajar e se aventurar por aí. Pensar na vida, defender o amor e falar sobre artes também é comigo mesmo.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui