• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

Cães entendem literalmente tudo o que falamos, revela estudo publicado na Science

A maneira como os animais processam as palavras é a mesma feita pelos humanos.

Para quem vive falando com o cãozinho o tempo todo, não se preocupe, você não é maluco.

Cientistas descobriram que os cachorros, além de entenderem o tom que usamos nas frases, compreendem tudinho o que a gente fala.

O estudo, publicado no site da revista científica Science e realizado pela Universidade Eötvös Loránd, em Budapeste, analisou, através de ressonância magnética, o comportamento cerebral de 13 cães enquanto os cientistas falavam com eles.

Percebeu-se então que a maneira como os animais assimilavam as informações ditas era exatamente igual a maneira como os humanos fazem no entendimento da fala, com o lado direito assimilando a emoção e o esquerdo o pensamento.

Ao ouvirem um elogio, o lado direito processou o tom usado na fala e o esquerdo processou a palavra em si, apenas quando ambos os lados “concordaram” que realmente era um elogio que os animaizinhos se mostravam felizes. Ou seja, uma frase nada amigável dita com uma voz doce não fez os cachorrinhos balançarem os rabinhos.

“É o trabalho principal do hemisfério esquerdo processar o significado da palavra e o trabalho do hemisfério direito processar a entonação. O cérebro humano não só analisa separadamente o que dizemos e como o dizemos, mas também integra os dois tipos de informação para chegar a um significado unificado. Nossas descobertas sugerem que os cães também podem fazer tudo isso, e eles usam mecanismos cerebrais muito semelhantes”. disse Dr. Attila Andics, cientistas envolvido no estudo.

A descoberta acaba por colocar em dúvida a velha hipótese de que os cães na verdade se baseavam apenas no tom que usávamos e não na palavra em si. Claro que alguns podem se basear apenas no tom quando surgir uma palavra desconhecida para eles, porém, com o tempo, assim como nos humanos fazemos, a tendência é que o cão associe o tom usado com essa palavra nova e, assim, conseguirá entender seu significado.

Segundo os cientistas, este é o primeiro passo para entender como os cães interpretam a fala humana, os resultados podem melhorar a comunicação entre os nós e os animais. Além disso, o estudo trouxe uma nova luz ao entendimento da evolução da linguagem dos seres humanos.

“Nossa pesquisa lança uma nova luz sobre o surgimento de palavras, o que muda a evolução da linguagem. O que torna as palavras exclusivamente humanas não é uma capacidade neural especial, mas nossa invenção de usá-las”, explica Andics.

Fonte(s): Independent, Daily Mail, Mashable
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui