Estudo (finalmente) comprova porque cães se parecem com os donos
Você já reparou como alguns cachorros e seus donos são parecidos. Claro, nas suas atitudes, quem educa o animal é o humano, mas eventualmente eles se parecem fisicamente, o que é, além de muito engraçado, um tanto quanto intrigante.
Uma pesquisa realizada pela universidade japonesa Kwansei Gakuin, no Japão, explica o motivo. O responsável pelo estudo, Sadahiko Nakajima, realizou testes com pares de fotos de cachorros e humanos, pedindo para que voluntários dissessem se os animais pertenciam a seus donos.
Uma das etapas da pesquisa era mostrar pares de fotos alteradas ao participantes, tapando certas partes tanto dos cães, quanto de seus donos.
(foto: reprodução/SADAHIKO NAKAJIMA)
Para os que viram as faces completas, os acertos foram de 80%; já os que viram as bocas tapadas pelas tarjas tiveram 73% de sucesso. Agora, os que viram as fotos com os olhos escondidos quase não obtiveram acertos, dando a entender que ali que estava a resposta.
Ou seja, o que chama a atenção e faz com que a gente veja uma semelhança entre donos e cães é o olhar. O curioso é que, como o teste foi feito no Japão, muitos participantes tem os olhos da mesma cor, o que dificultaria mais ainda, mas pelo que a ciência anda dizendo, temos uma percepção bastante aguçada em nosso subconsciente.
Quando alguém disser que vocês são “cara de um, focinho de outro”, ela pode estar certa.
Fonte: revistagalileu
Imagem de capa: examiner