• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Vai, planeta!

USP revela as 16 Plantas domésticas mais Tóxicas aos animais de estimação

Seu vasinho decorativo pode ser um veneno para o pet.

Um vasinho de flor no lugar ideal pode ajudar e muito na decoração de casa. Mas atenção! Se você tem um animalzinho de estimação, algumas plantas podem representar perigo real à saúde deles.

Convidados pela Zoetis, industria farmacêutica que atua na área de saúde animal, alunos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP realizaram um estudo para identificar as plantas mais toxicas aos pets.

Para levantar os dados, uma pesquisa foi feita entre os médicos veterinários e clínicas de São Paulo com o objetivo de verificar quais plantas tem levado animais ao hospital por intoxicação.

A campeã em intoxicar cães e gatos é a famosa “Comigo-Ninguém-Pode”, além de causar irritação em toda região da boca do animal, ainda afeta a região intestinal e pode levar à morte.

Outro dado curioso revelado pela pesquisa foi sobre a Cannabis. Mesmo sendo proibida no Brasil, os profissionais revelaram que o número de pets que chegam ao consultório intoxicados com maconha é considerável, seja pela inalação do entorpecente ou pela ingestão de alimentos com a erva. Inclusive falamos detalhadamente sobre isso aqui.

Os responsáveis pela pesquisa concluíram que o ideal é manter suas florzinhas longe dos animais, embora tenham levantado 16 plantas tóxicas comuns em residências, existem outras mais exóticas (e mais perigosas) que não entraram na listagem.

Vale ressaltar que você deve consultar um veterinário caso o animal apresente qualquer sintoma dos mencionados abaixo.

Fonte(s): USP, FMVZ
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui