• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Estudo conclui que Telas Digitais provocam danos irreversíveis aos olhos; ainda mais no escuro!

A ‘luz azul’ é absorvida pelas retinas. E isso é péssimo!

A tecnologia é uma parada bem legal, mas também pode acabar com a gente.

Os smartphones vêm sendo alvo de várias pesquisas: desde aquela que descobriu que ele pode aumentar as chances de tumor cerebral até a que mostrou como o aparelho pode impactar negativamente as relações sociais em adolescentes.

Se você usa o celular o tempo todo, é melhor começar a repensar o hábito

E o negócio é tenso, mesmo. E agora temos uma pesquisa que aponta que o celular teria uma influência extremamente negativa para os nossos olhos!

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Toledo, em Ohio (EUA). Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa queriam entender as reações à exposição de “luz azul”, aquela iluminação da tela dos celulares, computadores, tablets, etc.

Vale dizer que, antes disso, diversos estudos e especialistas já relataram que essa luz digital impacta negativamente o nosso sono. Mas o que eles descobriram agora é que essa “luz azul” é absorvida pelas retinas. E isso não é nada bom!

O fato da suas retinas absorverem essa luz significa que o smartphone causa danos irreversíveis às células do olho, acelerando o processo de degeneração da sua visão.

Sabe quando a vovó falava “não olha direto pro Sol, que você fica cego”? Então, ela não está errada. Isso porque, além dos raios ultravioleta e infravermelho, adivinha o que mais o Sol emite? Sim, a “luz azul”!

Então não faz muito sentido falar à uma criança não olhar para o céu e logo depois, tacar um tablet no colo dela.

Os danos são irreversíveis e agora?

Então, o que está feito, está feito. O que podemos mudar é daqui pra frente.

E a única forma realmente eficaz de se livrar da “luz azul” é ficar longe dela. E nós sabmeos. Isso é um grande problema, afinal hoje em dia fica é mais fácil ficar sem comer do que ficar sem a nossas telas – “Black Mirror” que o diga!

Mas os benefícios (ou simplesmente a falta de malefícios) é tentadora. Isso porque a “luz azul” mata as células fotorreceptoras, podendo embaçar ou até eliminar a visão.

E no escuro fica ainda pior!

No escuro, a luz que vem dos aparelhos chega às suas retinas bem canalizada. Você já tentou queimar alguma coisa usando uma lupa para intensificar o ponto focal da luz do sol? É a mesma coisa que você está fazendo com sua retina!

Algumas empresas já vêm pensando em alternativas. A Apple, por exemplo, já tem o “turno da noite”, uma configuração que imita o tom do pôr do sol. Outras empresas, com foco gamer, investem em óculos que possa filtrar a luz azul.

Até lá, o importante é reduzir ao máximo o uso de celulares e outros aparelhos que possam jogar luz azul nos seus lindos olhinhos. É melhor dar um tempinho nas redes sociais e ir ler um livro, que tal?

Fonte(s): Nature, Galileu
Bia Lancha
Jornalista, nerd, chocólatra, mãe de uma gata banguela e gamer viciadíssima. Se é pra falar sobre coisas engraçadas, teorias absurdas ou nerdices, tamo junto!

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui