• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Preparar Cogumelos no Micro-ondas é a melhor opção, segundo novo estudo

Ser mais saudável é bem diferente de ser mais gostoso.

Se você é do tipo que usa o micro-ondas apenas para fazer pipoca e lasanha congelada, saiba que já mostramos aqui vários outros usos diferentões para ele; mas tem mais uma novidade por aí.

Uma pesquisa comprovou que a melhor maneira de se fazer cogumelos, acredite, é nesse eletrodoméstico. A ciência fala, Bela Gil chora.

Os 4 jeitinhos e seus resultados

O estudo, publicado no site científico International Journal of Food Sciences and Nutrition, fez testes com várias maneiras de preparo do cogumelo. Eles ferveram na água por 10 minutos; fritaram em duas xícaras de azeite por 3 minutos; grelharam por 6 minutos a 100°C e também levaram uma porção ao micro-ondas de 100 watts por um minuto e meio.

De acordo com os pesquisadores, grelhar o alimento e cozinhá-lo no micro-ondas apresentaram os melhores resultados quando o assunto foi manter a qualidade e até potencializar os valores nutricionais do alimento.

Para quem não sabe, os cogumelos são poderosos antioxidantes, combatem o colesterol ruim e melhoram o sistema imunológico.

Os cogumelos fervidos na água mantiveram suas funções de combater o colesterol ruim e ajudar no sistema imunológico, porém perderam seus poderes antioxidantes, responsáveis por combaterem os radicais livres, manterem a pele saudável, retardarem o envelhecimento e prevenirem doenças.

Já os cogumelos fritos não apresentaram nenhuma melhora ao alimento, muito pior, perderam suas funções antioxidantes e tiveram uma queda considerável em suas proteínas.

Mas nem tudo são fungos flores

Segundo Irene Roncero-Ramo, cientista responsável pelo estudo, em entrevista à BBC, a intenção da pesquisa não foi desestimular os outros tipo de preparo, mas otimizar um preparo saudável do que se gosta de comer.

E “otimizar o preparo saudável” não significa necessariamente que o cogumelo sairá do micro-ondas direto para os juízes do Master Chef.

De acordo com a BBC, o sabor do alimento será tão gostoso quanto os outros, porém, prepará-lo no eletrodoméstico, como acontece com quase tudo que é levado ao micro-ondas, deixará o alimento meio borrachudo.

Ou seja, ele será mais fácil de fazer, será mais saudável, mas no quesito textura, certamente decepcionará Paola, Jacquin, Fogaça e o mais importante dos juízes, você.

Fonte(s): BBC, Superinteressante
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui