• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Estudo comprova: Plantas sabem quando estão sendo comidas

Estudo revela que elas, além de saberem, ainda tentam se defender!

Lucas De Vivo Publicado: 31/05/2016 13:22 | Atualizado: 31/05/2016 13:30

E aí que um recente estudo muda tudo, transformando os pacíficos vegetarianos em ferozes devoradores de seres indefesos!

Gif Bay, http://www.gifbay.com/gif/grr_lettuce_grr-135638/

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Missouri, nos EUA, as plantas podem ouvir quando algum inseto quer mastigá-las, e se protegem contra isso.

Os testes foram realizados em uma planta herbácea da família da mostarda, a Arabidopsis thaliana, e os resultados foram bem curiosos.

Como assim?

O estudo concluiu que, ao sentirem as vibrações emitidas pelo som da mastigação de algumas lagartas, as folhas liberavam uma quantidade maior de óleo de mostarda, que repele os insetos.

Astropage.eu/Youtube, https://www.youtube.com/channel/UCWzadLQRvZRUDZEDvnA0SzA

Os pesquisadores também testaram outros tipos de vibração, expondo o vegetal ao vento, a tremores e a alguns outros estímulos. Somente a vibração causada pela mastigação dos insetos fez com que a planta apresentasse a resposta defensiva.

Para os cientistas, isso é um grande passo para descobrir mais sobre a resposta das plantas ao ambiente externo:

“Este é o primeiro exemplo de como as plantas respondem a um estímulo ecologicamente relevante. As vibrações sinalizam alterações no metabolismo das células da planta, criando mais substâncias químicas defensivas”, disse Heidi Appel, cientista sênior responsável pelo estudo.

Abaixo, você pode conferir algumas considerações dos pesquisadores, postado pelo canal Astropage (em inglês):

– Agora é melhor rever seus argumentos antes de sair apontando o dedo para um carnívoro.

Fonte(s): Springer
Lucas De Vivo
Um estudante de Jornalismo meio maluco, geek, que tem mais brinquedos do que móveis no quarto, apaixonado por essa coisa insana chamada criatividade e fino apreciador de omelete de queijo com arroz e banana.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui