Sem esse instrumento musical os Filmes de Terror seriam completamente diferentes
Já notou que filmes de terror são pontuados sonoramente com barulhos metálicos e realmente assustadores? Dez entre dez filmes do gênero usam o mesmo instrumento musical.
Criado por Richard Waters, o Waterphone é um sintetizador acústico que usa água no interior para dobrar as notas musicais e dar o efeito de eco ao som.
Feito em aço inoxidável e bronze, o instrumento diferentão tem um formato arredondado e uma gama de hastes de metal que, ao serem tocadas, vibram e emitem um tipo de som bastante peculiar.
Apesar de já ser usado por alguns músicos e bandas, como Aerosmith e Tom Waits, suas melodias são mais conhecidas em trilhas sonoras de filmes, geralmente em momentos de terror e suspense, como em Poltergeist, O Chamado, Matrix, Star Trek e por aí vai. Além disso, um fato curioso sobre o Waterphone é que ele também é usado por biólogos com o intuito de atrair baleias e golfinhos.
Cada peça é única e feita por encomenda, e sua versão mais simples pode chegar ao custo de U$1.100, cerca de R$3.520. Ouça o instrumento sendo tocado no vídeo publicado pelo canal Todd Barton: