• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Setor Bugiganga

Criaram um aplicativo colaborativo para mulheres andarem com mais segurança nas ruas

Ele avisa até 3 amigos se algo diferente acontecer no trajeto.

Dario C L Barbosa Publicado: 26/09/2017 11:22 | Atualizado: 26/09/2017 11:31

Só no último mês, quantos casos de abuso às mulheres você ouviu falar ou até mesmo sofreu? Se são “tempos difíceis para os sonhadores”, para as mulheres é ainda pior.

E foi pensando nessa triste realidade que a Priscila Gama, arquiteta e urbanista de Minas Gerais, idealizou o Malalai, um novo recurso para trazer um pouco mais de segurança à vida das mulheres.

Veja o vídeo publicado pelo canal da Associação Praças – Paraná, onde a própria Priscila explica o projeto:

O Malalai funciona através de um app e de um dispositivo (que elas chamam de relicario), com o objetivo de compartilhar o seu trajeto em tempo real com alguns de seus contatos. Basta baixar o aplicativo e inserir o seu percurso. Feito isso, você pode enviar uma permissão, via SMS, para até 3 de seus contatos acompanharem sua trajetória.

Caso o caminho se altere em relação ao que você tinha passado ou o tempo de viagem se prolongue demasiadamente, o pedido de socorro é enviado automaticamente para as pessoas que você escolheu previamente.

No app, também rola uma ajuda colaborativa, assim como acontece no Waze quando motoristas avisam de acidentes e radares. As mulheres podem praticar sororidade (ajudar uma as outras), alertando detalhes do trajeto como “rua com comercio aberto”, “mulheres já relataram abuso nessa região”, etc.

Já o relicario, que pode ser usado como colar, anel ou broche, tem um botão que envia o pedido de socorro aos contatos sem que a vítima precise usar o celular.

Relicario Malalai

O app está em fase de teste e já pode ser baixado gratuitamente para celulares Android.

O relicario ainda não está disponível, mas para ter mais informações sobre ele, basta acessar o site e cadastrar seu e-mail para receber as novidades, clicando aqui.

Fonte(s): G1, Minas Inova
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui