Só no último mês, quantos casos de abuso à s mulheres você ouviu falar ou até mesmo sofreu? Se são “tempos difÃceis para os sonhadores”, para as mulheres é ainda pior.
E foi pensando nessa triste realidade que a Priscila Gama, arquiteta e urbanista de Minas Gerais, idealizou o Malalai, um novo recurso para trazer um pouco mais de segurança à vida das mulheres.
Veja o vÃdeo publicado pelo canal da Associação Praças – Paraná, onde a própria Priscila explica o projeto:
O Malalai funciona através de um app e de um dispositivo (que elas chamam de relicario), com o objetivo de compartilhar o seu trajeto em tempo real com alguns de seus contatos. Basta baixar o aplicativo e inserir o seu percurso. Feito isso, você pode enviar uma permissão, via SMS, para até 3 de seus contatos acompanharem sua trajetória.
Caso o caminho se altere em relação ao que você tinha passado ou o tempo de viagem se prolongue demasiadamente, o pedido de socorro é enviado automaticamente para as pessoas que você escolheu previamente.
No app, também rola uma ajuda colaborativa, assim como acontece no Waze quando motoristas avisam de acidentes e radares. As mulheres podem praticar sororidade (ajudar uma as outras), alertando detalhes do trajeto como “rua com comercio aberto”, “mulheres já relataram abuso nessa região”, etc.
Já o relicario, que pode ser usado como colar, anel ou broche, tem um botão que envia o pedido de socorro aos contatos sem que a vÃtima precise usar o celular.
Relicario Malalai
O app está em fase de teste e já pode ser baixado gratuitamente para celulares Android.
O relicario ainda não está disponÃvel, mas para ter mais informações sobre ele, basta acessar o site e cadastrar seu e-mail para receber as novidades, clicando aqui.