• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Além do Signo, você deve saber a LUA (ascendente é para os fracos)

Astrologia de boteco levada a sério! Como conhecer qualquer pessoa com apenas 2 informações.

Angélica Yassue Publicado: 29/10/2015 15:48 | Atualizado: 12/07/2020 14:51

Diga sua data e horário de nascimento e vamos te descrever por inteiro!

Ficou com medo?

Horóscopo de metrô, revistinha do João Bidu ou aquela velha premissa de que Astrologia é pura superstição virão por água abaixo depois desse artigo.

Tudo bem, você pode relutar o quanto quiser, mas acredite, até o seu ceticismo pode ser explicado através do seu mapa astral. A Astrologia é um estudo milenar, repleto de constatações que, inclusive, podem se contradizer. Isso porque existem inúmeros autores e astrólogos com opiniões divergentes.

Vamos focar na Astrologia tradicional, que implica num estudo complexo, porém, lógico.

Astrologia e horóscopo são coisas diferentes

Todo mundo que fala: “Mas não tem como as pessoas do mesmo signo serem iguais” ou “Astrologia são frases genéricas que poderiam servir para qualquer um”, não sabe o que é Astrologia.

Primeiro, porque os horóscopos geralmente só levam em conta o signo solar, sem qualquer embasamento mais profundo. Entenda: o sol é apenas um dos vários fatores do mapa astral.

E segundo, porque Astrologia não se resume somente a isso. Ficou curioso? Segue a gente:

Mapa astral (ou natal)

A imagem abaixo é o mapa astral da Angelina Jolie. Viu a seta apontando para o retângulo vermelho? É o que representa o signo em que o sol está, que no caso é gêmeos. E é somente sobre isso que se fala nos horóscopos.

 

Deu para notar que é muito pouco em comparação ao resto do mapa, com todos esses símbolos?

As divisões de um mapa são fragmentadas da seguinte maneira: casas, planetas e luminares, signos e aspectos (os traços); e cada elemento desses possui um significado. Vou destacar os três pontos mais importantes: o SOL, o ASCENDENTE e principalmente a LUA.

yubmiranda

1. O Sol é teu Signo: representa a tua essência

O Sol nada mais é do que seu signo, é a primeiro coisa a ser avaliada na análise do mapa astral, é o dia em que você nasceu. Ele representa o que você é, em sua essência: você é o seu Sol.

Revela as qualidades do signo, que serão expressadas em maior ou menor grau e de formas específicas, segundo o restante do mapa.

  • Sol Áries: Sua missão é ser pioneiro. Este signo é representado pela agilidade, guerra, liderança e competitividade. É o primeiro signo do zodíaco, onde tudo se inicia.
  • Sol Touro: Sua missão é manter. Representa a busca pelo prazer, o hedonismo, constância e segurança.
  • Sol Gêmeos: Sua missão é comunicar. Representa a comunicação, amizade, racionalidade, mental, superficialidade, mutabilidade, pensamento ágil.
  • Sol Câncer: Sua missão é nutrir. Representa a memória, a mãe (Lua), emoção, família, proximidade e segurança emocional.
  • Sol Leão: Sua missão é brilhar. Assim como o Sol, o signo de Leão diz muito sobre vigor, centralização, egocentrismo, generosidade, orgulho e diversão.
  • Sol Virgem: Sua missão é ser útil. Precisão, rotina, utilidade, organização, racionalidade, simplicidade e trabalho.
  • Sol Libra: Sua missão é compartilhar. Representa a lei, o equilíbrio, as relações e parcerias, a beleza e harmonia.
  • Sol Escorpião: Sua missão é transformar. Representa a paixão, a sexualidade, situações extremas, transformação, mistério, ocultismo e também a guerra.
  • Sol Sagitário: Sua missão é ir além dos horizontes. Representa o espírito livre, descontração, sonhos, mobilidade, transcendência, filosofia e espiritualidade.
  • Sol Capricórnio: Sua missão é trabalhar. Representa ambição, orgulho, persistência, sedimentação, coerência, praticidade e lealdade.
  • Sol Aquário: Sua missão é socializar. Representa comunicação, humanitarismo, progresso, fraternidade, amizades, orgulho, teimosia, egocentrismo e liberdade.
  • Sol Peixes: Sua missão é transcender. Representa sensibilidade, compaixão, unificação, emoção, transformação, fé, desapego, escapismo e serenidade.

gianeportal

2. O Ascendente: como as pessoas te percebem

Na hora em que você estreou no mundo, um signo também fazia isso, e a coincidência desses inícios vai dizer como você começa as coisas: relacionamentos, trabalhos e amizades. De maneira simplificada, é a forma como as pessoas te percebem – a tua “carapuça”. Como dizem, a primeira impressão é a que fica.

Para saber teu ascendente basta saber a hora e o local do seu nascimento. Se a tua mãe ficou traumatizada e não lembra, procure na certidão de nascimento. Mas tem que ser a hora exata!

Com o horário em mãos, é o momento de começar. Basta olhar a tabela acima ou acessar algum site que monte o seu mapa automaticamente. O mais conhecido (e um dos mais precisos) é o Astro. Veja o que significa seu ascendente:

  • Ascendente Áries: presença agressiva, apressada. São francos e, muitas vezes, demasiadamente sinceros.
  • Ascendente Touro: são teimosos e resistem a mudanças, porém, são pragmáticos e transmitem credibilidade.
  • Ascendente Gêmeos: versáteis e comunicativos, adoram falar de si. A inteligência é o seu maior trunfo.
  • Ascendente Câncer: doces e maternais, desconfiados e mal-humorados. Tipo uma mãe.
  • Ascendente Leão: autoconfiança pra dar e vender. Causam impacto e boa impressão, que podem se tornar arrogância (cuidado).
  • Ascendente Virgem: são honestos e jamais se atrasam. Perfeccionistas, organizados e indecisos. Lide com isso.
  • Ascendente Libra: simpáticos, equilibrados, diplomáticos e educados. Pra casar.
  • Ascendente Escorpião: sóbrios e desconfiados, fortes e sexuais. Ai meu corassaum!
  • Ascendente Sagitário: livres e detentores do vigor da juventude, são realistas e francos. A melhor lábia do zodíaco.
  • Ascendente Capricórnio: sérios, impecáveis e imparciais. Mas isso é só aparência.
  • Ascendente Aquário: livres, leves e soltos. São possivelmente excêntricos e normalmente a vanguarda.
  • Ascendente Peixes: São receptivos, abertos, espiritualizados e intuitivos. É muito amor.

revistaesoterica

3. A Lua: como você percebe o mundo (emoções)

É a posição, dentre as 12 casas astrológicas, em que a lua estava no momento que nascemos.  A Lua rege a forma que reagimos aos acontecimentos emocionais, tais como raiva, alegria e tristeza.

O astrólogo Guilherme Salviano explicou ao site Bolsa de Mulher que a lua é uma das razões que explicam, por exemplo, porque muitas pessoas com um signo não tão “emocional” se portam de maneira “dramática” em seus relacionamentos, ou porque uma pessoa tem o sol em signos com fama de emotivos seja mais reservada ou “fria”.

Para saber, basta fazer o mesmo esquema do ascendente, entrar em algum site especializado e colocar sua data e horário de nascimento.

  • Lua Áries: Tanto se entusiasma, quanto se enraivece facilmente. Reage na hora, mas não guarda rancor. Demonstra claramente o que está sentindo.
  • Lua Touro: Busca bem estar emocional e gosta de se cercar de coisas boas e belas. É estável emocionalmente e seus afetos são duráveis. Por isso, também costuma ser possessivo.
  • Lua Gêmeos: Necessita um ambiente leve e bem humorado. Não costuma provocar brigas e, quando elas ocorrem, esquece-as facilmente. Gosta de se expressar verbalmente e pode ter dificuldade de entender as emoções e sentimentos, porque costuma racionalizá-los.
  • Lua Câncer: Protege quem gosta e faz tudo por essas pessoas. Lida bem com as emoções, porque não tem vergonha delas. É muito carinhoso e seus laços afetivos duram muito tempo. Está sempre do lado de quem gosta.
  • Lua Leão: Gosta de atenção e deseja uma vida alegre e brilhante. É generoso com as pessoas que lhe fornecem isso e autoritário com os demais. Pode ter mais sensibilidade a elogios, mas é orgulhoso emocionalmente.
  • Lua Virgem: Sua maneira de demonstrar afeição é fazendo algo para quem gosta, sendo útil, prestativo e servindo sempre. Emocionalmente, só confia em alguém depois de observação e convívio. A rotina tem muito impacto sobre sua vida e suas escolhas, e é importante para seu emocional que as coisas estejam em ordem.
  • Lua Libra: Costuma fazer uma comparação entre as suas emoções e a dos outros. É capaz de compreender o outro lado melhor, por isso é mais compreensivo. Não gosta de conflitos e de estar em uma posição de escolha entre o que gosta.
  • Lua Escorpião: É profundo nas suas emoções e quando gosta de alguém se entrega por inteiro. Também exige o mesmo da outra pessoa, podendo ser possessivo e ciumento. Tudo o que lhe ocorre provoca profundas transformações em sua vida. Tem facilidade em guardar rancor.
  • Lua Sagitário: Pode ser exagerado nas suas emoções, vai da euforia à tristeza rapidamente, embora viva mais a alegria, podendo ser muito otimista. Sente necessidade de variação e aventura, ou seja, pode ser instável dependendo dos outros aspectos do mapa.
  • Lua Capricórnio: É muito reservado com suas emoções e reage lentamente aos acontecimentos. Dedica-se as pessoas de quem gosta, defendendo-as. Não gosta de admitir fraquezas e procura controlar-se diante de acontecimentos negativos.
  • Lua Aquário: Desapega-se facilmente. Procura ser justo e é muito humano. Dá muito valor às amizades e é leal. Sonha com um mundo melhor. Quando atacado, pode reagir com ironia ou distância. Tem certa dificuldade de expressar sentimentos comuns.
  • Lua Peixes: Extremamente sensível, magoa-se por pouco. Tem dificuldade de enfrentar seus problemas emocionais de maneira objetiva. Sente muita empatia pelas pessoas e pode tolerar características pessoais que a maioria das pessoas não aceitaria. 

astrocentro

É claro que ainda tem muita coisa, como os planetas e os elementos, mas deu para entender um pouquinho. É importante lembrar que a Astrologia é um estudo para a vida inteira, pois se trata de um conhecimento milenar com muitos apêndices, que se relaciona com o misticismo e também com a psicologia.

Para quem deseja se aprofundar mais um pouco, sugiro a leitura do Glossário de Introdução à Astrologia.

 

Fontes: Espaço Astrológico | Invertisa | Astro | Vanessatuleski | | Paula Pires | Mapadozodiaco | Joaomedeiros

Angélica Yassue
Jornalista que migrou para publicidade, apaixonada por música, praia, mato e caos urbano. Que aprendeu o poder da solitude, se preocupa com desigualdade social e mobilidade urbana, mas que nos fins de semana sempre pede mais uma cerveja, enquanto ri alto de qualquer piada idiota.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui