• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Além do Signo, você deve saber a LUA (ascendente é para os fracos)

Astrologia de boteco levada a sério! Como conhecer qualquer pessoa com apenas 2 informações.

Diga sua data e horário de nascimento e vamos te descrever por inteiro!

Ficou com medo?

Horóscopo de metrô, revistinha do João Bidu ou aquela velha premissa de que Astrologia é pura superstição virão por água abaixo depois desse artigo.

Tudo bem, você pode relutar o quanto quiser, mas acredite, até o seu ceticismo pode ser explicado através do seu mapa astral. A Astrologia é um estudo milenar, repleto de constatações que, inclusive, podem se contradizer. Isso porque existem inúmeros autores e astrólogos com opiniões divergentes.

Vamos focar na Astrologia tradicional, que implica num estudo complexo, porém, lógico.

Astrologia e horóscopo são coisas diferentes

Todo mundo que fala: “Mas não tem como as pessoas do mesmo signo serem iguais” ou “Astrologia são frases genéricas que poderiam servir para qualquer um”, não sabe o que é Astrologia.

Primeiro, porque os horóscopos geralmente só levam em conta o signo solar, sem qualquer embasamento mais profundo. Entenda: o sol é apenas um dos vários fatores do mapa astral.

E segundo, porque Astrologia não se resume somente a isso. Ficou curioso? Segue a gente:

Mapa astral (ou natal)

A imagem abaixo é o mapa astral da Angelina Jolie. Viu a seta apontando para o retângulo vermelho? É o que representa o signo em que o sol está, que no caso é gêmeos. E é somente sobre isso que se fala nos horóscopos.

entenda-astrologia-1

 

Deu para notar que é muito pouco em comparação ao resto do mapa, com todos esses símbolos?

As divisões de um mapa são fragmentadas da seguinte maneira: casas, planetas e luminares, signos e aspectos (os traços); e cada elemento desses possui um significado. Vou destacar os três pontos mais importantes: o SOL, o ASCENDENTE e principalmente a LUA.

yubmiranda

1. O Sol é teu Signo: representa a tua essência

vernal

O Sol nada mais é do que seu signo, é a primeiro coisa a ser avaliada na análise do mapa astral, é o dia em que você nasceu. Ele representa o que você é, em sua essência: você é o seu Sol.

Revela as qualidades do signo, que serão expressadas em maior ou menor grau e de formas específicas, segundo o restante do mapa.

  • Sol Áries: Sua missão é ser pioneiro. Este signo é representado pela agilidade, guerra, liderança e competitividade. É o primeiro signo do zodíaco, onde tudo se inicia.
  • Sol Touro: Sua missão é manter. Representa a busca pelo prazer, o hedonismo, constância e segurança.
  • Sol Gêmeos: Sua missão é comunicar. Representa a comunicação, amizade, racionalidade, mental, superficialidade, mutabilidade, pensamento ágil.
  • Sol Câncer: Sua missão é nutrir. Representa a memória, a mãe (Lua), emoção, família, proximidade e segurança emocional.
  • Sol Leão: Sua missão é brilhar. Assim como o Sol, o signo de Leão diz muito sobre vigor, centralização, egocentrismo, generosidade, orgulho e diversão.
  • Sol Virgem: Sua missão é ser útil. Precisão, rotina, utilidade, organização, racionalidade, simplicidade e trabalho.
  • Sol Libra: Sua missão é compartilhar. Representa a lei, o equilíbrio, as relações e parcerias, a beleza e harmonia.
  • Sol Escorpião: Sua missão é transformar. Representa a paixão, a sexualidade, situações extremas, transformação, mistério, ocultismo e também a guerra.
  • Sol Sagitário: Sua missão é ir além dos horizontes. Representa o espírito livre, descontração, sonhos, mobilidade, transcendência, filosofia e espiritualidade.
  • Sol Capricórnio: Sua missão é trabalhar. Representa ambição, orgulho, persistência, sedimentação, coerência, praticidade e lealdade.
  • Sol Aquário: Sua missão é socializar. Representa comunicação, humanitarismo, progresso, fraternidade, amizades, orgulho, teimosia, egocentrismo e liberdade.
  • Sol Peixes: Sua missão é transcender. Representa sensibilidade, compaixão, unificação, emoção, transformação, fé, desapego, escapismo e serenidade.

gianeportal

2. O Ascendente: como as pessoas te percebem

ascendente_tabela

Na hora em que você estreou no mundo, um signo também fazia isso, e a coincidência desses inícios vai dizer como você começa as coisas: relacionamentos, trabalhos e amizades. De maneira simplificada, é a forma como as pessoas te percebem – a tua “carapuça”. Como dizem, a primeira impressão é a que fica.

Para saber teu ascendente basta saber a hora e o local do seu nascimento. Se a tua mãe ficou traumatizada e não lembra, procure na certidão de nascimento. Mas tem que ser a hora exata!

Com o horário em mãos, é o momento de começar. Basta olhar a tabela acima ou acessar algum site que monte o seu mapa automaticamente. O mais conhecido (e um dos mais precisos) é o Astro. Veja o que significa seu ascendente:

  • Ascendente Áries: presença agressiva, apressada. São francos e, muitas vezes, demasiadamente sinceros.
  • Ascendente Touro: são teimosos e resistem a mudanças, porém, são pragmáticos e transmitem credibilidade.
  • Ascendente Gêmeos: versáteis e comunicativos, adoram falar de si. A inteligência é o seu maior trunfo.
  • Ascendente Câncer: doces e maternais, desconfiados e mal-humorados. Tipo uma mãe.
  • Ascendente Leão: autoconfiança pra dar e vender. Causam impacto e boa impressão, que podem se tornar arrogância (cuidado).
  • Ascendente Virgem: são honestos e jamais se atrasam. Perfeccionistas, organizados e indecisos. Lide com isso.
  • Ascendente Libra: simpáticos, equilibrados, diplomáticos e educados. Pra casar.
  • Ascendente Escorpião: sóbrios e desconfiados, fortes e sexuais. Ai meu corassaum!
  • Ascendente Sagitário: livres e detentores do vigor da juventude, são realistas e francos. A melhor lábia do zodíaco.
  • Ascendente Capricórnio: sérios, impecáveis e imparciais. Mas isso é só aparência.
  • Ascendente Aquário: livres, leves e soltos. São possivelmente excêntricos e normalmente a vanguarda.
  • Ascendente Peixes: São receptivos, abertos, espiritualizados e intuitivos. É muito amor.

revistaesoterica

3. A Lua: como você percebe o mundo (emoções)

astrologia-astrocentro_241

É a posição, dentre as 12 casas astrológicas, em que a lua estava no momento que nascemos.  A Lua rege a forma que reagimos aos acontecimentos emocionais, tais como raiva, alegria e tristeza.

O astrólogo Guilherme Salviano explicou ao site Bolsa de Mulher que a lua é uma das razões que explicam, por exemplo, porque muitas pessoas com um signo não tão “emocional” se portam de maneira “dramática” em seus relacionamentos, ou porque uma pessoa tem o sol em signos com fama de emotivos seja mais reservada ou “fria”.

Para saber, basta fazer o mesmo esquema do ascendente, entrar em algum site especializado e colocar sua data e horário de nascimento.

  • Lua Áries: Tanto se entusiasma, quanto se enraivece facilmente. Reage na hora, mas não guarda rancor. Demonstra claramente o que está sentindo.
  • Lua Touro: Busca bem estar emocional e gosta de se cercar de coisas boas e belas. É estável emocionalmente e seus afetos são duráveis. Por isso, também costuma ser possessivo.
  • Lua Gêmeos: Necessita um ambiente leve e bem humorado. Não costuma provocar brigas e, quando elas ocorrem, esquece-as facilmente. Gosta de se expressar verbalmente e pode ter dificuldade de entender as emoções e sentimentos, porque costuma racionalizá-los.
  • Lua Câncer: Protege quem gosta e faz tudo por essas pessoas. Lida bem com as emoções, porque não tem vergonha delas. É muito carinhoso e seus laços afetivos duram muito tempo. Está sempre do lado de quem gosta.
  • Lua Leão: Gosta de atenção e deseja uma vida alegre e brilhante. É generoso com as pessoas que lhe fornecem isso e autoritário com os demais. Pode ter mais sensibilidade a elogios, mas é orgulhoso emocionalmente.
  • Lua Virgem: Sua maneira de demonstrar afeição é fazendo algo para quem gosta, sendo útil, prestativo e servindo sempre. Emocionalmente, só confia em alguém depois de observação e convívio. A rotina tem muito impacto sobre sua vida e suas escolhas, e é importante para seu emocional que as coisas estejam em ordem.
  • Lua Libra: Costuma fazer uma comparação entre as suas emoções e a dos outros. É capaz de compreender o outro lado melhor, por isso é mais compreensivo. Não gosta de conflitos e de estar em uma posição de escolha entre o que gosta.
  • Lua Escorpião: É profundo nas suas emoções e quando gosta de alguém se entrega por inteiro. Também exige o mesmo da outra pessoa, podendo ser possessivo e ciumento. Tudo o que lhe ocorre provoca profundas transformações em sua vida. Tem facilidade em guardar rancor.
  • Lua Sagitário: Pode ser exagerado nas suas emoções, vai da euforia à tristeza rapidamente, embora viva mais a alegria, podendo ser muito otimista. Sente necessidade de variação e aventura, ou seja, pode ser instável dependendo dos outros aspectos do mapa.
  • Lua Capricórnio: É muito reservado com suas emoções e reage lentamente aos acontecimentos. Dedica-se as pessoas de quem gosta, defendendo-as. Não gosta de admitir fraquezas e procura controlar-se diante de acontecimentos negativos.
  • Lua Aquário: Desapega-se facilmente. Procura ser justo e é muito humano. Dá muito valor às amizades e é leal. Sonha com um mundo melhor. Quando atacado, pode reagir com ironia ou distância. Tem certa dificuldade de expressar sentimentos comuns.
  • Lua Peixes: Extremamente sensível, magoa-se por pouco. Tem dificuldade de enfrentar seus problemas emocionais de maneira objetiva. Sente muita empatia pelas pessoas e pode tolerar características pessoais que a maioria das pessoas não aceitaria. 

astrocentro

É claro que ainda tem muita coisa, como os planetas e os elementos, mas deu para entender um pouquinho. É importante lembrar que a Astrologia é um estudo para a vida inteira, pois se trata de um conhecimento milenar com muitos apêndices, que se relaciona com o misticismo e também com a psicologia.

Para quem deseja se aprofundar mais um pouco, sugiro a leitura do Glossário de Introdução à Astrologia.

 

Fontes: Espaço Astrológico | Invertisa | Astro | Vanessatuleski | | Paula Pires | Mapadozodiaco | Joaomedeiros

Angélica Yassue
Jornalista que migrou para publicidade, apaixonada por música, praia, mato e caos urbano. Que aprendeu o poder da solitude, se preocupa com desigualdade social e mobilidade urbana, mas que nos fins de semana sempre pede mais uma cerveja, enquanto ri alto de qualquer piada idiota.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui