• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Esponja mágica: clarear os dentes com esponja de melamina é seguro?

10 entre cada 10 dentistas não recomendam.

Bruno Oliveira Publicado: 12/01/2022 12:13 | Atualizado: 12/01/2022 15:38

Mais uma tendência de mercado das redes sociais para clarear os dentes: esponja de melamina. Será que é uma maneira segura de deixar o sorriso branco? Conversamos com especialistas.

 

Ter os dentes cada vez mais brancos sempre foi um desejo de muitos e alcançado por poucos. Com a popularização da internet nas últimas décadas, praticamente todo dia surge um novo método “alternativo” ou “caseiro” pra clarear os dentes.

Na busca por atender a esse desejo de ter os dentes mais brancos, muitos acabam seguindo e reproduzindo esses métodos sem ter muito critério.

É nesse contexto que encontramos a esponja de melamina.

 

Moda gringa que bombou no Tik Tok

A esponja mágica é um produto originalmente usado para limpezas gerais, que promete um resultado “mágico” ao realizar esse trabalho, por muitas vezes dispensando até o uso de outros produtos químicos.

Mas dessa vez ela se apresenta como uma nova solução, a de garantir deixar os dentes mais brancos.

A esponja de melamina, para uso dental, é facilmente encontrada na internet.

Há tempos tem surgido uma tendência na internet, especialmente no Tik Tok internacional, de que o uso direto da esponja de melamina nos dentes viria a deixá-los mais brancos, dispensando a necessidade de tratamentos clínicos ou estéticos realizados por profissionais da área de odontologia.

Mas será que isso é verdade mesmo? Será que essa técnica realmente traz resultados? Como a esponja de melamina funciona? O que a melamina tem de especial? Será que faz mal? O que ela tem de “magica”?

Para responder a essas perguntas, conversamos com o Prof. Dr. Camillo Anauate, Mestre e Doutor pela USP e também com o Prof. Dentista Paulo Jr., profissional Dentista e Consultor de Marketing para consultórios Odontológicos. Acompanhe a seguir.

 

Esponja de melamina, pra quê?

Popularmente é conhecida como “esponja mágica”.

Desenvolvida em 2003 por profissionais alemães, a espuma de melamina consiste em formaldeído-melamina e copolímero de bissulfeto de sódio.

Ela é definida como uma esponja multiuso altamente condensada – de forma simples, a esponja mágica é mais rígida que as convencionais. Inicialmente foi indicada para uso automotivo, mas logo expandida para uso doméstico de limpeza.

É recomendada para limpeza de couro, remover sujeiras que estão aderidas sobre superfícies de vinil, borracha e plástico, bem como, marcas de resíduos de cera e polidores. Também funciona para limpar a parede. Pode usá-la seca e com água – em casos mais difíceis, com sabão.

Segundo as revendedoras, de forma concreta, ela atua como uma lixa suave que retira a sujeira por meio do atrito, raspando a camada externa do que precisa ser limpo. Daí já podemos perceber a ponta desse iceberg.

 

Usar esponja de melamina na boca é perigoso

Com mais de 500 mil curtidas no Tik Tok, um vídeo postado pelo perfil @theheatherdunn, ganhou destaque. Nele, a mãe lésbica – como se autointitula – declara que há dois anos estava usando a melamina para fazer a limpeza de manchas nos seus dentes e que isso estava dando certo.

@alleyalleyjude My mom simply can’t know about this. #lesbiansover30 #lesbiantiktok #queer #nonbinary #teeth #teethwhitening #teethinghacks ♬ original sound – Your Gay Mom

Ela também sugeriu que seus seguidores fizessem o mesmo, sob a promessa que o método seria super efetivo e seguro.

Mas será que usar a melamina nos dentes é mesmo seguro? Spoiler: NÃO.

“A melamina e o formaldeído de ambos os constituintes são altamente tóxicos, pode causar, quando ingerida ou colocada em contato com os tecidos bucais e mucosas, irritabilidade, disúria, dificuldade em urinar, cólica renal, hematúria, irritação da pele e dos olhos, enquanto a inalação pode resultar problemas respiratórios.

A ingestão oral produz náuseas, vômitos e diarreia. Além disto a Agência Internacional para pesquisa sobre câncer classifica o formaldeído como cancerígeno para humanos.”, nos contou o Dr. Camillo Anauate que também é coordenador do curso de especialização em Dentistica na São Leopoldo Mandic-SP.

Claro, ninguém vai sair engolindo esponja. Mas a fricção do produto (lembra? Funciona por atrito) pode liberar partículas na sua boca. Apesar de parecer óbvio pela própria composição, muitos usuários da rede acreditam que a técnica seja segura.

“O produto nada mais é do que uma esponja hidrofílica, ou seja, ela absorve um pouco de água e ela tem de fato um bom potencial de limpeza, mas limpeza de eletrodomésticos, vidros, tecidos e não de limpeza ou clareamento dental.”, alerta o Mestre e Doutor em Dentistica pela USP.

O especialista também alerta sobre a importância do acompanhamento do profissional dentista no processo de clareamento:

“Todas as formas de clareamento dental devem ser prescritas e monitoradas pelo cirurgião-dentista. Todo o clareamento dental!

Produtos clareadores não são cosméticos, são formulações químicas que devem obedecer a um rigoroso protocolo de uso para que possam promover efeitos benéficos e não deletérios os tecidos bucais e organismo.”

Com isso fica clara a necessidade de cautela que precisamos ter ao reproduzir métodos “mágicos” que encontramos na internet e também da necessidade de reforçar a importância do acompanhamento de um profissional de Odontologia qualquer procedimento bucal, inclusive o clareamento.

Ou seja, usar esponja de melamina nos dentes não é recomendado. E não por conta apenas do seu lindo sorriso, mas pelo seu bem estar de maneira geral. Sua saúde agradece.

Fonte(s): UFPT
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui