• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Especialista revela que coçar os olhos pode causar graves consequências aos olhos

O hábito pode agravar uma séria doença que deforma a córnea.

Já abrimos a matéria com um alerta importante: Dar aquela coçadinha nos olhos pode trazer sérias consequências para sua saúde.

Não adianta esfregá-los, você leu certo!

Dois pontos precisam ser avaliados. Segundo a oftalmologista especialista em córnea, Roberta Ventura, disse ao site Ne10, quando a gente coça muito a região é como se estivéssemos “esticando” as fibra do olho, o que causa o afinamento da córnea.

Simultaneamente, existe uma doença chamada ceratocone que causa uma deformidade na córnea, responsável pelo desenvolvimento do astigmatismo ou da miopia. Entre os principais sintomas dessa doença estão visão borrada ou embaçada, deformação de luzes, imagens duplas e fotofobia.

Para os que já possuem a ceratocone, o afinamento da córnea (ao coçar os olhos) pode agravar a doença que, em alguns casos, pode ser tão grave a ponto do paciente precisar de um transplante de córnea.

“Em alguns casos, o grau fica tão irregular que os óculos já não resolvem. A medida que a doença evolui passamos a tentar as lentes de contato. Quando é mais grave, a córnea fica tão pontuda que a lente pula do olho sendo necessário recorrer às cirurgias. Em alguns casos, a doença pode evoluir tanto que será necessário recorrer a um implante de córnea.” – revela a especialista.

Mas tudo isso só vale caso a pessoa já tenha a ceratocone, o hábito de coçar os olhos não pode causar a doença, que tem um fator hereditário muito forte e pode ser diagnosticada apenas com exames oftalmológicos rotineiros.

Se após uma consulta, detectou não ter a doença, não pense que pode sair por aí coçando os olhos quando bem entender. Dra. Ventura revela que além de agravar a ceratocone, coçar os olhos pode causar infecções, como a conjuntivite, por exemplo, além de aumentar o grau caso tenha algum outro problema de visão.

Não posso coçar, mas está coçando. E agora?

De acordo com a especialista, o hábito de coçar os olhos degrada algumas células que causam ainda mais vontade de coçar, então primeiramente devemos nos livrar do “estimulante” dessa coceira, como, por exemplo, algum tipo de produto que lhe cause alergia.

Fazer compressas de água gelada, usar colírios lubrificantes e, em casos de irritação, lavar a região com soro ou água mineral são boas saídas para acabar com a sensação de coceira, recomenda a profissional.

Fonte(s): Ne10
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui