• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Especialista revela 5 truques para concluir as promessas de fim de ano

Para o sonho de ano novo virar realidade, basta seguir esse tutorial.

A contagem regressiva para o novo ano começava e, enquanto gritava os números, você criou metas para que o novo ano seja de conquistas.

Entretanto, seguir o plano não é nada simples e boa parte das pessoas desistem no primeiro problema.

Pensando em te ajudar a realmente cumprir com suas “promessas festivas”, o especialista em produtividade Christian Barbosa, criou passos simples que podem auxiliar na conclusão dessas metas.

1. Descubra o que é importante para você

Parece óbvio, mas esse primeiro passo pode ser muito árduo, garante o especialista. Na correria do dia a dia muitas vezes não paramos para pensar no que é de fato importante para nós. Como podemos seguir por um caminho se não sabemos onde queremos chegar?

Christian facilitou essa etapa e escolheu três pontos para se pensar ao definir metas:

  • Pessoal: coisas como emagrecer, ter um novo hobby, organizar uma viagem para as próximas férias. Tópicos que irão trazer bem-estar e satisfação.

  • Leitura: livros que você sempre quis ler e está enrolando por algum motivo. O objetivo é adquirir conhecimento e ampliar sua visão de mundo. Esse ponto será importante para sua evolução pessoal.

  • Carreira: necessidades para melhorar em sua carreira – cursos, habilidades pessoais, entre outras coisas. Também, talvez, pensar numa nova carreira se você não está no caminho certo neste momento.

Você não é tão importante pra mim.

 

2. Selecionar as ideias

Esse é o momento de definir quais serão os destinos finais. Provavelmente você pensou em inúmeros objetivos, agora é a hora de organizá-los. Para isso, o especialista em produtividade aconselha dividi-los em equilíbrio e resultados.

  • Equilíbrio: são planos que trarão bem-estar, qualidade de vida. Coisas que farão bem a você.

  • Resultados: são ações que trarão melhorias para sua carreira, por exemplo, e te ajudarão a atingir metas.

Uma dica fundamental é que existirão objetivos que trarão bem-estar e também ajudarão a cumprir metas. Esses pontos devem ser olhados com carinho e, talvez, seja a melhor escolha, revela Barbosa.

Como não dá para andarmos por várias estradas e chegarmos a vários destinos finais ao mesmo tempo, o especialista recomenda que, nesse primeiro momento, não se faça muitas promessas. Melhor ter menos objetivos e conseguir cumpri-los do que se embananar com pensamentos megalomaníacos.

Além disso, é importante ser realista. Não dá para colocar o objetivo de aprender mandarim fluente em uma semana ou virar atleta de Iron Man em um mês. Agora, definitivamente, temos os destinos finais da jornada. Mas qual e como será o caminho?

 

3. Quebrar em pequenos pedaços

Pensamos macro, mas executamos micro. Segundo o especialista, quando definimos um objetivo refletimos apenas no ponto final e, às vezes, esquecemos de como o percurso pode ser cheio de pedras.

Por isso, Barbosa garante que é importante dividir em pequenas atividades que, somadas, nos levarão ao cumprimento da meta.

Por exemplo, sua ideia é morar fora do país? Comece se matriculando em um curso de idiomas. Quer mudar de emprego, que tal dar o primeiro passo atualizando seu currículo?

Eu quero conhecer a Senhorita Gaga e eu ainda não realizei isso ainda.

 

4. Follow Up ou Acompanhamento

Para o especialista, essa etapa é necessária para não esquecer o objetivo. O acompanhamento (ou follow up – “dar seguimento” em tradução livre) são ações que verificarão como você está no percurso.

Por exemplo, uma pessoa quer emagrecer 10 quilos neste ano. Ela dividiu a meta em pequenos pedaços. Se matricular na academia, correr três vezes na semana, mudar a alimentação.

O acompanhamento seria verificar o peso a cada mês ou fazer exames para ver como está o nível de colesterol. Coisas que não o farão esquecer do objetivo e comprovarão que está no caminho certo.

 

5. Usar uma agenda de tarefas

Parece estranho, mas usar uma agenda pode ser fundamental no cumprimento do objetivo. Segundo o especialista, ela será sua companheira de aventuras, te dirá quais são as atividades e também quando fazer o acompanhamento.

Existem pessoas que usam o smartphone, outras preferem a agenda de papel. Tanto faz! O importante é que você anote e olhe diariamente. Assim, os objetivos diários e mensais poderão ser executados com mais facilidade, garante o profissional.

Com essas dicas é bem provável que você consiga cumprir seus objetivos neste ano. Conte para gente quais são eles nos comentários, vamos adorar saber.

Para mais detalhes, conheça o canal do Christian Barbosa.


PH Araujo
Jornalista, fã de bandas de Seattle e filmes de terror B. Acredita que a vida perfeita teria cachoeiras, boas refeições, música de qualidade, aventuras, mulheres e sonecas ao longo do dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui