10 Passos para finalmente mudar de vida em 2016
Ano novo é sempre igual: muitos planos, novas metas e a promessa de que você finalmente vai colocar aquelas mudanças sonhadas em prática.
Aí vem o dia primeiro e…
Levanta, tira a areia da bunda e veja o que fazer para que suas metas realmente aconteçam.
Durante a Lifestyle Academy 2015, a escritora do livro Escolha Sua Vida, Paula Abreu, revelou 10 passos para serem executados em 10 dias e finalmente mudar a sua vida e sair das promessas clichês.
“Para viver a vida que sonhamos é preciso colocar-se em movimento. Com esse plano é possível aprender um ciclo de ações que contribui para a realização de sonhos em diferentes áreas da vida”, diz Paula. Então, se liga nas dicas e bora se movimentar.
***
1. Faça uma limpa
Para começar, se livre das tralhas que você junta sem necessidade, “dessa forma você vai enviar uma mensagem ao universo mostrando que está pronta para que o seu desejo se realize”, ressalta Paula.
Vá aos poucos e por objetivos, por exemplo, se a meta é melhorar a sua alimentação, abra a geladeira e jogue fora os sachês de catchup do McDonald’s que está guardado há meses ou a caixa de leite escondida que já deve ter virado coalhada.
A dica vale também para quem quer começar um namoro ou esquecer o(a) ex: “Enquanto você não jogar fora as coisas relacionadas ao último relacionamento, o vínculo com aquela história vai dificultar a sua entrega para um novo amor”.
2. Deixe a negatividade pra trás
Você consegue contar quantas vezes deixou de fazer alguma coisa que queria já pensando que não daria certo? Isso é um erro e realmente impede que as coisas aconteçam. Costumamos procurar pontos negativos até encontrar. Um exemplo é quando você decide fazer dieta e pensa que terá que renovar todo o guarda roupa.
Paula dá a dica de criar uma lista sincera pra si mesmo(a), “Coloque no papel as cinco coisas negativas que podem acontecer se o sonho for realizado“.
3. ‘Vibes’ positivas!
Agora que você listou os sentimentos negativos, substitua-os por coisas positivas. Escreva no papel do mesmo modo que fez com os negativos, e use-o para lembrar o que é bom nos momentos de medo e insegurança. Essa lista vai te ajudar quando achar que chegou ao seu limite ou que não conseguirá realizar algo.
4. Compartilhe sua meta
Conte para as pessoas sobre seus objetivos e metas. Quando você compartilha com alguém, seu comprometimento aumenta e faz com que você dê o seu melhor e queira alcançar seus objetivos ainda mais rápido
5. Mais detalhes
Já que você chegou na metade, agora deve planejar os detalhes da sua meta e aprofundar as informações necessárias para a mudança. Como no exemplo que a Paula nos dá: “Quem tem uma meta de ter mais tempo livre ou ser mais produtivo, deve repensar sua relação com as redes sociais e mensagens instantâneas”.
6. Hora de agir
Objetivo e metas traçados, você definiu o que quer, é só planejar o primeiro passo a ser feito. Agora é a hora de se matricular na academia, procurar e mudar de emprego ou fazer o orçamento da viagem que deseja. E mãos à obra!
7. Se recompense
Se até Deus descansou no sétimo dia, por que você também não pode?
Agora que você começou a agir, após todo esse trabalho de aprimoramento, respire. Faça algo que te dê prazer e satisfação, pode ser um dia inteiro assistindo Netflix e comendo besteiras ou ir caminhar ao ar livre em algum parque da cidade. O que importa é você se sentir bem e relaxado(a).
8. Pense nas coisas boas que vão acontecer
Esse é o passo que mais exige mentalização positiva. Liste, com todos os detalhes possíveis, todas as coisas boas que vão acontecer quando atingir sua meta. “Quanto mais sentimentos positivos a pessoa conseguir gerar em relação àquela meta, mais motivada a alcançá-la ficará”, explica Paula.
9. Procrastine da maneira certa
A escritora ressalta que deixar para fazer uma tarefa depois, às vezes, pode ser visto como algo positivo. Faça uma atividade ligada a sua meta que mude sua rotina de alguma maneira, como por exemplo, em vez de ir para a academia hoje, que tal entrar em contato com a natureza?
10. Comemore!
Lembre-se sempre de comemorar suas pequenas conquistas. Se ainda não atingiu a meta traçada no início, já deve ter realizado progressos à respeito ou aprendeu coisas novas e isso vale a pena comemorar.
“Faça um jantar especial, vá a algum lugar que goste, chame os amigos ou aquela pessoa especial. Não precisa ser algo grande. O importante é ser grato por esse momento”, indica Paula.
– Tenha um Feliz Ano Novo!
Imagem de capa: michaelhyatt