• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Especialista afirma que Gelatina é FUNDAMENTAL para Saúde

Esqueça as dietas malucas, sem gelatina você está fazendo tudo errado.

Claussen Munhoz Publicado: 08/09/2015 17:05 | Atualizado: 08/09/2015 17:17

É impossível que exista alguém nesse Brasil de meu Deus que não tenha ouvido pelo menos uma vez na vida: “é melhor prevenir do que remediar”.

Mas imagina que louco se existisse algo que serve para prevenir e remediar ao mesmo tempo. Pois existe, o nome disso é gelatina!

70% do corpo humano é formado de água, 10% são sais minerais, vitaminas e carboidratos e os 20% que sobram é pura proteína. A gelatina é composta basicamente de aminoácidos, que nada mais são que proteínas, substância responsável pela síntese e renovação do colágeno.

A importância do colágeno

Se não fosse por essa substância, o seu corpo seria uma enorme gelatina não teria sustentação. A sua função é estrutural, ele que sustenta e une as células, além de ser o principal componente de órgãos como a pele, ossos, cartilagens e ligamentos como as mãos, os tornozelos, pés, ombros, a coluna, punhos, quadril, cotovelo e mandíbula.

A importância de consumir gelatina

“Ingerir gelatina é necessário porque ela é a principal fonte concentrada de colágeno, substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões. Repor o colágeno por meio da gelatina ajuda na prevenção e no tratamento de doenças, além de ser um ótimo cicatrizante”, informa o farmacista Gilmar Araújo Júnior, citando o livro FARMACOLOGIA,  de Rang & Dale, uma das Bíblias da Bioquímica.

Para quem não gosta de gelatina, não há saída. O problema é que os alimentos ricos em proteínas, como as carnes, ovos e queijos, por exemplo, não dão conta de repor tudo o que seu corpinho sexy necessita de colágeno, principalmente se você pratica exercícios físicos, quebrou um braço, sofre com dores nas costas, joelhos ou pulsos. Você precisa de uma dose extra!

proteinas-630x435

Dietajá

Mas nem tudo são flores

Não é indicado consumir gelatina com sabor para repor colágeno. É que esse tipo de alimento possui um baixo índice proteico, além de ser basicamente composta por açúcar, corantes artificiais e conservantes para dar consistência e melhorar o sabor que, além de roubar o lugar do colágeno na fórmula, não vão te fazer bem.


Receitinha marota

Abaixo segue uma receitinha básica de gelatina saudável que você pode fazer na sua casa, e receber todos os benefícios da substância mágica.

Você irá precisar de:

  • Duas colheres de chá de gelatina sem sabor (5 gramas);
  • ¼ de xícara de água fria.

Preparo:

Misture levemente os dois ingredientes num copo e deixe uma noite (cerca de 8h) descansando fora da geladeira. Não se assuste, pois o conteúdo irá aumentar de volume se transformando em uma espécie de geleia.

Na manhã seguinte é só beber a mistura com o estômago vazio. Você deve tomar diariamente esse preparado por 30 dias e pode repetir o tratamento após 6 meses. Se quiser deixar mais apetitoso, pode adicionar um pouquinho de mel ou suco de limão espremido na hora de consumir.

84c42b9986b8cecdea81ed6abb66c108_XL

ekskluzivno

Uma alternativa mais apetitosa!

Uma outra forma menos saudável de repor o colágeno, mas também eficaz, segundo o farmacista Gilmar Araújo Júnior, é “bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó sem sabor com um pote de iogurte de sua preferência” e pronto! Tem quem coloque leite desnatado e frutas, veja a receita.

Hope Lutheran picnic

acordabonita

Fontes: Cura pela natureza | Namu | Uol

Claussen Munhoz
Gaúcho paulistano. Colorado de nascimento, formado em mundanidades e viciado em inutilidades. Tarado por informação, literatura e churrasco. Roteirista, jornalista e ex-produtor de Hermes e Renato que gosta de estudar e de batata. Só mais um entre tantos meninos perdidos.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui