• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

ESPECIAL Tipos de Olhos #PRAMAQUIAR

Truques de maquiagem para cada Tipo de Olho! + Bônus: Make para todas as Cores de Olhos

 

E aí, gata? Tá linda?

Resolvi postar uma coluna um pouco diferente hoje.

 

(Como assééém, Ana?)

 

É o seguinte, sempre que faço um tutorial, muitas meninas me perguntam se aquela maquiagem fica boa em olhos pequenos ou caídos, outras dizem que não tem pálpebra o suficiente para tal look, e por aí vai.

Percebendo esse monte de dúvidas, eu pesquisei sobre o assunto e fiz um ESPECIAL TIPOS DE OLHOS pra você aqui no #PraMaquiar. (Own, é muito amor!)

 

 

Afinal, grande parte das maquiagens podem ficar boas para qualquer tipo de olho, fazendo uma alteraçãozinha aqui ou uma adaptação alí. Porém, é importantíssimo que você sabia dos truques específicos para realçar e equilibrar o seu olhar, para, aí sim, se aventurar em qualquer makeup sem medo (e sem fazer um estrago nesse rostinho).

Como diria Leonardo da Vinci: “os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”. Não é atoa que eles são o primeiro foco de atenção do rosto, então, vamos caprichar querida?

Além do mais, na maioria das vezes é pelo olhar que você vai conquistar aquele boy magia que você tá de olho há um tempinho, viu meu amô? #osbofepira

Então presta atenção nos truques e os use à seu favor, pra ficar linda, gostosa e com cara de cotoca (Ooooi?). Não entendeu nada, né? Dá o play e cante com a Andressa: “olha só o meu olhooo!!”.

 

(Hahahahaha. Momento bafão.)

 

Bom, pra começar, o mais importante:

COMO VOU SABER QUAL TIPO DE OLHO É O MEU?

Vai pra frente do espelho e analisa, gata. Repara se ele são juntinhos ou mais afastados, vê o tamanho deles em relação ao seu rosto, se tem muita pálpebra ou não, se são retos ou tem algum cantinho mais caído. Entendeu? Tem que reparar pra saber.

Aqui é interessante falar também sobre o princípio básico das cores na maquiagem: os tons mais claros servem para iluminar e realçar. Tons médios são ótimos para uniformizar, e as cores escuras dão impressão de profundidade.

E, neste caso, estou me referindo às cores das sombras, tá? Entendido isso, vamos aos truques:

 

OLHOS CAÍDOS:

 

 

Aplique sombras escuras no canto externo dos olhos, esfumando para cima, na direção do fim das sobrancelhas. Use tons mais claros pra iluminar o canto interno dos olhos.

Faça um delineado que comece bem fininho no canto interno e vá se intensificando até o fim dos olhos. (Delineado tipo gatinho aqui é ideal!)

Evite passar maquiagem na região inferior dos olhos.

Reforce suas sobrancelhas e aplique sombra iluminadora logo abaixo de onde ela faz a “curvinha”.

Se joga no rímel para os cílios superiores, principalmente na parte externa.

Exemplo de olhos caídos:

 

 

OLHOS SEPARADOS:

 

 

Quem tem os olhos muito separadinhos, deve usar uma sombra levemente mais escura no canto interno dos olhos, esfumando para cima e até um pouco antes do meio dos olhos. Pode ser aplicado uma sombra mais escurinha apenas no canto externo dos olhos.

Não é aconselhável esfumar a sombra do canto externo até chegar perto da sobrancelha e nem ultrapassar o limite dela. Delineado tipo gatinho também realça a parte externa dos olhos, aumentando a distância entre eles.

Exemplo de olhos separados:

 

 

OLHOS PRÓXIMOS:

 

 

O negócio aqui é focar na região externa dos olhos, sendo assim abuse de sombras escuras neste local, esfumando em direção à sobrancelha. Use sombras claras e cintilantes para iluminar os cantos internos.

Defina o côncavo dos olhos, indo do meio da pálpebra até o canto externo.

Delineado tipo gatinho é muito bem-vindo, principalmente se ele começar do meio da linha dos cílios superiores.

Na hora de aplicar rímel, passe uma camada extra nos cílios do canto externo.

Exemplo de olhos próximos:

 

 

OLHOS COBERTOS:

 

 

São aqueles olhinhos que o côncavo fica escondido, então você deve passar a sombra até mais pra cima do limite do côncavo, senão ela não vai aparecer.

O delineado, tanto da pálpebra superior quanto inferior, deve ser feito somente do meio dos olhos até o canto externo. Faça um traço fininho.

Ilumine a região abaixo das sobrancelhas com uma sombra clarinha.

Exemplo de olhos cobertos:

 

 

OLHOS PROEMINENTES:

 

 

Você deve contornar seus olhos para dar o efeito de profundidade. Defina bem o côncavo com uma sombra escura. Por toda a pálpebra, aplique uma sombra opaca e um pouco mais clara que a usada para definir o côncavo.

O delineado deve ser feito desde o canto interno até o externo dos olhos, podendo ultrapassar levemente esse limite. Comece com um traço normal e engrosse conforme for chegando à parte externa. Delineie rente aos cílios inferiores também.

Exemplo de olhos proeminentes:

 

 

OLHOS PROFUNDOS:

 

 

O esquema é iluminar! Aplique uma sombra clara e cintilante por toda pálpebra. Se quiser usar uma cor um pouco mais escura para demarcar o côncavo e o canto externo dos olhos, pode, mas que seja bem suave.

Não use tons escuros no canto interno dos olhos. Evite iluminar a região próxima da sobrancelha, afinal, neste caso, essa área já é destacada naturalmente.

Use bastante rímel para realçar o olhar.

Exemplo de olhos profundos:

 

 

OLHOS PEQUENOS:

 

 

Use uma sombra iluminadora por toda pálpebra e uma mais escurinha no canto externo dos olhos.

Ilumine também a região abaixo da sobrancelha com uma sombra em tom claro.

Dê preferência à lápis branco ou bege para ser usado na linha d’água dos olhos.

Abuse de curvex e rímel (Você pode passar uma camada extra de rímel apenas nos últimos cílios do canto externo).

Para delinear, use um traço não muito grosso, pois quanto mais escuro, mais seus olhos parecerão menores. Na hora de delinear a pálpebra inferior, faça isso por fora, deixe a parte de dentro (linha d’água) para o lápis bege, como já falei.

Exemplo de olhos pequenos:

 

 

OLHOS REDONDOS:

 

(Esta foto está diferente, pra ficar mais fácil de entender)

Aqui você deve dividir a pálpebra em 3 partes e maquiar de baixo para cima, no sentido cílios-sobrancelha.

O make deve ser um degradê, onde a sombra mais clara fica na “faixa” do canto interno dos olhos, a sombra média na “faixa” central e o tom mais escuro, na região externa dos olhos.

A sombra mais escura também deve ser aplicada na pálpebra inferior, rente aos cílios, mas não deve ultrapassar o centro dos olhos.

Exemplo de olhos redondos:

 

 

 

OUTROS TIPOS DE OLHOS:

OLHO PADRÃO: Se você tem esse tipo, aquele que é bem simétrico, então nem precisa encanar com truques. Fique livre pra brincar e criar com sua maquiagem pois dificilmente alguma ficará ruim, ok? Se joga!

MISTUREBA: Pode ser que seus olhos se encaixem em mais de uma “categoria”. Nesse caso treine a mistura dos truques e veja qual fica melhor em você.

 

BÔNUS #PRAMAQUIAR:

Vou aproveitar o assunto pra te dizer quais sombras ficam melhor de acordo com a cor dos seus olhos, tá meu bem? Juntando a dica certa com a cor ideal, você vai ficar incrível!

OLHOS VERDES: Sombras de tom cobre, marrom, mel, cinza e grafite. Evite os tons amarelo/dourados.

OLHOS PRETOS: Sombras de cores claras. Tome cuidado com certos tons de verde pois podem deixar seu rosto pálido.

OLHOS CASTANHOS: Sombras em tom de cobre, verde, laranja, bronze, azul, lilás e preto. Evite marrons que sejam próximos da cor dos seus olhos.

OLHOS COR DE MEL: Sombras dourada, verde e salmão. Evite tons de azul.

OLHOS AZUIS: Sombras de cor bronze, dourado e marrom. Evite cores alaranjadas.

OLHOS ACINZENTADOS: Prefira tons de azul, lilás, grafite e preto. Evite as cores prata e cinza. Ilumine o olhar com tons dourados.

 

Ai, quanta teoria, né? Mas você vai fazer sua próxima maquiagem com muito mais confiança, tenho certeza.

Como esta coluna teve bastante informação, se ficou alguma dúvida pode me perguntar aí nos comentários, tá? Solta a voz, bem!

Já aproveita e compartilha estas informações que são praticamente de utilidade pública!

 

Beeeijo!

 

 

E-MAIL: [email protected]

INSTAGRAM (Me segue!): @anapalharini

  
 

 

Ana Paula Palharini – @anapaula_gp – Nascida e criada no interior de SP, porém com alma metropolitana. Faladeira e com senso de humor incomum, adora música, felinos e video-games. Fisioterapeuta com nível de curiosidade extremo em assuntos relacionados à beleza e saúde de maneira geral. Minha missão é ajudar os solteiros à se cuidarem cada vez melhor e ficarem sempre de bem com o espelho!




SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui