• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

ESPECIAL Blush – Forma correta de usar para todos os Tipos de Rosto – #PraMaquiar

Dicas e truques incríveis pra te ajudar a harmonizar as formas do rosto!

E aí, gata? Tá linda?

Vou começar a coluna de hoje com um momento drama (Oooooohhh!).

Estava eu preparando um tutorial incrível de maquiagem pra você, quando, de repente, descobri que estou com conjuntivite (#chatiada). Ao saber o diagnóstico, a primeira pergunta que fiz foi: “Doutor, mas e a maquiagem?”.

Você já deve imaginar qual foi minha reação ao ouvir que deveria ficar, no mínimo, uma semana sem me maquiar, né?

 

 

Bom, então aproveitei que já estávamos num clima mais teórico e resolvi pesquisar sobre outro tema que é super importante, o BLUSH:

 

 

Tenho nervoso quando vejo aquelas meninas com o blush marcadão, parecendo que tomou duas chineladas na cara, sério! Tudo bem que tem gente que gosta de usar o rosto mais coradinho, mas sair por aí parecendo boneca de pano, já é demais, né?

 

 

Então pra evitar esta super gafe e, principalmente, pra te ajudar a harmonizar as formas do rosto por meio do blush, fiz a coluna de hoje, cheia de dicas e truques incríveis!!

E a trilha sonora só poderia ser uma, né gata? Claro!

 

 

Segura o Ragatanga aí e vem aprender comigo!!

DE ONDE VEM O BLUSH?

Desde a Grécia antiga, mulheres e homens (sim, os homens também!) passavam nas maçãs do rosto uma mistura feita com amoras e algas marinhas, para garantir um aspecto ruborizado, conferindo saúde ao rosto.

Mas foi no século 18, que o dono de uma empresa de cosméticos, chamado Alexander Bourjois (Beijo, Lê! ♥), criou um pó à base de frutas vermelhas e beterraba, batizando-o de rouge, que significa “vermelho” em francês.

Hoje, chamado de blush (“rubor” em inglês), é ítem essencial na necessaire da mulherada e pode ser encontrado em qualquer farmácia ou perfumaria, nas mais diferentes formas, como em pó, bastão, em creme, líquido e por aí vai!

PRA QUE SERVE O BLUSH?

Nossos titios gregos nos ensinaram que o blush tem como propósito dar cor às maçãs do rosto, conferindo-lhes um aspecto saudável. Os tons mais terrosos são ótimos também para criar profundidade no rosto, realçando alguns ossos e concavidades.

E COMO APLICAR O BLUSH?

Vou separar a forma de aplicar o babado de acordo com cada tipo de rosto, então, antes de mais nada, vá até um espelho e se olhe bem de frente. Analise as formas da sua face e veja se ela é mais redondinha, quadrada, se tem o rosto comprido, enfim, tem que olhar bem pra saber. Ficou difícil? Compare com as figuras que vou mostrar à seguir, que não tem erro gata!

Vamos lá?

 

ROSTO OVAL

 

 

Aqui não tem muito segredo, a forma de aplicar é a mais comum: comece nas maçãs do rosto de vá subindo em direção às têmporas. Aquele jeito que todo mundo ensina, sabe? Então não tem erro!

 

 

VARIAÇÃO: Se quizer, durante a aplicação, você também pode descer com o blush um pouquinho nas bochechas, pra ficar mais rosadinho.

 

 

ROSTO TRIÂNGULO INVERTIDO

 

Faça uma aplicação mais arredondada nas maçãs do rosto e esfume subindo levemente em direção às têmporas.

 

 

VARIAÇÃO: Ao aplicar o blush, você pode concentrar um pouco mais de produto nas têmporas, afim de afinar o rosto.

 

 

 

ROSTO LONGO

 

 

O blush deve ser aplicado como se fosse formar um triângulo pequeno, então você começa aplicando nas maçãs do rosto, descendo levemente nas bochechas e subindo só um pouquinho até as têmporas.

 

 

VARIAÇÃO: Você pode aplicar a cor que preferir nas maçãs do rosto e subir para as têmporas. Depois use um blush bronzeador para passar logo abaixo de onde termina o colorido da bochecha, pra dar uma marcadinha suave. SU-A-VE, entendeu? Se marcar muito, vai dar a impressão que ele é mais fino que o normal, deixando seu rosto esquisito.

 

 

 

ROSTO REDONDO

 

 

Para dar a ilusão de um rosto mais fino, você deve primeiro apertar o ossinho da maçã do seu rosto. Apertou? É aí que você vai aplicar o blush.

Dê dois dedos de distância do nariz e começe a passar o blush nas maçãs do rosto, indo em direção á pontinha superior da orelha.

Passe pouco blush, formando uma linha bem fina e diagonal. (É claro que você vai esfumar essa linha, né? Ela é fina, mas é suave).

 

 

VARIAÇÃO: Pode ser aplicado um blush bronzeador logo abaixo das maçãs, pra aprofundar as bochechas, deixando o rosto com aparência ainda mais fina.

 

 

 

ROSTO QUADRADO

 

 

O rosto quadrado tem muitos ângulos salientes, então o blush deve ser aplicado de forma arredondada, concentrado nas maçãs do rosto. Mas ATENÇÃO!! Ele deve ser muito bem esfumado, pra não parecer que você está indo pra festa junina, viu querida?

 

 

VARIAÇÃO: Na hora em que estiver esfumando o blush, pode levá-lo em direção à orelha. Preste atenção que é para esfumar no sentido da sua orelha, e não subir até as têmporas, tá entendido?

 

 

 

CONSELHOS DA ANA

  1. Eu já falei, mas vou reforçar: o blush tem que ser suave!! Chega de chinelada na cara, minha filha!!
  2. Sempre tire o excesso do pincel antes de pintar as bochechas, depois aplique o blush com movimentos circulares, para ficar bem natural.
  3. De preferência, passe o rouge (#vovófeelings) depois de já ter pintado os olhos e a boca, assim você consegue dosar melhor a cor dele no rosto.
  4. Já errou? Tem problema não. Corrija com um pouco de pó compacto e volte a esfumar.
  5. Seja criativa e misture tons diferentes de blushs, o efeito fica lindo!

 

BÔNUS #PRAMAQUIAR

Como não poderia deixar de ser, vou aproveitar que agora você já sabe a forma ideal de passar blush e te indicar quais cores ficam melhor no seu tipo de pele. Tipo assim, serviço completo, tá?

PELE CLARA: Evite tons de rosa muito escuros ou avermelhados. Prefira tons pêssego, rosa claro e alaranjados.

PELE MORENA: Pode usar uma infinidade de cores, como pêssego, salmão, alaranjado, lilás, vermelho e terracota. Blushs com brilho dourado também ficam lindos neste tom de pele.

PELE PARDA: Fica bem com tons rosados, avermelhados e terracota.

PELE NEGRA: Este tom de pele fica lindo com cores mais fortes como rosa queimado, vermelho vinho, berinjela e alguns alaranjados. Aposte em blushs com brilho dourado.

PELE AMARELA (ORIENTAIS): Evite tons alaranjados, pois vão realçar o amarelado da sua pele. Invista em cores rosadas.

 

Arrasou no bochechão, meu bem? Ai que tudo!

Se ficou alguma dúvida, pode me perguntar nos comentários, viu? Ás vezes esse monte de teoria confunde a cabeça mesmo!

To pensando aqui em fazer a operação “Chinelada nunca mais!”, você me ajuda? Curte a coluna e compartilhe prazamigas e chega de exageros nesses rostinhos lindos.

 

Beeeijo!

 

E-MAIL: anapaula@sossolteiro.com

INSTAGRAM (Me segue!): @anapalharini

 

FONTES:
http://super.abril.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blush
http://eaibeleza.com/
 


 

Ana Paula Palharini – @anapaula_gp – Nascida e criada no interior de SP, porém com alma metropolitana. Faladeira e com senso de humor incomum, adora música, felinos e video-games. Fisioterapeuta com nível de curiosidade extremo em assuntos relacionados à beleza e saúde de maneira geral. Minha missão é ajudar os solteiros à se cuidarem cada vez melhor e ficarem sempre de bem com o espelho!

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui