• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Truque do espaguete torcido que todo mundo deveria conhecer

Dessa forma você nunca mais vai precisar quebrar seu espaguete.

Bruno Oliveira Publicado: 17/08/2022 09:57 | Atualizado: 17/08/2022 09:59

Não é por amar macarrão que você vai saber todos os truque de como fazer o macarrão perfeito, né? Um bom exemplo disso foi o resultado do vídeo do usuário @daddidit8 no TikTok, que ensinou uma técnica para cozinhar espaguete por igual e esse vídeo viralizou.

Com quase 7 mil compartilhamentos, 250 mil likes e mais de 2.500 comentários, esse método simples para cozinhar esse tipo de massa longa chamou nossa atenção: Será Que Funciona?

 

Teste: truque para cozinhar espaguete por igual, sem precisar quebrar a massa

Como porcionar o espaguete

Antes de mais nada, queremos te sugerir uma técnica simples para que você consiga porcionar a quantidade de espaguete e evitar desperdícios. A melhor parte é que você só vai precisar usar os seus dedinhos!

Faça um sinal de “ok” com os dedos polegar e indicador, o que determina o número de porções é o espaço vazio entre os dedos, espaço que você deve preencher com a massa assim que definir a quantidade da porção.

A variação é bem simples:

  • 1 pessoa: ao fechar o indicador na primeira dobra do polegar, terá essa porção;
  • 2 pessoas: se apoiar o dedo na segunda dobrinha;
  • 3 a 4 pessoas: caso apoie o indicador na ponta do polegar.

Claro, isso não é uma regra, mas ajuda bastante. Outra ideia é utilizar um bocal de garrafa PET, ele demonstra a quantidade para 1 pessoa.

1 pessoa | 2 pessoas | 3 a 4 pessoas

 

Agora sim, hora de colocar a massa para cozinhar

No primeiro passo não houve mistério, usamos uma panela grande com bastante água fervente e adicionamos sal. Falaremos mais sobre isso, mas já vale adiantar que não se deve colocar óleo ou azeite na água do cozimento das massas.

 

Por fim, veio o pulo do gato! Posicionamos a porção do espaguete no centro da panela enquanto a seguramos com uma mão e giramos a parte de cima com a outra. Os bastões do espaguete se entrelaçam. Ao primeiro sinal de amolecimento, soltamos a massa na panela, como na imagem.

 

Resultado: torcer o espaguete facilita na hora de cozinhar?

Resposta rápida: sim!

Apesar de ser conhecida por poucos, a técnica é muito efetiva e faz com que a massa mergulhe e cozinhe por igual dentro da panela, diferente do método convencional. Um método extremamente eficiente, o que evita a necessidade de quebrar a massa.

 

3 Dicas para cozinhar massas de maneira eficaz

1. A quantidade de água ideal

É um senso comum entre os Chefs de cozinha que, para cada 100g de massa deve haver 1 litro de água fervente. Dessa forma, a sua massa vai ter mais espaço dentro da panela e dificilmente irá grudar. Não se esqueça que a panela também precisa ser grande para comportar toda essa água.

Inclusive, esse é um teste que você pode fazer para quebrar o mito de que é adicionar óleo para que a massa não grude.

2. Não coloque óleo ou azeite na água de cozimento das massas

Adicionar óleo durante o cozimento do macarrão vai fazer com que ele fique mais gorduroso, além de criar uma camada de oleosa que dificulta a aderência e absorção do molho que você decidir servir com a massa.

3. Não é recomendado quebrar massas longas

O formato das massas são bem variados, específicos e servem a um propósito.

No caso das massas longas, como a espaguete, elas são feitas dessa maneira para que, quando cozidas, sejam mais fáceis de enrolar no garfo. Sendo assim, ao quebra-las, você abre mão não apenas da estética, mas também de uma funcionalidade muito útil desses modelos de massas.

Não somente por isso, como dissemos, o tamanho da massa serve também para indicar o tamanho da panela a ser utilizada, por conta da água. Não é interessante preparar essa massa em recipientes pequenos (e com pouca água), pois, mesmo que quebre o macarrão, o preparo vai ser ineficiente e a massa pode grudar.

 

Quem testou e adorou!

Alguns almanaqueos nos contaram que já conheciam a técnica, enquanto outros ficaram impressionados com o resultado do teste:

“Eu cozinho assim faz tempo e ainda faço como a Ana Maria ensinou: mexe, desliga o fogo e depois cozinha sem precisar do gás. Só tampo a panela e ela faz o resto.”, diz Marina Israel em nossa página no Facebook.

“Sempre fiz assim, macarrão fica inteirinho e cozido por igual 🥰”, comenta Vitória Aciolli em nosso canal no Youtube.

“Mano e eu fazia isso sem saber que eu estava certo! sksks”, conta Axel Tdart, perplexo, em nosso TikTok.

“Simm!!! Não quebra e não queima as pontinhas!”, complementa Isabela Marcolan em nosso perfil do Instagram.

As massas são tão saborosas quanto versáteis, caso queira saber mais, confira nosso artigo sobre 25 truques imperdíveis para fazer macarrão como um chef!

 

O que aprendemos com essa dica

  • Torcer o macarrão na panela facilita o cozimento por igual;
  • É possível porcionar o espaguete apenas com a mão;
  • Colocar óleo na água pode fazer a massa fique pegajosa;
  • É a quantidade de água que impede que a massa grude;
  • Quebrar massas longas ao meio elimina sua característica mais útil.

Confira o vídeo do nosso teste na íntegra.

Fonte(s): Italianismo, Slte, DINO
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui