• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Não coloque o escorredor de macarrão na pia, vire ele ao contrário!

Uma mudança simples que faz toda a diferença!

Bruno Oliveira Publicado: 14/04/2022 11:05 | Atualizado: 14/04/2022 11:11

Que o macarrão é um dos pratos mais fáceis e gostosos de fazer, disso ninguém duvida. Além do mais, é um ingrediente muito nutritivo, serve tanto para o lanche, almoço, jantar e ainda salva quando bate aquela fome da madrugada. Por isso, vamos ensinar agora um método diferente para deixar o preparo do macarrão ainda mais fácil, mudando apenas a forma como usamos o escorredor.

 

Como escorrer o macarrão mais facilmente

A única coisa que você vai precisar se preocupar é que o escorredor seja do tamanho igual ou só um pouco maior que a panela do macarrão, nunca menor pois aí não vai dar certo. Em seguida, é só cozinhar o seu macarrão normalmente até que ele esteja pronto pra escorrer.

 

E aqui vem o pulo do gato. Ao invés de escorrer o macarrão da forma convencional (da panela para o escorredor), você vai encaixar o escorredor por cima da panela, virado ao contrário.

 

A partir de agora vem a parte mais fácil: escorrer. Segure o escorredor pelas laterais, e vire a panela com a água do macarrão. Pronto!

 

Dessa forma você não precisa colocar o escorredor dentro da pia e tem muito mais controle, evitando malabarismo para não fazer bagunça. Fazendo desse jeito você também evita ter que passar o macarrão pro escorredor e depois ter que voltar pra panela de novo.

É uma forma mais prática e você deixa de correr o risco que a água quente salpique de volta em você e te queime no processo. E se ainda está perdido, esse é método convencional:

 

Sempre tem um jeito ainda mais fácil

Um dos seguidores do Almanaque SOS também deu uma dica curiosa pro caso de você não ter um escorredor de macarrão por perto:

“Eu até tenho um escorredor, mas pra não ter que lavar mais uma peça de louça, uso toda a minha malemolência e a tampa entreaberta da panela pra escorrer a água do meu macarrão”, disse o Fabiano Nunes no Facebook.

Nesse caso, vale até usar a técnica do palitinho de dente:

Só tome bastante cuidado pra não se distrair e deixar o macarrão cair direto na pia, aí vai tudo por água abaixo, literalmente.

 

EXTRA: Como fazer um macarrão impecável

Por mais simples que seja fazer um macarrãozinho, há sempre algum truque pra fazer o seu prato ficar parecendo um prato digno de um verdadeiro chef.

  • O momento perfeito pra cozinhar: é sempre importante lembrar de que para cozinhar a o macarrão é preciso que a água esteja fervendo. Dessa forma você evita que o seu macarrão grude.
  • Nada de óleo: existe um mito sobre colocar óleo na água do macarrão pra ele não grudar, mas sinto dizer que isso não é verdade. Colocar óleo na água do macarrão vai impedir que ele absorva qualquer molho que você queira colocar nele depois;
  • Como água do mar: o sal é o único ingrediente que deve ir junto com a água pra cozinhar o macarrão. Quanto sal? Salgada como a água do mar.

*Mas caso você se esqueça ou não queira colocar sal na água ela ainda tem o seu valor. O Almanaque ensinou um truque perfeito pra usar a água do macarrão quando estiver sem sal. Inclusive, a água do cozimento tem até um apelido especial: ouro líquido, ela é super importante para que o molho tenha aderência na massa.

  • Muita água: o ideal é que, ao cozinhar o macarrão, ele esteja completamente submerso em água, por isso nada de economizar, quanto mais água melhor cozido e mais soltinho ficará o seu macarrão (o padrão é 1L para cada 100g de massa);
  • Massa inteira: muita gente tem o hábito de quebrar o talharim ou o espaguete antes de colocar pra cozinhar, mas isso pode atrapalhar o processo de cozimento, dificultar a aderência no talher e ainda faz com que a apresentação não fique tão legal;
  • Panela grande: já que vamos precisar de muita água e não queremos quebrar a massa, a escolha da panela é essencial pra que você prepare o seu prato como um verdadeiro chef! O ideal é que você escolha uma panela bem grande pra você poder mergulhar a passa sem precisar quebrar ela;

*Se não tiver uma panela grande, você pode fazer esse truque que o Almanaque SOS testou e aprovou.

  • Mexendo sempre: outro truque pra que o seu macarrão não grude é mexer de quando em quando. Só precisa ter cuidado para não quebrar ele no processo, mas isso vai ser bem difícil, já que você colocou bastante água na panela.

 

Toda essa conversa sobre macarrão deu até fome né? Relaxa que preparamos essa receita de macarrão gourmet bem fácil e barato pra ninguém passar vontade. Agora é com você!

Fonte(s): Ministério da Saúde, abimapi, Tudo Gostoso
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui