• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Porque escaldar o filtro do café antes de utilizá-lo

Conheça o efeito que a água quente no filtro de café pode causar na sua bebida.

Bruno Oliveira Publicado: 21/12/2022 09:41 | Atualizado: 21/12/2022 09:50

Nem todo mundo sabe, mas o filtro de café pode conter sujeiras e, pior, ele ainda pode alterar o sabor da bebida. Neste artigo vamos te explicar a importância de escaldar o filtro, afim de evitar que esses problemas afetem o cafezinho de cada dia. Tome nota!

 

Como escaldar o filtro de café

O primeiro passo: antes mesmo de colocar o pó no coador, separe um pouquinho de água em um fervedor.

 

Em seguida, ferva essa água e despeje aos poucos por toda a região do filtro já dentro do coador, de maneira que ele seja “lavado” por completo pela água fervida.

 

Feito isso, agora você pode colocar o pó e fazer o seu café como de costume. Fácil né?

 

Por que é importante escaldar o filtro de café?

De acordo com o site especializado em café, Tudo Sobre Café, ao fazer isso você remove sujidades do filtro e evita que o papel altere o sabor da bebida:

“Molhar o filtro de café antes de usar faz muita diferença e, inclusive, pode deixar a bebida mais saborosa. Em resumo, as vantagens de escaldá-lo são: eliminar possíveis sujeiras do papel, tirar o gosto residual e não permitir que o sabor e o aroma sejam afetados.”

E ainda alertam sobre a possibilidade dos resíduos químicos presentes no papel do filtro:

“Inevitavelmente, os filtros de papel contam com resíduos químicos que podem deixar resquícios no seu cafezinho. Portanto, escaldar o papel ajuda a limpá-lo.”

Os especialistas do site ainda convidam seus leitores a um teste interessante. Fazer dois cafés, um com filtro escaldado e outro sem.

“Quando ele é escaldado antes, o papel fica bem mais limpo. Porém, quando ele não é escaldado, é possível perceber que ele fica mais escuro, já que suga a primeira água, também chamada de pré-infusão.”

 

O benefício da técnica não é unanimidade entre especialistas

Contudo, essa ideia não é uma unanimidade, como explica Peter Giuliano, especialista em café, em entrevista para o site Etkin:

“A água potável filtrada é um recurso finito. Aquecer a água requer energia. Por que desperdiçar recursos fazendo algo com efeito mínimo na qualidade do copo?”

O motivo dessa argumentação é que, segundo o especialista, a diferença entre um filtro escaldado e um filtro não escaldado é praticamente indetectável na bebida finalizada.

O escritor e também especialista em café James Hoffmann confirmou a alegação de Giuliano em um de seus vídeos. Segundo o escritor de livros como “The World Atlas of Coffee” (o atlas mundial sobre café) e “How To Make The Best Coffee At Home” (como fazer o melhor café em casa), a alteração no sabor do café que é trazida pelo filtro é mínima e dispensável.

Em suma, de acordo com os especialistas, apesar do filtro do café escaldado melhorar, sim, o sabor e de fato remover resíduos do papel, o principal motivo envolvendo a reprovação da prática é a economia de água.

Porém, no Brasil, devemos nos aprofundar nessa reflexão.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2017, os principais responsáveis pelo consumo de água no território brasileiro naquele ano foram a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, consumindo um montante de 97,4% da água potável disponível em todo o país. Isso mesmo, NOVENTA E SETE POR CENTO.

Quando observamos esse número, fica difícil acreditar que deixar de usar 1 xícara de água para escaldar o seu filtro de café vai gerar uma economia de água realmente significativa. Até porque, ainda de acordo com a pesquisa, o consumo doméstico de água nesse mesmo ano esteve abaixo de 1 por cento, para ser mais exato, 0,8%. Quase insignificante.

Isso não significa que devemos gastar o bem mais valioso do planeta de qualquer maneira, sem a menor consciência. Entretanto, é importante entender esses números para não cairmos na falácia de que tomando banhos mais curtos ou deixando de escaldar o filtro de café estaremos ajudando a salvar a humanidade.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“Pra quem fala que não faz diferença, é só dar um golinho na água que escalou o filtro e sentir o gostinho que tem…”, provoca Caroline Cordeiro em nosso Instagram.

“Eu sempre faço isso, eu escaldo a garrafa e o filtro.”, explica Sayara Braga em nosso Tiktok.

Por fim, caso você não saiba ou queira dar fim ao uso do filtro de uma vez, nós já ensinamos por aqui que é possível fazer um café gostoso sem usar filtro nem coador.

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.
tags: bebida , café , filtro

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui