Nem todo mundo consegue perceber o perigo quando ele está por perto. Por isso, vamos fazer um teste.
O que você enxerga nessa imagem abaixo:
Antes de saber a resposta, olhe mais atentamente.
O significado
De acordo com um estudo realizado na Universidade de Nagoya, no Japão, os seres humanos e outros primatas conseguem detectar cobras camufladas mais facilmente do que gatos, pássaros ou peixes, por exemplo.
Sim, na imagem acima o animal escondido é uma cobra.
O estudo valida a chamada “Teoria da Detecção da serpente”, que propõe a hipótese de que, como as serpentes se camuflam para se esconder e surpreender as presas, elas agiram de forma a pressionar o sistema visual dos primatas na evolução. Assim, a visão desses animais foi favorecida para detectar mais facilmente esse tipo de predador em condições difÃceis.
Para realizar a pesquisa, os cientistas exibiram para humanos e para outros animais uma série de imagens borradas com a técnica “Random Image Structure Evolution” (interpolação de ruÃdo aleatório). Essas imagens foram usadas pois são consideradas equivalentes à s condições de camuflagem usadas pelas cobras.

Sequência de imagens usadas no estudo
Nos testes, os humanos conseguiram detectar as serpentes a partir da imagem número 7 com 80% de precisão, enquanto os outros animais não conseguiram identificar mesmo após a nitidez melhorar, como a partir da imagem 9.
Em outros testes com macacos, eles também conseguiram detectar as cobras nas imagens mais rápido do que os outros animais.
Graças à evolução, nós não seremos tão facilmente surpreendidos por picadas de cobras, pelos menos não das que rastejam.