• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Enxergar o que tem escondido nesse borrão é um sinal de evolução

Suas inimigas que se cuidem!

Rui Davi Publicado: 12/01/2017 15:00 | Atualizado: 12/01/2017 15:15

Nem todo mundo consegue perceber o perigo quando ele está por perto. Por isso, vamos fazer um teste.

O que você enxerga nessa imagem abaixo:

Antes de saber a resposta, olhe mais atentamente.

O significado

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Nagoya, no Japão, os seres humanos e outros primatas conseguem detectar cobras camufladas mais facilmente do que gatos, pássaros ou peixes, por exemplo.

Sim, na imagem acima o animal escondido é uma cobra.

O estudo valida a chamada “Teoria da Detecção da serpente”, que propõe a hipótese de que, como as serpentes se camuflam para se esconder e surpreender as presas, elas agiram de forma a pressionar o sistema visual dos primatas na evolução. Assim, a visão desses animais foi favorecida para detectar mais facilmente esse tipo de predador em condições difíceis.

Para realizar a pesquisa, os cientistas exibiram para humanos e para outros animais uma série de imagens borradas com a técnica “Random Image Structure Evolution” (interpolação de ruído aleatório). Essas imagens foram usadas pois são consideradas equivalentes às condições de camuflagem usadas pelas cobras.

Sequência de imagens usadas no estudo

Nos testes, os humanos conseguiram detectar as serpentes a partir da imagem número 7 com 80% de precisão, enquanto os outros animais não conseguiram identificar mesmo após a nitidez melhorar, como a partir da imagem 9.

Em outros testes com macacos, eles também conseguiram detectar as cobras nas imagens mais rápido do que os outros animais.

Graças à evolução, nós não seremos tão facilmente surpreendidos por picadas de cobras, pelos menos não das que rastejam.

Fonte(s): Exame
Rui Davi
Comunicador baiano que toca guitarra e ainda espera ser um astro do Rock. Enquanto isso, se contenta em escrever. Fã de boas histórias. Faz roteiros, fotografa, edita videos, canta e sapateia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui