• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sem Crise!

Entrevistas de emprego online: 15 dicas para conseguir a vaga

No mundo virtual, existem alguns macetes que te ajudam a conquistar o emprego dos sonhos.

Jessica Alves Publicado: 08/03/2021 10:51 | Atualizado: 08/03/2021 11:04

O mundo mudou e agora a maiorias dos empregos exigem entrevistas online. Como se sair bem? Para te ajudar a conseguir a vaga dos sonhos, montamos uma lista com as melhores dicas. Tome nota!

 

Em tempos de pandemia e isolamento social, as entrevistas online se tornaram a única opção sensação. Seja com artistas famosos e bate-papos nas redes sociais, as lives chegaram para ficar. Até mesmo no âmbito profissional, a tendência é mostrar que “quem sabe faz ao vivo”.

As lives se tornaram as grandes protagonistas. Foram adotadas até mesmo para o recrutamento de profissionais em empresas. Assim, diferentes profissionais, dos analistas de TI a fãs de Harry Potter, podem se dar bem nas entrevistas.

Mas essa facilidade ainda gera muitas dúvidas, e internautas buscam dicas sobre como se comportar durante uma entrevista online. Para te ajudar nessa, separamos abaixo uma lista com as melhores dicas para mandar bem e não passar vergonha no mundo virtual. Se liga!

 

As principais dicas para arrasar nas entrevistas online

1. Escolha uma cadeira pequena

Evite usar uma cadeira ou poltrona grande, porque ela dará uma imagem menos polida na hora da entrevista. Isso porque o encosto grande ocupa tanto espaço da tela quanto o seu rosto. Dê preferência a uma cadeira de encosto baixo e que não faça barulho quando você se mover.

 

2. Coloque os braços por cima da mesa

Colocar os braço por cima da mesa dá maior sensação de segurança do que colocá-lo por baixo da mesa. Principalmente nas entrevistas online, fazer isso demonstra que você tem interesse no assunto. A sensação que vai passar ao entrevistador é diferente de escondê-los ou ao pôr as mãos sobre a barriga, por exemplo, gestos que demonstram insegurança.

 

3. Priorize a câmera, não a tela

O mais importante em uma entrevista online é que o entrevistador veja você com clareza, e não o contrário. Por isso, você deve priorizar a melhor câmera, e não a melhor tela. Ou seja, se você tiver um uma bela tela de 32 polegadas, mas a webcam tiver apenas 1 megapixel, terá problemas na imagem projetada ao entrevistador.

Assim, a câmera frontal de um iPhone 8, por exemplo, tem 7 megapixels e é muito mais vantajosa para uma entrevista online. Que faz toda a diferença uma reunião por vídeo chamada.

 

4. Escolha os melhores fones de ouvido

O fone de ouvido é uma ferramenta ideal para que você e seu entrevistador tenham um melhor áudio. Contudo, tenha bom senso na hora de escolher. Evite usar headphone gamer, por exemplo, pois será uma distração desnecessária para o interlocutor, além de não dar um ar de seriedade. Por isso, opte por modelos discretos, como os sem fio.

 

5. Entre no clima para falar

Em tempos de confinamento em casa, naturalmente se torna mais difícil responder perguntas com alegria e entusiasmo. Contudo, você precisa entrar no clima para falar de suas melhores qualidades.

Se você aparentar cansaço e desânimo, dará uma impressão negativa aos entrevistadores. Então certifique-se de, pelo menos, representar este papel em sua entrevista. Fazer alguns polichinelos ou correr ao redor do quarteirão, cerca de 30 minutos antes da entrevista aumentará o seu nível de energia e ajuda a acalmar os nervos.

 

6. Considere ter um plano para falhas

Apesar de todos os pensamento positivos do mundo, é melhor considerar em ter um plano de backup pronto, se algo der errado no dia da entrevista. Um bom exemplo é, confirmar com o entrevistador, antes da entrevista, a possibilidade de mudar para uma chamada telefônica, caso ocorram problemas de tecnologia ou conexão.

 

7. Faça uma folha de referência

Aproveite a vantagem da entrevista online, em que o entrevistador não pode ver o que não está na câmera, a seu favor. Use esse “ponto cego” para colar uma folha de referências, com notas, perguntas ou inspiração necessárias. Você pode usar também a parede atrás da câmera, para te ajudar a clarear as ideias e ter as melhores respostas.

 

8. Escolha qual o melhor dispositivo a usar

Atualmente contamos com vários dispositivos para conexão com a internet, mas certamente há aquele em que você se sente mais à vontade, certo?

Seja um computador, tablet, ou smartphone, invista naquele com o qual você se sente mais confortável na hora da entrevista online. E se você não tem um modelo com a melhor tecnologia, considere comprar ou emprestar para o dia da entrevista, e assim evitar falhas ou surpresas no processo.

 

9. Simule uma entrevista

Uma grande estratégia para se dar bem na entrevista online é fazer uma prévia simulação. Assim, combine com um amigo ou parente para que possam te entrevistar, de forma virtual.

Nessa simulação, você vai praticar as suas habilidades. Se possível, grave essa entrevista e reveja o quanto quiser, para avaliar os seus pontos positivos e negativos. E solicite os feedbacks da pessoa que participou com você da simulação.

 

10. Deixe os pets e as crianças longe, se possível

Um cachorro latindo constantemente dentro de casa pode prejudicar qualquer reunião online. E não seria diferente em sua entrevista.

“Não suporto quando os cães começam a latir ao fundo. Isso me diz que o candidato não está levando a entrevista a sério”, diz Matthew Ross, COO do Slumber Yard, um site online de avaliação de colchões com equipe remota, que foi entrevistado pelo site Wired.

Ou seja, se não levaria seu cachorro para uma entrevista no escritório, tenha o mesmo pensamento para uma entrevista online. Deixe-o em um cômodo distante, ou se possível, fora de casa. De uma forma que os latidos não incomodem na hora da entrevista.

O mesmo conselho vale para as crianças em casa. Por isso, a dica é deixá-las em um outro cômodo, com distrações suficientes para durar toda a entrevista, como televisão, jogos e doces.

 

11. Esqueça as notificações

Um item muito importante desativar as notificações de seu celular no momento da entrevista. Afinal, o entrevistador não está interessado nas conversas engraçadinhas do seu Whatsapp ou quais as novas sugestões do Youtube.

Também certifique-se de desligar as notificações de outros serviços online que podem executar ping, tocar ou tocar uma música alegre e distraí-lo da entrevista. Portanto, saia dos serviços de mensagens e ative o não perturbe em qualquer ferramenta que você não pode fechar.

 

12. Acalme-se (ou faça o exato oposto!)

Esta é uma dica aparentemente clichê, mas que vai ajudar muita gente: relaxe e mantenha a calma! Sabemos o quanto as entrevistas online geram ansiedade. Pratique seus principais pontos de conversa se estiver nervoso e lembre-se de diminuir o ritmo – assim, pode ser mais fácil falar com as pessoas em chamadas online

Caso seja difícil se acalmar, transforme o nervosismo em excitação!

 

13. Vista-se como em uma entrevista presencial

Não é porque você está em casa que fará entrevistas online se vestindo totalmente à vontade. A maioria das empresas ainda avalia a questão visual. Por isso, pesquise o perfil e o padrão da empresa, e qual vestimenta é adequada. Evite o famoso truque da camisa social e bermuda, pois se precisar ficar em pé, evitará situações vergonhosas. Esqueça estampas chamativas, decotes, transparências e regatas.

 

14. Aposte em respostas criativas

Para mandar bem nas entrevistas online, é preciso caprichar nas respostas. Quando surgir a clássica pergunta para falar sobre você, não conte um livro sobre sua vida. O real motivo da pergunta é saber sobre suas realizações e fases importantes da carreira. Assim, descreva suas habilidades e experiências.

Outra pergunta clichê que pode ser feita é em relação aos livros que leu. Mesmo que o último título tenha feito você dormir, não minta. Mostre que você está informado sobre a literatura e dê sua opinião analisando o enredo. Então, fãs de Harry Potter, essa é pra vocês:

 

15. Encontre os melhores apps de videochamadas

A qualidade nos apps pode fazer a diferença em sua entrevista online. Eles são um critério importante para que suas videochamadas não tenham constantes interrupções, atrapalhando o processo.

Mesmo que o entrevistador defina qual será a plataforma, tenha outra opção, caso a primeira apresente falhas. Pensando nisso, separamos abaixo as melhores opções de apps para as suas entrevistas online. São eles:

  • Zoom: na versão grátis, as videochamadas tem um limite de até 100 participantes por reunião;
  • Skype: se tornou o queridinho do mundo corporativo, porque permite criar uma reunião com até 50 participantes de forma gratuita;
  • Microsoft Teams: tem chamada online  com até 250 participantes, sem limite de tempo para as reuniões;
  • Google Meet: atualmente é considerado um dos melhores apps de videochamada por sua facilidade em uso;
  • ezTalks: app para videoconferência em grupo, muito usado em reuniões empresariais, conferências e webinars. Suas videochamadas podem durar até 45 minutos.

 

Dicas extras

Separei algumas dicas rapidinhas aqui do Almanaque SOS que podem te ajudar a conquistar a tal vaga dos sonhos:

Fonte(s): Livecareer, Wired, Help Scout, Pra Valer, Robert Half, Ijnet, Oberlo
Jessica Alves
Jornalista do Norte que se aventura na terra do pão de queijo, Belo Horizonte. Ama gatos e cães, é apaixonada por rock, cinema, anime antigo e cultura pop. Descobriu nas palavras o grande amor e sua fonte de renda.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui