• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sem Crise!

Patrocinado

Empréstimo online é seguro? Saiba como se proteger

Para evitar riscos com empréstimos online é preciso estar atento. Saiba como a seguir.

Dario C L Barbosa Publicado: 08/06/2021 16:48 | Atualizado: 08/06/2021 16:48

Solicitar um empréstimo pela internet pode ter suas facilidades, mas para evitar riscos é preciso estar atento. Descubra como!

 

Você já precisou ou quis muito ter um empréstimo? Caso não, é provável que conheça alguém que sim. Tanto em situações de imprevistos ou mesmo para realização de um grande sonho, ter a garantia de um bom valor pode facilitar muito as coisas.

Como sabemos, a evolução da internet trouxe ainda mais praticidade na comunicação entre as empresas e seus clientes. E com as instituições financeiras não seria diferente, agora elas teriam novas oportunidades de fazer negócios.

A criação de apps (aplicativos) para celulares é um bom exemplo disso. Através deles o empréstimo online passou a ser uma realidade para muitos brasileiros que tanto desejam quitar dívidas ou comprar a casa própria.

As informações apresentadas são sempre seguras e muito detalhadas, o que deixa o consumidor protegido de quaisquer golpes ou fraudes. Mas ainda sim, o mais recomendado é estar atento. Ao contratar um empréstimo online, confira primeiro se a instituição financeira de seu interesse é confiável e se ela tem boas recomendações no mercado.

 

Como funciona o empréstimo online?

Apesar de ser uma novidade para muitas pessoas, fazer a contratação de um empréstimo online é como fazer um empréstimo em agência física. A principal diferença está na facilidade, já que você não precisa mais ir até ao local com uma série de documentos, nem ficar aguardando ser atendido.

 

Confira as principais características do empréstimo feito pela internet:

Possibilidade de simulação do empréstimo

Todas as instituições financeiras devem informar o custo total do empréstimo para os clientes, mas é provável que você só tenha acesso à informações mais completas quando chegar o momento da assinatura do contrato.

Mas quando você faz um empréstimo online, não é necessário passar por isso. As plataformas financeiras disponibilizam um simulador de empréstimo gratuito para que você saiba todos os valores e prazos envolvidos antes mesmo de solicitar seus serviços. Alguns simuladores até permitem que você faça comparações entre plataformas antes da contratação.

 

Maior rapidez e facilidade

É possível solicitar empréstimo online a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de um celular ou computador. Além, claro, de ter sua resposta por e-mail dentro de algumas horas.

Você não precisa mais se deslocar até uma agência ou ficar esperando em filas.

 

Menos burocracia

Pedir um empréstimo online tem as mesmas exigências e o mesmo padrão dos empréstimos feitos em agências físicas, porém a burocracia é menor. Além disso, não são exigidos tantos documentos.

 

Empréstimo online tem riscos?

Fazer um empréstimo pela internet é totalmente seguro. Se o processo for feito com uma instituição séria, você terá ótimos recursos e estará a salvo de quaisquer riscos.

Mas, infelizmente, tanto no online como no modo tradicional é comum ocorrer tentativas de fraudes em operações financeiras. Para evitar que isso aconteça, o consumidor precisa ter muito cuidado e fazer um bom planejamento antes da contratação do seu empréstimo.

A seguir, confira dicas de como se proteger contra fraudes em empréstimos online:

1. Verifique se o site é confiável

Antes de enviar seus dados, tenha certeza de que o site é confiável. Eles costumam ter um certificado de segurança que é representado por um cadeado que fica ao lado do endereço em seu navegador. Quando acessar o site para solicitar o empréstimo, verifique se o cadeado está lá.

2. Pesquise sobre a empresa

São muitas as formas de pesquisar sobre uma empresa. Conheça algumas delas:

  • Normalmente, as empresas colocam o número do CNPJ em seus sites. Com esse dado, você pode consultar sua situação atual no site da Receita Federal. Além disso, você também pode procurar possíveis processos sobre a agência;
  • Pesquise no site do Banco Central para ver se a agência tem autorização para realizar operações financeiras;
  • Faça buscas nas redes sociais e em sites voltados à opinião de clientes, como o Reclame Aqui.

3. Empresas sérias não pedem valores adiantados

Se a empresa está pedindo um valor adiantado como sinal para a liberação do seu empréstimo, acenda o alerta vermelho! Você só deve pagar parcelas do empréstimo depois que o contrato estiver assinado e o valor liberado.

Se o pagamento antecipado for solicitado por uma mensagem nas redes sociais ou por qualquer canal que não seja o que você usa para falar com seu banco normalmente, pode ser sinal de golpe!

4. Leia o contrato com atenção

Uma ótima maneira de evitar golpes é fazer a leitura de todas as cláusulas do seu contrato, prestando muita atenção aos valores, prazos, formas de pagamento e se todos os detalhes do acordados estão claros.

Verifique todos os dados e se tiver alguma dúvida, não assine o contrato antes de esclarecê-la.

5. Não forneça senhas e tenha cuidado com seus dados

Você não deve fornecer seus dados pessoais até que consiga confirmar que a instituição de seu interesse é segura e confiável. Não forneça senhas de cartão, e-mail ou qualquer outra senha pessoal em hipótese alguma.

 

Vale a pena solicitar um empréstimo online?

Antes de solicitar um empréstimo, você precisa avaliar se realmente precisa dele e se vai conseguir pagar essa despesa dentro do prazo estipulado pela empresa. Para isso, o mais indicado é se planejar com antecedência e, claro, ter um bom controle de suas finanças.

Cash Me conteúdo de responsabilidade do anunciante
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante, na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui