Empresas se unem e criam soluções para combater erros médicos no Brasil
Provavelmente você ou alguém que conheça, já foi ao médico e recebeu um diagnóstico errado. Pois é, no país onde quase tudo vira pizza ou virose, isso infelizmente é bastante comum.
Como uma forma de amenizar esse problema, duas empresas se uniram para desenvolver ferramentas virtuais que auxiliarão os médicos e hospitais nos diagnósticos e tratamento dos pacientes.
A empresa brasileira de tecnologia para saúde, Pixeon, junto com a empresa mundial de informações e soluções para saúde, Wolters Kluwer, desenvolveram cinco ferramentas (softwares) que prometem diminuir os erros médicos, ajudar os hospitais e médicos nos cuidados ao paciente e diminuir os gastos desnecessários das instituições de saúde.
O Smart Health é um sistema de gestão para hospitais, que ajuda a gerenciar desde a recepção até o prontuário eletrônico dos pacientes e estoque de medicamentos; o Up To Date é um recurso que da apoio à decisão médica com base em mais 9.700 recomendações e 24 especialidades médicas, e o Up To Date Anywhere permite o mesmo recurso, mas o médico não precisa estar usando os computadores do hospital.
Lexicomp é responsável por auxiliar o profissional de saúde quanto a medicações e terapias mais indicadas à cada caso e, por último, o Medi-Span, software que envia alertas automáticos aos médicos sobre os medicamentos entregues ao prontuário eletrônico do paciente.
Segundo a Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, estimasse que o Brasil tenha mais de 700 mil casos suspeitos de erro médico por ano. Se os hospitais puderem contar com a ajuda desse tipo de tecnologia, quem sabe esse número finalmente possa diminuir? As possíveis soluções já estão disponíveis.