Empresa cria relógio inteligente para deficientes visuais
Além de todos os desafios que os deficientes visuais são obrigado a enfrentar diariamente, muitas vezes deixam de acompanhar novidades tecnológicas, inundada por aparelhos touchscreen, gadgets e um admirável mundo novo.
Os fundadores da Fingerson, uma startup sul coreana, além de notarem essa lacuna também perceberam que poucos e-books são traduzidos para o braile e aqueles que possuem essa função são extremamente caros. Por consequência, grande parte das pessoas portadoras de deficiência visual desistem de aprender o código.
Por isso criaram o Dot, um smartwatch (relógio inteligente) em braile que permite a leitura de mensagens, notícias, e-books, auxilia no aprendizado dessa linguagem e é muito mais barato.
Quando o smartphone, já conectado com o gadget, recebe alguma notificação, imediatamente envia uma mensagem via bluetooth ao Dot, que por sua vez traduz a mensagem para o braille.
Em uma combinação que envolve saliência e retração, ativa o conjunto de 24 pinos localizados em sua superfície, permitindo que o usuário possa ler as informações que recebeu. E tudo isso acontece em tempo real.
O relógio inteligente também possui um motor interno, que vibra a cada mensagem recebida, e disponibiliza ao usuário ajustar a velocidade com que as notificações aparecem.
E nas palavras de Daniel Koh, o cabeça do departamento de Relações de Mídias da Fingerson, “com a nossa tecnologia queremos reduzir o número da discriminação silenciosa, relacionada a acessibilidade de informação, da qual pessoas cegas sofrem”.
Planeja-se para dezembro a produção de 3.000 exemplares nos EUA, estimados em um valor inferior a 300 dólares a unidade, mas a startup já está negociando com muitos outros distribuidores para que o acesso ao produto seja a nível global.
Fonte: Gizmag