• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Empresa cria “produtos plantáveis” para trocar o lixo por um vaso com terra

O lápis que vira planta leva a sustentabilidade para um outro nível.

Imagina se a tua ideia do projeto conseguisse fazer do mundo um lugar um pouquinho melhor?

Foi isso o que aconteceu com 3 estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos E.U.A. Desafiados a criarem um “produto do escritório do futuro”, os jovens desenvolveram o Sprout Pencil, um lápis que, quando estiver no seu finalzinho de vida útil, pode se transformar em planta!

A ideia, que foi abraçada pela empresa americana Democratech, participou de uma grande campanha de financiamento coletivo no site Kickstarter, tornando-se um projeto de sucesso antes mesmo do lançamento.

Como funciona?

Com o objetivo de introduzir a sustentabilidade em um objeto simples, de uso universal, o lápis contém uma cápsula no lugar onde geralmente fica a borracha. Após apontá-lo muitas e muitas vezes, ao invés de descartá-lo como lixo, basta introduzi-lo num vazinho de terra úmida, que a cápsula liberará as sementes para a germinação.

Facebook - Sprout, https://www.facebook.com/sproutworldpencil/photos

Se tiver todos os cuidados que se tem com uma planta qualquer, como umidificar a terra todo dia, em até uma semana já é possível ver as folhinhas verdes surgindo no seu vazo.

Em cada cápsula são colocadas de 4 a 5 sementes, que são divididas em frutas e vegetais, ervas e flores. Ou seja, você pode adquirir o lápis de acordo com a plantinha que quer ter em casa. Manjericão, tomate cereja, pimenta, girassol, lavanda, são apenas alguns exemplos da variedade que o Sprout oferece.

Sustentabilidade e inclusão levados a sério!

Além de transformar o seu toquinho de lápis em vida verde, a empresa tem preocupações reais com a sustentabilidade. Prova disso é que todos os seus produtos são feitos a mão, 100% naturais, dispensando qualquer produto químico.

As embalagens, divididas em pacotes de 8 ou 3 lápis, são desenvolvidas por pessoas com necessidades especiais, fugindo mais uma vez do sistema onde, muitas vezes, a preocupação com o meio ambiente e o ser humano fica em segundo plano.

Linha de “produtos plantáveis”

E para quem ainda acha não é uma negócio rentável, mude seus conceitos. Após o grande sucesso do lápis Sprout, a empresa ainda lançou outros produtos, seguindo a mesma linha.

Agora também é possível encontrar além do Sprout Pencil (o lápis de grafite), o Sprout Pencil Color, que são as versões coloridas dos lápis-sementes, com muitas opções de tonalidades.

Sprout Cads, que são cartões para recadinhos e bilhetes, que após usar, você também poderá plantá-los.

 

E a Sprout Tasty Gardens, uma opção maravilhosa para quem deseja uma hortinha e não tem muito espaço. Ela é uma pequenina caixinha verde, que após regá-la, se transforma num mini jardinzinho, perfeito para você sempre ter ervas frescas em casa.

Facebook - Sprout, https://www.facebook.com/sproutworldpencil/photos

No site oficial dos produtos, não há entrega para o Brasil, mas você pode adquirir o pacote com 8 lápis grafite por $18, cerca de R$58, ou o pacote de 8 lápis coloridos por $19, cerca de R$62, AQUI.

Fonte(s): O lado bom do mundo, eCycle, Sprout World
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui