Emojis e seus verdadeiros significados
O tempo passou e a onda dos Emoticons foi substituída pelos Emojis, criados no Japão na década de 1990 por Shigeta Kurita, tinha a intenção de facilitar as informações sobre a previsão do tempo no projeto i-mode – a primeira plataforma de internet móvel.
Para Kurita, era difícil identificar informações como “ensolarado” ou “chuvoso” sem imagens. Desde então, o japonês resolveu tocar o projeto e criar novas imagens, representando expressões humanas.
via twitter – reprodução: Rede Globo
Mas sabia que muitos desses emojis tem significado completamente diferente do que usamos hoje? Pois é, o site Mashdale trouxe algumas histórias curiosas do Emojipedia, e a gente te explica. Se liga.
*o emoji da Lua Cheia não foi originalmente criado para representar o Aécio Neves.
Cabisbaixo
Como é usado: As pessoas usam como um “sujeito pensativo”, com um tom mais inquisitivo, sério, em busca de respostas.
Significado original: É um sinal de respeito. Dugeza é uma pratica japonesa de se ajoelhar para mostrar referência a alguém importante, ou para expressar um pedido de desculpas.
Garotas com Orelhas de Coelho
Como é usado: Melhores amigas geralmente usam este emoji quando estão felizes, comemorando algo ou combinando um girl’s night out. Já vi usando para falar que iam dançar Beyoncé. Juro, já vi.
Significado original: No Japão a garota coelho é um símbolo subserviente, remete à revista Playboy.
Mãos Levantadas
Como é usado: Por estarem levantadas, é utilizado como um agradecimento a Deus – ou seja lá o que está no céu da sua religião.
Significado original: Foi projetado para expressar alegria sobre algum sucesso ou evento positivo.
Gotinha
Como é usado: As pessoas costumam relacionar este emoji à tristeza, por conta da gota que lembra uma lágrima.
Significado original: Na verdade, é uma gota de frio causada por estresse, medo, dor e outros situações de alta pressão. Já ouviu falar em “suando frio”?
Estrela dando uma Voltinha
Como é usado: Essa até eu já usei, uma estrela cadente.
Significado original: Seu verdadeiro uso vem dos gibis, quando alguém está com tonturas, “vendo estrelas”.
Mãozinhas Juntas
Como é usado: Quem nunca mandou um “high five” com esse emoji, que atira a primeira pedra. Também tem quem use para criar um contexto religioso.
Significado original: Mas na real, ele representa um pedido de desculpas ou gratidão (especialmente para uma refeição) na cultura japonesa.
Mão Virada
Como é usado: Geralmente é usado para acompanhar um comentário sarcástico, com a mão como se jogasse o cabelo para o lado, como se falasse “eu sou melhor que você”. Tem quem use para “desmunhecar”.
Significado original: Aquela mãozinha não tem nada de sarcástica, ela quer, na real, te perguntar como pode te ajudar. Um emoji imcompreendido.
Mão na Cabeça
Como é usado: As pessoas usam isso como se ela estivesse colocando as mãos na cabeça como uma bailarina na quinta posição, ou em sinal de reverência.
Significado original: No Japão levantar os braços dessa forma, fazendo um grande “O”, significa “OK”. Japoneses, sempre criativos.
Saindo Meleca
Como é usado: Pessoas pensam que é apenas mais um emoji para expressar tristeza, por conta da gota de água parece uma lágrima – ou ranho, eeew.
Significado original: Cansaço. Não confunda com o emoji que representa o sono (o que tem um “zzz”), este representa uma pessoa exausta, babando de sono, mas não dormindo. Sim, a gotinha é baba – eeeew.
Sinal da mão aberta
Como é usado: Este emoji é comumente utilizado como um sinal de “lavo minhas mãos”. Confesso que nunca vi ninguém usar.
Significado original: Representa uma abertura ou um abraço, de acordo com Emojipedia.
Na vida real
Extra! Falando em “Emojis na real”, se liga no divertido projeto Emojiirl – emojis in real life (emojis na vida real), criado pela fotógrafa Liza Nelson, uma releitura com humanos no lugar – é genial. Saca só:
Imagem de capa: emojiirl
Fonte: mashable