Colunas

A coreografia para emagrecer em casa que conquistou a internet

24 de março de 2021
Postado por Sabrina Paes

Quem disse que treinar em casa precisa ser chato? Sucesso nas redes sociais, uma coreografia se apoia em benefícios comprovados pela ciência para trazer resultados incríveis para o seu bem estar.

 

As academias fecharam e você não quer ou não pode sair de casa para fazer exercícios? Então aposte no videogame! Pois é. Quem ainda pensa que jogos digitais são para sedentários, é melhor pensar de novo.

Dentre as modalidades, existem os jogos de ritmo. Neles, o jogador deve acompanhar alguma batida rítmica para conseguir pontos. Os títulos mais famosos são Guitar Hero, Band Hero (emuladores de guitarra e banda) e o Just Dance – responsável por queimar muitas calorias!

Desenvolvida e publicada pela Ubisoft, o jogo digital de dança consiste no reconhecimento de movimentos corporais por meio de aparelhos como o Kinect (Xbox), Grip de mão (Nintendo Wii) ou mesmo o aparelho celular.

Reprodução

Rasputin – Just Dance

Com muitas cores e movimentos com distintos níveis de dificuldade, o jogo promete fazer você mexer seu esqueleto e queimar calorias de modo muito divertido.

O jogo faz tanto sucesso que já foi produzido para todos os tipos de console, incluindo as versões 360 e One do Xbox, Nintendo Wii, Nintendo Switch e Playstation 4 e 5 e também pode ser apreciado com o uso de celulares, como detectores de movimento.

 

Just Dance queima calorias? A ciência explica

Pesquisadores Asiáticos realizaram um estudo para analisar efeitos da interatividade (o papel do feedback) nos resultados fisiológicos e psicológicos de pessoas durante execução de coreografias do Just Dance 3.

Os autores concluíram que vídeos de jogos de dança com interatividade são ferramentas eficazes para alcançar intensidade de exercício de nível moderado.

Outra equipe de pesquisadores da Tailândia demonstrou que jogos de dança por simulação e desempenho, como o Just Dance, são capazes de proporcionar redução do índice de massa corporal e aumento de batimentos cardíacos em mulheres obesas, o que pode ser aplicado também para a população em geral.

De acordo com a Escola de Medicina Harvard, em geral, 30 minutos de dança rápida, como o tipo que você faz com “Just Dance”, pode queimar:

  • 180 calorias para uma pessoa de 56 kg
  • 216 calorias para uma pessoa de 70 kg
  • 252 calorias para uma pessoa de 83 kg

Ou seja, só sucesso!

E se a coreografia for super intensa, o resultado pode ser ainda melhor, mesmo em menos tempo. Para pessoas sedentárias, treinos curtos (4 minutos) de alta intensidade tem eficiência comprovada, segundo o pesquisador em fisiologia cardiovascular e atividade física na prevenção e reabilitação de indivíduos, Dr. Arnt Erik Tjønna.

 

A melhor coreografia para queimar calorias

Sucesso entre tiktokers desde o início da pandemia, em 2020, quando a necessidade de treinar em casa virou regra no mundo inteiro, a coreografia “Rasputin” do grupo alemão Boney M merece destaque.

A coreografia de 4 minutos está presente desde 2012 e já consta em 8 títulos do Just Dance, bem como no Youtube!

Quanto a danças para queimar calorias, devido aos movimentos aeróbicos de alta intensidade, essa é com certeza uma das mais impactantes por exigir atividade e flexibilidade de diversos músculos e articulações do nosso corpo.

Afasta o sofá, separa a garrafinha de água e se joga nesse treino:

Seguindo o estudo comandado por Dr. Arnt Erik Tjønna, que resultou no chamado “Really really short workouts” (“treinos realmente curtos”), basta se aplicar nessa coreografia 3 vezes por semana, por 10 semanas seguidas, para colher os resultados.

Se sentir muitas dificuldades, é melhor não forçar a barra. Respeite o seu corpo.

Vale dizer que a perda de peso saudável também requer mudanças na dieta. Para perder peso, você precisa consumir menos calorias do que queima. Ou seja, não adianta dançar e comer um Big Mac na sequência.

 

O poder da recompensa

O exercício promovido pelo Just Dance, em específico por esta coreografia e outras semelhantes, como as versões Xtreme do jogo, induzem uma movimentação que se assemelha aos exercícios intervalados de alta intensidade executados em academias.

No entanto, a diferença é que você tem uma pontuação dos seus movimentos, ou seja, quanto mais semelhante for ao exibido na televisão, melhor jogador você é; o que estimula liberação de serotonina no cérebro e a sensação de prazer pelas conquistas.

Esta “recompensa” em forma de pontuação pode tornar o game até mais desejado do que outros excelentes exercícios que envolvam dança, como a Zumba, Fit Dance e Kangoo.

Healthline, Uol

MATÉRIAS RELACIONADAS