• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Como tirar bolinhas e pelinhos da roupa e de tecidos facilmente

Elimine bolinhas de fiapos e pelos das suas roupas usando uma bucha ou luva de cozinha.

Bruno Oliveira Publicado: 17/06/2022 09:29 | Atualizado: 17/06/2022 09:40

Não há nada mais inconveniente do que as terríveis bolas de fiapo e pelinhos espalhados pelas roupas. Muitas vezes as bolinhas aparecem logo depois da primeira lavagem, conferindo uma aparência de velha e de roupa desgastada, mesmo ela sendo novinha em folha.

Neste artigo nós vamos te ensinar duas técnicas para eliminar as bolinhas e pelos das suas roupas com facilidade e sem riscos de estragar ainda mais a peça. Vamos para as dicas!

 

Esponja de cozinha: como eliminar bolinhas das roupas

Se você tem medo de usar lâmina, essa técnica também vai te ajudar a remover as bolinhas mais difíceis rapidamente, basta usar uma bucha de cozinha limpa. Vale dizer que vamos usar apenas a parte verde, além disso ela precisa estar seca durante o procedimento.

Coloque a peça de roupa em uma superfície plana e em seguida vá esfregando a bucha na área que está com as bolinhas, como na imagem abaixo, o resultado é imediato. As bolinhas grudam todas na bucha.

Mas antes de sair fazendo, vale testar em uma pequena área do tecido, pois a parte verde da bucha pode ser prejudicial em algumas peças.

 

Luva de borracha: como tirar fiapos e pelos de animais das roupas

Tão simples quanto a primeira, para essa técnica tudo que você vai precisar é de uma luva de borracha, daquelas que a gente normalmente usa para lavar a casa.

Coloque a sua peça esticada em uma superfície plana, vista a luva e vá esfregando as mãos nas áreas que estão com os pelos. Aos poucos os pelos vão se soltando completamente, como uma vassoura. A técnica funciona para qualquer tecido.

Tal qual a bucha na técnica anterior, a luva também precisa estar seca. Há quem a utilize úmida, mas em nossos testes, da forma como fizemos funcionou melhor.

 

Objetos de silicone também removem os pelinhos das roupas

Como bem observado pela Sissi Malta, nossa seguidora no Instagram, uma bucha de silicone pode resolver o problema:

“Eu tenho usado a esponja de silicone pra tirar os pelos da cachorra do sofá e da cama. Tira tudinho. É daquelas esponjas redondinhas de silicone para lavar louça que vende em casa de utilidades.”

Além disso, outros objetos de silicone também reproduzem o mesmo efeito, como a capinha (case) de silicone para celular.

Ou seja, se você não tiver uma luva à disposição, qualquer objeto feito desse material vai te ajudar, como bem observado pela seguidora Gigica, em nossa publicação no Tiktok:

“Usar capinha de celular de silicone pra tirar pelo de gato funciona também!”

 

Por que as roupas ficam com bolinhas?

As famosas bolinhas que são formadas na superfície de nossas roupas nada mais são do que fios mais curtos do tecido que vão criando nós e gerando as tão temíveis bolinhas. Esse é um processo natural e que pode ser acelerado por diversos fatores, incluindo o próprio atrito com o ambiente.

Contudo, há algumas maneiras de evitar ou retardar esse processo.

 

Como evitar que bolinhas e fiapos apareçam nas roupas?

Existem alguns cuidados que podem retardar ou até remover as bolinhas das suas roupas. Entretanto, inevitavelmente as bolinhas vão aparecer, com o tempo, já que faz parte do processo natural de desgaste do tecido. Tendo isso em mente, listamos algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com esses fiapos:

  • Remova os fiapos: antes de mais nada, é importante que, antes de lavar, você faça uma remoção prévia dos fiapos das peças, dessa forma eles não vão ser trocados entre si e formar as bolinhas.
  • Vire as roupas pelo avesso ao lavar: feito isso, apenas as áreas internas das roupas vão entrar em contato com as outras, sendo assim a parte externa e mais visível fica mais protegida.
  • Feche bem os zíperes, encaixes e botões: esses objetos entram em atrito com as roupas durante a lavagem, acelerando o rompimento dos fiapos.
  • Separe as roupas por cor e tipo de tecido: roupas mais grossas podem danificar as roupas mais finas, além disso, lavar roupas de cores diferentes juntas pode fazer com que as bolinhas se destaquem mais rápido, por ‘roubarem’ as cores de outras peças.
  • Coloque poucas peças na máquina: dessa maneira elas esfregam menos entre si, diminuindo o atrito durante a lavagem.

Ao seguir esses procedimentos você não apenas protege suas roupas das terríveis bolinhas de fiapos, como também as cuida, fazendo-as durar por mais tempo. Vale dizer que existe outra técnica interessante para eliminar fiapos dos tecidos durante a lavagem, basta colocar uma bucha vegetal na máquina de lavar.

Fonte(s): Whirlpool
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui