• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Youtube sem Fake News: conheça os canais brasileiros com selo de credibilidade científica

São quase 50 opções para fugir do obscurantismo que ganhou as redes.

Em tempos de pós-verdade e com tanta informação circulando na internet, pode ser difícil diferenciar o que é cientificamente verdadeiro de uma invenção inescrupulosa. E quando falamos de educação e ciência, o assunto fica ainda mais delicado.

Isso porque, segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research Center, descobriu-se que 87% das pessoas usam o YouTube para o aprendizado de coisas novas; terraplanismo e outras crenças obscurantistas da Idade Média não estão em alta à toa – como alertado pelo The New York Times.

Para estabelecer um contraponto às crescentes fake news (notícias falsas) e pseudociência na internet brasileira, em 2016 um grupo de cientistas e entusiastas criou um selo de qualidade de divulgação científica no Brasil: o Science Vlogs Brasil (SVBR).

Três anos após o lançamento do SVBR, cerca de 50 canais possuem o selo de qualidade científica e as expectativas para aumentar esse número são grandes, conforme mencionou em um vídeo o roteirista e parceiro do projeto Davi Calazans.

Desde então essa comunidade cresceu e floresceu, em mais de 1/2 bilhão de visualizações somadas em canais que falam sobre História, Geografia, Arqueologia, Paleontologia, Computação, Arte, Literatura, Astronomia, Física, Educação Física, Matemática, Biologia e muito mais“, destaca Rafael.

A ‘entrega’ do selo passa por várias etapas que vão desde a indicação por algum canal já detentor do selo, avaliação de um conselho próprio da comunidade, até avaliação do conteúdo feita por especialistas no assunto foco do canal.

Por fim, todo o grupo de canais com o selo SVBR precisa validar a entrada de mais um canal para a comunidade. Ou seja: é um processo seríssimo – tudo para validar a qualidade científica do conteúdo produzido pelos canais parceiros.

Para facilitar a vida de todo mundo, a gente elencou (em ordem alfabética) os 48 canais que hoje fazem parte do Science Vlogs Brasil. É só clicar sobre o nome de cada um deles e ir direto para o YouTube. Tem muito conteúdo incrível (e de qualidade!) para todos os gostos:

Para acompanhar atualizações sobre essa grande comunidade científica é só ficar de olho no canal oficial de comunicação do Science Vlogs Brasil, pelo Twitter: @svbroficial.

Fonte(s): Revista Galileu
Daiane Oliveira
Redatora, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui