2 Formas de economizar ao cozinhar Macarrão
Já pensou em cozinhar o seu macarrão delícia e ainda economizar gás? Nós sim, por isso vamos te ensinar duas técnicas que aprendemos para cozinhar o macarrão economizando gás (e dinheiro!).
A melhor parte é que você não vai precisar de nenhum ingrediente diferente dos que você já usa para cozinhar macarrão aí na sua casa. Sem mais delongas, vamos para a dica!
Como cozinhar macarrão de maneira econômica
Vale dizer que a principal diferença entre as técnicas é que uma delas o cozimento acontece depois que a água ferve, na outra ocorre antes de levantar fervura. Acompanhe.
1. Técnica “tampa de panela”
Coloque a sua massa, ainda crua, em uma panela com bastante água em temperatura ambiente. Isso, mesmo, água fria. Em seguida, leve ao fogo e espere até que a água levante fervura.
Assim que a água começar a ferver, dê uma mexida no macarrão de maneira que a massa se solte bem na água e cozinhe por igual.
Feito isso, desligue o fogo, adicione sal, misture e tampe a panela. A partir daí você vai deixar o macarrão de molho na água quente de acordo com o tempo de cozimento indicado na embalagem. No nosso caso, 8 minutos.
O último passo é escorrer o seu macarrão e servir do jeito que você mais gosta.
2. Método “deixar de molho”
Essa técnica é mais fácil ainda, já que basta você deixar a massa de molho na água em temperatura ambiente, por pelo menos 2 horas. Depois desse período, descarte a água.
Em uma panela, adicione 1 litro de água (para cada 100g de massa) em temperatura ambiente e a massa que estava de molho. Ligue o fogo e conte 5 minutos, então adicione 1 colher (sopa) de sal e misture. Agora só esperar ferver e pronto, escorra o macarrão e sirva como preferir!
Vale dizer que existe uma forma de preparo muito parecida com essa, mas pode ser feita diretamente no molho, conhecida como: macarrão de 1 minuto.
Qual é a quantidade ideal de sal para a água do macarrão?
Algumas pessoas podem estar abismadas com a quantidade de sal que o Dario colocou na água da massa (1 colher de sopa). Se você é uma dessas pessoas, o que vamos falar agora vai pôr um fim na sua angústia.
Muitos chefs de cozinha indicam que a água do macarrão deve ser salinizada de maneira que ela fique parecida com a água do mar. A cada 100g de macarrão, deve-se usar 1 litro de água e nela 1 colher (sopa) de sal.
Mas vale ficar de olho! Um artigo do site Delicioso, especializado em culinária, também explica que a quantidade de sal pode variar de acordo com o acompanhamento que vai junto com a sua massa:
“Caso a massa preparada seja acompanhada por um molho mais salgado, como de queijos como parmesão e gorgonzola, por exemplo, talvez seja melhor diminuir um pouco a quantidade de sal na água. Na dúvida, ao longo do preparo, prove o macarrão e ajuste o tempero.”
O que a galera achou dessa dica
Os seguidores do Almanaque SOS adoraram as dicas e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:
“Todo chefe de cozinha já tá careca em dizer que a água do cozimento do macarrão tem que ficar que nem a água do mar, por isso deve ter sal a mais sim! É só maneirar na hora de fazer o molho!!! Macarrão é difícil de salgar assim.”, afirma Nadsan Figueiredo em nosso Instagram.
“O jeito que ele usou o escorredor, nunca pensei em usar assim e é bem melhor :,)”, conta Rosana Pereira em nosso TikTok.
Pra quem não sabe, a técnica é essa:
“Fez mais pela economia brasileira que o Paulo Guedes. Ameeeeei as dicas ❤️”,
manda a realbrinca Amanda Barros em nossa página no Facebook.
“Dá pra fazer também com chaleira elétrica! Recomendo e a água esquenta muito mais rápido.”, disse Lumi Alves em nosso canal no Youtube.