• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Conheça o drink alcoólico sem gosto de álcool que viralizou no TikTok

E funciona com qualquer destilado, de vodca até com pinga.

Bruno Oliveira Publicado: 07/12/2022 09:39 | Atualizado: 07/12/2022 09:42

O criador de conteúdo Elliott Norris publicou um vídeo testando uma técnica para mascarar o gosto do álcool que fez um estrondoso sucesso na internet, deixando muita gente intrigada. O truque consiste em adicionar gelo, bicarbonato e sal na bebida destilada.

De acordo com o autor, o gosto da bebida deve sumir completamente: Será Que Funciona?

 

Teste: como esconder o gosto do álcool na bebida

Primeiramente, vamos para a lista dos ingredientes:

  • Vodca*

  • Bicarbonato de sódio

  • Sal

  • Água mineral

*Segundo o viral da internet, você pode usar a bebida que quiser (tequila, pinga, etc.).

 

Passo a Passo

O primeiro passo que seguimos, de acordo com o que foi ensinado, foi adicionar bastante gelo em um copo, e preenchê-lo até um pouco mais da metade com vodca. Ou seja, muita vodca!

 

Em seguida, adicionamos uma pitadinha de bicarbonato e outra pitadinha de sal. Completamos o copo com a água mineral, misturamos muito bem até diluir. Então, segundo Elliot, o sabor do álcool da vodca deve ter sido eliminado totalmente.

 

Resultado: usar bicarbonato e sal faz com que o gosto do álcool seja mascarado?

Resposta rápida: sim, mas… estraga completamente o sabor da bebida.

Então, para começar, não se preocupe. Não é possível embebedar alguém sem que a pessoa saiba (vulgo cometer um crime). O gosto muda completamente e é possível perceber isso.

Explicamos. Não é que o gosto do álcool seja eliminado como um todo; lááááá no fundinho ainda deu para sentir o sabor da vodca. Aquele calorzinho, sabe? Afinal, o álcool continua ali.

A questão é que a mistura ganha um novo sabor, mais salino, tipo soro fisiológico. Água com sal e bicarbonato de sódio (quem diria, né?). Sendo assim, a não ser que você goste que sua bebida tenha o gosto de efervescente neutro diluído em vodca, nós não vemos motivo para recomendar a técnica.

 

Como essa técnica funciona

Embora ainda não existam estudos específicos que possam indicar ponto a ponto como esse efeito acontece, é possível entender a reação entre alguns dos ingredientes e chegar em algumas conclusões.

Para começar, repare que a bebida é bem diluída em água, seja por gelo ou na forma líquida. Isso já esconde boa parcela do sabor alcoólico. Mas não é somente a água que atua nesse caso.

Qual é o efeito do sal na bebida

De acordo com o cientista de bebidas Dave Arnold, em entrevista para o site Vine Pair, o sal é o principal responsável por disfarçar o sabor do destilado:

“Eu diria que o sal existe tanto como intensificador de sabor [dos demais ingredientes na bebida] quanto para alterar o sabor [do álcool].”

Como o bicarbonato ajuda a alterar o sabor da bebida

O especialista Dave Arnold vai além e desaprova os meios pelos quais o bicarbonato consegue alterar o sabor:

“O bicarbonato entra para tornar o drink mais básico e talvez para te enganar de que ali você vai encontrar bebida original enquanto na verdade você tem uma mistura que é um tanto diferente e nojenta.”

O entrevistado conclui o artigo com uma provocação para quem prefere sentir o sabor do álcool mais leve na bebida:

“A melhor maneira de fazer o coquetel ‘não arder’ é apenas beber um coquetel melhor.”

É seguro misturar álcool com bicarbonato de sódio?

Sim. De acordo com o site especializado em bebidas, UPTHIRST, não há indícios que afirmam que adicionar bicarbonato na sua bebida destilada pode ser prejudicial para a saúde e ao menos parcialmente, não há com que se preocupar:

“O bicarbonato de sódio funciona para neutralizar as bebidas ácidas, mas como as bebidas destiladas não são ácidas, você não precisa se preocupar com esse efeito. A mistura dessas duas substâncias é segura, mas não há evidências concretas de que tipo de efeito (se houver) isso terá.”

Mas o que aconteceria se por acaso o seu coquetel viesse acompanhado de frutas mais ácidas, como o limão da nossa caipirinha, por exemplo?

Como o bicarbonato reage quando misturado com frutas ácidas

Ainda de acordo com o site, a reação do bicarbonato de sódio com o ácido de algumas frutas libera dióxido de carbono e pode neutralizar o sabor cítrico tão desejado em coquetéis com esse tipo de alimento:

“Se você tiver um suco ácido misturado com sua bebida, ele pode ativar e tornar sua bebida efervescente. Se isso afetará ou não o sabor da sua bebida, ainda não está claro.”

O que imaginamos é uma reação igual ao de um sal efervescente. Inclusive há quem faça essa misturinha (bicarbonato + água com limão) para controlar desconfortos gástricos – mas nós não recomendamos!

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:

“É praticamente aquelas receitas de limpar sofá. Se tiver bebendo e derramar, já dá pra limpar a casa. 😂”, brinca Isaac Magno em nosso Instagram.

Nós concordamos, Isaac! A misturinha com vodca, por incrível que pareça, é ótima para limpeza da casa.

“Gente mas se eu fizer isso eu vou entrar em coma alcoólico kkkkkk o que me faz beber menos é o gosto do álcool 😂”, disse Bianca Câmara em nosso TikTok.

“Fiz com o Smirnoff Ice, que é feito de vodca, e realmente mudou o gosto, nem senti o gosto do álcool, parece que estava tomando soro por causa do sal e de tão ruim que ficou.”, conta Toni Naoki em nossa página no Facebook.

“Quando alguém pede um drink bem forte, no bar do meu pai, ele faz essa mistura para não ficar gosto de vodka.”, explica Palitinho Acrobata em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esta dica

  • A técnica realmente suaviza o sabor do álcool, mas não o elimina;
  • A bebida fica com sabor de efervescente neutro;
  • Misturar o bicarbonato com o álcool não faz mal para a saúde;
  • Se o coquetel tiver algum ingrediente ácido, pode ser que a mistura faça-o efervescer.

Se você gostou da dica e quer saber mais sobre coquetéis, confira nosso artigo te ensinando 13 drinks simples para fazer em casa.

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui