• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Como burlar as 8 horas de sono sem prejudicar a saúde

Pra quem é fã de aproveitar a vida pilhado, quatro boas saídas.

Dario C L Barbosa Publicado: 05/03/2014 12:44 | Atualizado: 14/07/2020 13:01

Você tá cansado de saber que o ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, mas segundo o site Collective Evolution, é possível alcançar os mesmos benefícios do sono dormindo menos. Bem menos.

Segundo o site a maioria das pessoas está familiarizada com o ciclo monofásico de sono, esse das 8 horas, mas para algumas pessoas esse tipo de ciclo é ineficiente. É constatado a existência de mais 4 ciclos de sono, onde se dorme bem menos, mas descansando da mesma forma. Pra quem é fã de aproveitar a vida pilhado, uma boa saída, ou quatro.

Ao contrário do monofásico, onde você dorme uma vez por dia, os ciclos polifásicos consistem em vários cochilos diários.

 

MonophasicO ciclo monofásico consiste em vários estágios do sono REM (movimento rápido dos olhos), sendo o mais importante. Uma pessoa que usa um ciclo monofásico pode ir para a cama à noite (cerca de 23:00), dormir por 7 – 10 horas e depois acordar de manhã. É claro que se a pessoa trabalhou no turno da noite, o tempo seria o oposto. Geralmente, o corpo leva cerca de 45 – 75 minutos para chegar ao sono REM, que é o ciclo responsável por várias funções cerebrais e corporais que são benéficos para a saúde. Embora os cientistas não entendem exatamente por que precisamos dormir, tem sido reconhecido, ao observar animais, que o sono é necessário para a sobrevivência.

 

 

Byphasic
O ciclo bifásico, também chamado de Siesta, é o mais comum dos ciclos polifásicos e também o mais prático. Este ciclo consiste de 5 – 6 horas de sono e um cochilo de 20, 60 ou 90 minutos por dia. O tempo total de sono é de cerca de 5,3 – 10 horas por dia. Em relação à saúde, em comparação com o ciclo monofásico, agora há pesquisas científicas suficientes para mostrar que este ciclo não é apenas melhor para a sua saúde, mas também melhora o humor, diminui o estresse, aumenta sua capacidade de ‘estado de alerta’, bem como a produtividade geral. Algumas pesquisas ainda afirmam que este ciclo pode torná-lo mais inteligente. Sempre soube que Zorro era um gênio! 

 

 

Everyman
O ciclo Everyman (homem comum), nomeado por Puredoxyk, é um esquema de sono composto por um núcleo de 3,5 horas de sono e três sonecas de 20 minutos distribuídas ao longo do dia. O ciclo é projetado para neutralizar as quedas naturais em nosso ‘estado de alerta’, ditado pelos nossos ritmos circadianos e ultradiano. Os horários normalmente usados neste ciclo é: dormindo 9 – 12:30 horas da manhã e sonecas as 04:10, 08:10 e 14:40. Nesse esquema evite dormir pela manhã (03h00 – 06h30), diz o site Collective Evolution que durante esse período é improvável que você tenha um sono de ondas lentas de qualidade, porque a sua pressão REM circadiana temporária vai estar alta. Me sentindo o Lester do Beakman.

 

 

Dymaxion
O ciclo Dymaxion (tensão dinâmica máxima) é conhecido por ser o mais difícil, pode ser utilizado com sucesso por poucas pessoas. Aqueles com o gene DEC2, também chamado de ‘sono curto’, geralmente precisam de 4 horas de sono monofásico, o que torna este ciclo possível para eles. Isso não quer dizer que os outros não podem usá-lo, apenas é improvável que vá funcionar. Não há tempo suficiente gasto em REM para a maioria das pessoas, assim o ciclo é difícil de se adaptar. O ciclo é composto por 4 sonecas de 30 minutos durante todo o dia, totalizando apenas 2 horas de sono! Alguns têm ajustado o ciclo para um padrão de 1h20 de sono com 2 cochilos de 30 minutos e uma soneca de 20 minutos. Sério mesmo? Dormir é tão bom… 

 

 

Uberman
O ciclo Uberman (super homem), mais uma vez o nome foi dado por Puredoxyk, é um horário de sono que consiste inteiramente de cochilos 20 minutos totalizando 2 horas de sono por dia. Cada cochilo é espaçada de forma equidistante ao longo do dia. O método clássico é 6 cochilos de 20 minutos por dia. Uma alternativa é,  tirar 8 cochilos de 20 minutos, também espaçados de forma equidistantes ao longo do dia, o site diz que um extra de 40 minutos por dia pode fazer uma grande diferença – Uau, um extra de 40 minutos, que sorte heim? – Alguns relatam que não seguir a risca os horários pode deixar a pessoa cansada, se sentindo esgotada, então, manter o cronograma é importante. Isto, obviamente, pode ser difícil dependendo da sua programação. Uma observação interessante para este ciclo é que muitos malucos usuários do Uberman relatam experimentar sonhos lúcidos extremanente vivos. Pra você que quer sentir aquela gostosa na vida real, olha a oportunidade.

 

Como você vai dormir?

presentation asleep2

Segundo o site Collective Evolution, você vai precisar de 2 semanas de integração antes de reconhecer totalmente a natureza do ciclo – profundo, não? – Se você decidir dar uma tentativa, não se apresse em desistir. Sentir-se como um zumbi, após os primeiros dias, é uma possibilidade, mas as coisas vão se ajustando.

Alertam que para total eficácia dos ciclos, precisa se alimentar direito com comida saudável. Também é recomendado que tenha como melhor amigo um bom alarme, daqueles que não falham. Sempre dê seu cochilo em ambientes escuros para facilitar o sono, e ao acordar vá para o sol, para que seu corpo desperte.

Pra quem tem tempo para essas sonecas, é home-office, chefe ou vagabundo mesmo, vale a tentativa. Ou não.

 

Fonte: collective-evolution.com
 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou o rádio e a televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante, na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui