• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Como burlar as 8 horas de sono sem prejudicar a saúde

Pra quem é fã de aproveitar a vida pilhado, quatro boas saídas.

 

Você tá cansado de saber que o ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, mas segundo o site Collective Evolution, é possível alcançar os mesmos benefícios do sono dormindo menos. Bem menos.

boringtraining

(yourlearningsite)

Segundo o site a maioria das pessoas está familiarizada com o ciclo monofásico de sono, esse das 8 horas, mas para algumas pessoas esse tipo de ciclo é ineficiente. É constatado a existência de mais 4 ciclos de sono, onde se dorme bem menos, mas descansando da mesma forma. Pra quem é fã de aproveitar a vida pilhado, uma boa saída, ou quatro. Ao contrário do monofásico, onde você dorme uma vez por dia, os ciclos polifásicos consistem em vários cochilos diários.

 

Monophasic
O ciclo monofásico consiste em vários estágios do sono REM (movimento rápido dos olhos), sendo o mais importante. Uma pessoa que usa um ciclo monofásico pode ir para a cama à noite (cerca de 23:00), dormir por 7 – 10 horas e depois acordar de manhã. É claro que se a pessoa trabalhou no turno da noite, o tempo seria o oposto. Geralmente, o corpo leva cerca de 45 – 75 minutos para chegar ao sono REM, que é o ciclo responsável por várias funções cerebrais e corporais que são benéficos para a saúde. Embora os cientistas não entendem exatamente por que precisamos dormir, tem sido reconhecido, ao observar animais, que o sono é necessário para a sobrevivência.

 

 

Byphasic
O ciclo bifásico, também chamado de Siesta, é o mais comum dos ciclos polifásicos e também o mais prático. Este ciclo consiste de 5 – 6 horas de sono e um cochilo de 20, 60 ou 90 minutos por dia. O tempo total de sono é de cerca de 5,3 – 10 horas por dia. Em relação à saúde, em comparação com o ciclo monofásico, agora há pesquisas científicas suficientes para mostrar que este ciclo não é apenas melhor para a sua saúde, mas também melhora o humor, diminui o estresse, aumenta sua capacidade de ‘estado de alerta’, bem como a produtividade geral. Algumas pesquisas ainda afirmam que este ciclo pode torná-lo mais inteligente. Sempre soube que Zorro era um gênio! 

 

 

Everyman
O ciclo Everyman (homem comum), nomeado por Puredoxyk, é um esquema de sono composto por um núcleo de 3,5 horas de sono e três sonecas de 20 minutos distribuídas ao longo do dia. O ciclo é projetado para neutralizar as quedas naturais em nosso ‘estado de alerta’, ditado pelos nossos ritmos circadianos e ultradiano. Os horários normalmente usados neste ciclo é: dormindo 9 – 12:30 horas da manhã e sonecas as 04:10, 08:10 e 14:40. Nesse esquema evite dormir pela manhã (03h00 – 06h30), diz o site Collective Evolution que durante esse período é improvável que você tenha um sono de ondas lentas de qualidade, porque a sua pressão REM circadiana temporária vai estar alta. Me sentindo o Lester do Beakman.

 

 

Dymaxion
O ciclo Dymaxion (tensão dinâmica máxima) é conhecido por ser o mais difícil, pode ser utilizado com sucesso por poucas pessoas. Aqueles com o gene DEC2, também chamado de ‘sono curto’, geralmente precisam de 4 horas de sono monofásico, o que torna este ciclo possível para eles. Isso não quer dizer que os outros não podem usá-lo, apenas é improvável que vá funcionar. Não há tempo suficiente gasto em REM para a maioria das pessoas, assim o ciclo é difícil de se adaptar. O ciclo é composto por 4 sonecas de 30 minutos durante todo o dia, totalizando apenas 2 horas de sono! Alguns têm ajustado o ciclo para um padrão de 1h20 de sono com 2 cochilos de 30 minutos e uma soneca de 20 minutos. Sério mesmo? Dormir é tão bom… 

 

 

Uberman
O ciclo Uberman (super homem), mais uma vez o nome foi dado por Puredoxyk, é um horário de sono que consiste inteiramente de cochilos 20 minutos totalizando 2 horas de sono por dia. Cada cochilo é espaçada de forma equidistante ao longo do dia. O método clássico é 6 cochilos de 20 minutos por dia. Uma alternativa é,  tirar 8 cochilos de 20 minutos, também espaçados de forma equidistantes ao longo do dia, o site diz que um extra de 40 minutos por dia pode fazer uma grande diferença – Uau, um extra de 40 minutos, que sorte heim? – Alguns relatam que não seguir a risca os horários pode deixar a pessoa cansada, se sentindo esgotada, então, manter o cronograma é importante. Isto, obviamente, pode ser difícil dependendo da sua programação. Uma observação interessante para este ciclo é que muitos malucos usuários do Uberman relatam experimentar sonhos lúcidos extremanente vivos. Pra você que quer sentir aquela gostosa na vida real, olha a oportunidade.

 

Como você vai dormir?

presentation asleep2

Segundo o site Collective Evolution, você vai precisar de 2 semanas de integração antes de reconhecer totalmente a natureza do ciclo – profundo, não? – Se você decidir dar uma tentativa, não se apresse em desistir. Sentir-se como um zumbi, após os primeiros dias, é uma possibilidade, mas as coisas vão se ajustando.

Alertam que para total eficácia dos ciclos, precisa se alimentar direito com comida saudável. Também é recomendado que tenha como melhor amigo um bom alarme, daqueles que não falham. Sempre dê seu cochilo em ambientes escuros para facilitar o sono, e ao acordar vá para o sol, para que seu corpo desperte.

Pra quem tem tempo para essas sonecas, é home-office, chefe ou vagabundo mesmo, vale a tentativa. Ou não.

 

Fonte: collective-evolution.com
 

Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook e Instagram .

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui