Ralo de banheiro: Como acabar com as baratas, mosquinhas e o mau cheiro
Os mosquitinhos que vivem no banheiro, as baratas que invadem sua casa e até aquele cheirinho ruim que sobe do box quando estamos tomando banho. Esses três probleminhas vem de um só lugar: o ralo.
Por mais que mantenhamos nosso banheiro nos trinques, se não dermos a devida atenção na limpeza do ralo, é quase certo que ele ajudará a atrair insetos e mau cheiro para sua casinha devido a quantidade de sujeira que fica encrustada em seu interior.
Para nos ajudar nessa, o canal Diário de Família publicou um vídeo ensinando uma maneira bastante eficaz de limpar devidamente o seu ralo e manter as baratas, as mosquinhas e o mau cheiro bem longe do seu banheiro. Olha só como que faz!
Passo a Passo
Você vai precisar de:
-
Luvas
-
Detergente
-
Escova de Limpar Vasos Sanitários
-
Água Sanitária
-
Vinagre Branco ou Vinagre de Álcool
-
Bicarbonato de Sódio
-
Pedra Sanitária
Como fazer:
Retire a tampa do ralo, coloque um pouco de detergente em toda superfície e também nas paredes interiores do cano.
Usando a escova para vaso sanitário esfregue bem, retirando todo o lodo grudado no encanamento.
Com a esfregação, boa parte do lado deverá ter desgrudado das paredes do cano.
Enxágue em seguida com água.
Em um litro de água, acrescente duas colheres (sopa) de água sanitária.
Despeje essa mistura sobre o ralo, atentando-se para que atinja a parte superior e as paredes do cano do ralo.
Em seguida, despeje um pouco de vinagre, da mesma maneira que fez com a água anteriormente, atingido a superfície e as paredes do cano do ralo.
Para abolir o cheiro ruim, segundo a autora do vídeo, polvilhe nas mesmas regiões atingidas pelo vinagre, um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir por alguns minutos.
Uma colher de sopa do produto é o suficiente, mas preocupe-se em colocar bem nas bordas do ralo, pois assim a espuma que se formará escorrerá, atingindo a parte interna do cano.
Após o tempo de ação (5 minutos mais ou menos), enxágue toda a região com água. Para finalizar prenda na tampa do ralo uma pedra sanitária, utilizando o próprio suporte que acompanha o produto.
No vídeo ela não cita, mas recomendamos após terminar o processo de limpeza da parte interna do ralo, limpar também a tampinha do ralo. Pode ser esfregando a escova de vaso sanitário com detergente, com água sanitária, etc. Só depois de limpinho, pendure a pedra sanitária.
Como essa pedra tem o cheiro forte, além de afastar as baratas, ela vai “soltar” todo seu aroma no encanamento, eliminando assim qualquer possibilidade de subir um cheirinho ruim por ali. Segundo a autora do vídeo, toda a semana será necessário trocar a pedra sanitária.
Cada vez nos aproximamos mais do sonhado “Banheiro da casa do Pedrinho”, não é mesmo?