Curioso

Qual é a diferença entre essência e óleo essencial?

11 de agosto de 2023
Postado por Andressa Reis

Óleos essenciais e essências são muito usados para cuidados pessoais, para produzir cosméticos e produtos de limpeza. Eles deixam qualquer lugar mais agradável, fisgam a gente pelo olfato e não passam despercebidos.

Mas se você acha que os dois são iguais, está muito enganado! Pro nosso nariz eles podem até ser parecidos, mas na prática, eles têm formas de produção completamente diferentes, e isso influencia muito no uso de cada um. Confira as diferenças e não se engane quando for comprar!

 

Diferença entre essência e óleo essencial

Apesar de ambos exalarem aromas gostosos, a diferença entre esses dois produtos já começa na forma como eles são produzidos.

  • As essências são feitas sinteticamente, por isso elas só trazem um cheirinho agradável aos produtos.

Isso pode fazer com que ela seja mais fácil de achar nas lojas, além de ser mais barata em comparação aos óleos essenciais.

  • Os óleos essenciais são extraídos das partes de algumas as plantas, como os frutos, flores, raízes, por isso, eles têm aromas mais concentrados.

Essa extração é feita com a técnica de destilação a vapor ou prensagem fria, pois os óleos são voláteis. Também é necessário usar muita matéria prima para que eles sejam produzidos, tudo isso agrega valor e faz com que os óleos essenciais sejam mais caros do que as essências.

Por ser um produto natural, suas propriedades são muito discutidas como terapêuticas. A aromaterapia é a área de estudo sobre os óleos essenciais que utiliza esses óleos pro bem estar.

Nesse ramo, as essências não são usadas pois são artificiais, elas não têm os compostos capazes de trazer benefícios.

O óleo essencial pode ser usado diretamente na pele, puro ou diluído em algum óleo vegetal, caso seja um óleo muito forte e concentrado.

Unsplash, https://unsplash.com/pt-br/@primal_harmony?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=credit, https://unsplash.com/pt-br/fotografias/r40EYKVyutI?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=credit

SEM LEGENDA

 

Para que serve a essência?

As essências são geralmente usadas para perfumar cosméticos, ambientes e produtos de limpeza. Existem também as essências comestíveis, como as de frutas e a de panetone, que agregam um determinado sabor aos alimentos.

Tanto a essência quando o óleo essencial podem ser aquecidos em difusores, assim, se espalham pelo ar e deixam o espaço mais agradável. Mas, como o óleo essencial é mais concentrado e volátil, ele evapora mais rápido o que faz a durabilidade dele ser menor.

Use Orgânico, Volterra, Fitogaia, Atavie

MATÉRIAS RELACIONADAS