
Qual é a diferença entre manteiga e margarina?
Manteiga e margarina são dois tipos de gordura muito populares na cozinha brasileira. Ambas são usadas em bolos, farofas, biscoitos, e vários outros preparos.
Mas, apesar de serem utilizadas em receitas semelhantes, esses dois produtos são bem diferentes tanto na sua origem, quanto no processo de produção. O Almanaque SOS vai te explicar direitinho quais diferenças são essas.
Manteiga
- origem: a manteiga é de origem animal, pois deriva da nata ou creme de leite fresco;
- processo: é produzida de forma natural, num procedimento em que a gordura é batida até se separar do soro do leite;
- composição: a manteiga é composta principalmente por gordura animal láctea.
Margarina
- origem: a margarina tem origem vegetal, a partir dos óleos de milho, soja ou girassol;
- processo: ela é fabricada de forma industrial, em um método que altera o óleo liquido para a forma sólida;
- composição: a mistura de gorduras da margarina pode conter aditivos no resultado final.
Qual é a melhor opção para consumir?
Não existe consenso sobre qual opção é mais saudável, alguns especialistas afirmam que, por não ter aditivos, a manteiga é melhor para o consumo desde que seja consumida com moderação. Ela contém ácidos graxos e vitamina A.
Já a margarina possui alguns ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, mas também tem gordura trans ou a gordura interesterificada, que é o óleo vegetal modificado quimicamente, não recomendado para consumo.
Então, esses dois tipos de gordura precisam ser avaliados individualmente, observando as preferências, os prós e contras para a saúde, além do preço do produto. É sempre bom conferir a recomendação de um profissional da sua confiança.
Independente da sua escolha, lembre-se que toda fonte gordura deve ser ser consumida com moderação, pois os excessos podem levar à obesidade, aumento dos níveis de colesterol e doenças cardiovasculares.
Conheça também mais 10 opções de gordura para usar em suas receitas, muitas delas são mais saudáveis do que a manteiga e a margarina, vale a pena conferir!