Dicas preciosas para economizar energia sem desligar o Ar Condicionado
Quando o verão transforma minha casa na sauna particular do tinhoso, sou obrigado a assumir que guardo um grande e espaçoso lado do meu coraçãozinho pra ele, o ar condicionado.
Mas esse amor todo fica bem estremecido no final do mês, quando chega a conta de luz.
– Eu não te amo mais.
Para salvar seu rico dinheirinho (e essa relação tão bonita) o site Consumo Social separou algumas dicas que te farão economizar bastante com o ar condicionado, sem precisar desligá-lo. Confira!
***
1. Não exagere no frio
Algumas pessoas desejam bastante frio dentro de casa, mas isso faz com que o ar condicionado trabalhe mais para manter a diferença entre o lado de fora, com calor escaldante, e o lado de dentro, com o frio polar.
Então, ao invés de manter o ar em 17°C, prefira manter em 23°C que já é o suficiente para te refrescar. Esse gesto pode te fazer economizar até 50% na conta de energia. Afinal, não precisa congelar a sala né!
2. Evite o liga-e-desliga
Você vai dar um pulinho no mercado, então parece uma boa desligar o ar e só ligá-lo novamente quando voltar, certo? Errado! O ambiente irá esquentar assim que o aparelho for desligado e ao ligar o “gelo” novamente, ele terá que consumir muito mais energia para resfriar tudo de novo.
3. Use a função Sleep
Outra dica é que quando for dormir você pode colocar o aparelho na função “sleep”. Essa função ajusta a temperatura do ambiente de acordo com o ritmo do seu corpo. Isso ajuda bastante a reduzir o consumo de energia e você não precisará desejar dormir dentro da geladeira.
4. De olho na instalação
Fique sempre atento à instalação do seu ar condicionado. Se for instalado de forma errada, pode aumentar o gasto com energia em até 20% e diminuir a vida útil do aparelho. Por isso, siga corretamente o manual de instruções do produto e, se precisar, chame um profissional qualificado.
Siga essas dicas para evitar tomar um susto no final do mês.
E se você ainda vai comprar um ar condicionado procure sempre um que tenha o selo de eficiência energética, isso irá garantir, além de um ambiente geladinho, uma cuca fresca na hora de pagar a conta.
Via: Consumo Social