Eu acho muito menos humilhante ter uma caganeira no metrô as 6 da tarde, do que receber a mensagem “Não autorizada” na maquininha do cartão.
Para evitar essa situação chata (do cartão, porque o piriri é vontade divina, então deixa rolar), vamos seguir as dicas do Mário Sérgio Fernandez Sallorenzo, ex BBB. Brinks, ele é o presidente da CORECON-DF (Conselho Regional de Economia – Distrito Federal).
– Anote todos os seus gastos. Você sabendo quanto gastou e quanto ainda tem, te ajuda a maneirar mais na hora de sair comprando. Além de que você pode usar essa “listinha” pra localizar onde você esta gastando demais, e como pode se programar para economizar.
– Cartão de crédito: Pague a fatura sempre em dia. Que tal colocar em débito automatico? É uma coisa que você vai ter que pagar de qualquer forma, faça isso antes que acumule e você precise vender um rim para se livrar da divida.
– Não faça financiamentos com o cartão de crédito nem com o cheque especial. Os juros são os mais altos.
– Evite ao maximo usar o cheque especial. Caso seja inevitavel (foi pagar a comanda da balada, o cartão não passou e você esta louco demais pra raciocinar), cubra o saldo negativo o mais rápido possÃvel.
– Não pegue dinheiro em financeiras de rua. Os juros são extorsivos, e é tão anos 90 precisar da Fininvest…
– Quanto mais mole for conseguir a grana nessas financeiras, mais duro você vai ficar depois de pagar os juros. Duro no mal sentido.
– Já to individado com o cartão e cheque especial, pensando seriamente em fazer academia para ficar gostoso e trabalhar no trianon. O que fazer?
- Procure a instituição financeira e procure negociar o esquema de pagamento. Eles já estão esperando que você não vai pagar nada, então mostrando interesse em pagar, eles facilitam.
- Se possÃvel, peça ao banco onde cai aquela miséria do seu salário todo mês um empréstimo em consignação.
- As vezes o melhor caminho é pagar logo a divida. Venda algum bem. Até sugeriria leiloar a virgindade, mas cá entre nós, quem vai acreditar que você ainda é virgem, né?
– Você é comprador compulsivo? Procure ajuda de um especialista. Eu recomendo uma enxada e um terreno bom pra carpir. Quero ver se você vai sair comprando as coisas com a mão cheia de calo…
– Abra a poupança (ui, aloka!) Sério, o pouco dinheiro que sobra, se você guardar na poupança, um dia vai se tornar um dinheirão!
– Se você é locão e quer arriscar, invista na bolsa. Sempre procurando especialistas. O risco de perder tudo é tão grande quanto o risco de ganhar uma boa grana.
Boa sorte, nos vemos em Dubai… Um dia…
Fonte: COFECON