Comes e Bebes

5 dicas para fazer o suflê perfeito!

08 de agosto de 2023
Postado por Andressa Reis

O suflê é uma receita de textura bem leve que tem suas raízes na culinária francesa. Essa palavra significa “soprado”, justamente por causa da leveza. Ele surgiu como resultado da busca por maneiras criativas de usar ovos, um ingrediente abundante na França.

Com o tempo, foram desenvolvidas versões doces e salgadas para essa receita que conquistou o mundo inteiro. Só que um bom suflê não é tão simples de ser preparado, essa é uma receita delicada que muita gente tem dificuldade de executar.

Mas é claro que você não precisa se preocupar, o Almanaque SOS trouxe dicas que vão te ajudar muito na hora de preparar um suflê incrível que não vai ficar murcho.

Pica-Pau em Português - YouTube, https://www.youtube.com/watch?v=QZsFSiCSZzE

SEM LEGENDA

 

Qual a origem do suflê?

O suflê foi criado no século XVIII, na França. Experimentando novas técnicas, os chefs e cozinheiros decidiram incorporar claras de ovos batidas ao creme de base, que deram origem à textura leve e aerada que define esse prato até hoje.

Assim como diversos pratos tradicionais, ele não tem um único inventor, é o resultado de muita evolução culinária. Porém, a técnica usada atualmente é ligada a Marie-Antoine Carême, um chef francês do século XIX.

Carême contribuiu para técnicas culinárias, incluindo a base do suflê, que foi aprimorada por outros chefs ao longo dos anos.

Unsplash, https://unsplash.com/pt-br/@alisonpang?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=creditCopyText">Alison Pang</a> na <a href="https://unsplash.com/pt-br/fotografias/VKsZn10EC7E?utm_source=unsplash&utm_medium=referral&utm_content=credit

SEM LEGENDA

 

Dicas para não errar no suflê

A base de todo suflê é uma mistura que normalmente inclui a combinação de um ingrediente principal (como queijo, chocolate, legumes, etc.), um agente de elevação (que são claras de ovos batidas em neve) e temperos a gosto. Para preparar um bom suflê, é importante seguir o método certo:

 

1. Preparar a base

Para isso, você precisa misturar gemas de ovos com o ingrediente principal (por exemplo, queijo para um suflê de queijo, chocolate para um suflê de chocolate, etc.).

 

2. Preparar as claras em neve

As claras de ovos são batidas até ficarem espumosas e formarem picos suaves. Isso cria a estrutura do suflê, que vai deixar a receita leve e fofinha, uma pitadinha de sal ajuda a dar mais estabilidade às claras.

É bom lembrar que a batedeira não pode ter nenhum resíduo de gordura ou de outro ingrediente, isso pode atrapalhar a estrutura das claras.

 

3. Incorporar as claras

As claras batidas em neve devem acrescentadas aos poucos na mistura dos outros ingredientes, então vai com calma, tá? Isso deve ser feito com movimentos suaves para evitar que as bolhas de ar se quebrem.

 

4. Atenção na hora de assar

A mistura é transferida para um recipiente e assada em um forno pré-aquecido a 170° por 15 a 20 minutos, o calor faz as claras crescerem

Por isso, é importante não encher demais as forminhas e o forno não deve ser aberto antes desse tempo, ok? Depois é só espetar com um palitinho, se sair limpo, o suflê já pode ser servido.

 

5. Sirva imediatamente

O suflê é mais gostoso logo após sair do forno, pois ele começa a murchar enquanto esfria e vai perdendo sua textura leve como uma nuvem. Ele pode ser servido como prato principal ou sobremesa, dependendo da versão que você fizer.

 

É importante seguir as instruções com cuidado ao fazer um suflê, pois a técnica é fundamental para ter um sucesso no resultado!

E como a gente já disse, esse prato é uma delícia, mas é delicado! Pequenas variações na proporção de ingredientes, na forma de incorporar as claras, e até mesmo o funcionamento do forno  podem afetar a textura e o sabor do suflê.

CBN Campinas, Guia do Bebê, Estadão, Quando a Cozinha é um Divã

MATÉRIAS RELACIONADAS