• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sem Crise!

Dicas incríveis para mudar sua vida financeira, segundo Nath Finanças

Dicas simples para botar suas economias no eixo de uma vez por todas.

Dario C L Barbosa Publicado: 01/03/2021 11:33 | Atualizado: 01/03/2021 11:36

Se entra ano e sai ano, você continua perdida nas finanças, talvez essas dicas da administradora Nath Finanças possam te ajudar a entrar no eixo de uma vez por todas.

 

Pra quem está perdido, ou estava em coma desde 2019, Nath Finanças virou sinônimo de economia popular. Selecionada pela Forbes como uma das maiores referências aos jovens, a orientadora financeira para baixa renda não poupa esforços.

Autora de livro, ensina educação financeira de uma maneira fácil e prática para quem nunca estudou ou não entende do assunto, regularmente em suas redes sociais ela costuma divulgar dicas realmente úteis. E é sobre elas que vamos falar agora!

No perfil de notícias financeiras que comanda no Twitter, o Central Nath Finanças (@centralnath), a administradora lançou uma thread que merece a atenção de todo mundo. Abaixo, reproduzimos na íntegra.

Mas antes de seguir o fio, vale a ressalva feita pela Nath: “essa thread não vai ser uma receita de bolo nem um livro com fórmulas mágicas.”

 

Dicas incríveis para mudar sua vida financeira:

“1. Pra uma boa organização financeira é importante criar hábito, assim como escovar os dentes, tomar banho, e etc. Sabemos que criar um novo hábito pode ser bem complicado, mas é sempre importante dar o primeiro passo! Coloque a organização de suas finanças como prioridade!”

>> Veja como criar um novo hábito.

 

2. O segundo passo é entender sua relação com o dinheiro e traçar metas. Não adianta você olhar o dinheiro apenas como uma forma de pagar os boletos, meu amor… a vida não é só pra pagar boletos, sabe?

– O que é dinheiro pra você?

– O que você faria se tivesse mais dinheiro?

– O que você gostaria de fazer?

– Quais são suas metas e objetivos que precisam de dinheiro?

 

3. O terceiro passo é anotar todos os seus gastos. Pode ser numa planilha do Excel, em um aplicativo de celular, num caderninho, num grupo sozinho do Whatsapp… Enfim, muitas opções! Mas o importante é você saber exatamente quanto entra e quanto sai do seu bolso.

 

4. Agora chegou a hora de separar os gatos em categorias bem simples que vão te ajudar a entender onde você está gastando:

1) Despesas Fixas: que acontecem todos os meses e não muda o valor. Exemplo: Aluguel, prestação da casa, prestação do carro, plano de saúde, etc.

2) Despesas Variáveis: São aquelas que acontecem todos os meses mas a gente pode tentar diminuir. Ex: Conta de luz, água, supermercado, gás se morar em apartamento, transporte em geral, delivery.

3) Despesas extras: São as despesas que não estamos esperando. Ex: Remédio, hospital, conserto de equipamentos, conserto da casa – Uma dica é fazer uma reserva de emergência pra esses momentos. Se puder separar 10, 20 reais por mês já ajuda a dar um alívio nessas contas.

4) Despesas adicionais: Não acontece todos os meses mas sabemos que temos que pagar. Ex: IPVA, IPTU, material escolar, matrícula escolar É interessante separar todo mês uma graninha pra não tomar um susto em janeiro com um monte de conta pra pagar.

5) LAZER: Sim! Lazer é importante porque viver não é pagar boletos! Mas é importante anotar todos os gastos e planejar uma atividade que caiba em seu orçamento. Não adianta gastar horrores com lazer quando o salário cai no e passar o resto do mês com dor de cabeça né?

 

5. Depois de separar essas categorias para os gastos é hora de escolher um dia da semana para organizar tudinho sempre.

 

6. Em qual categoria o cartão de crédito se enquadra? Aí é que tá. O cartão de crédito é uma ferramenta que reúne vários gastos. Dentro dele podem estar os gastos variáveis, adicionais, o lazer… Por isso é importante classificar muito bem cada gasto presente no cartão de crédito!”

 

O tweet original:

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante, na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui