• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

11 Dicas da ‘Diarista’ que vão revolucionar a sua casa

Conheça as dicas de Suhellen Kessamiguiemon para nos ajudar no dia a dia.

Jessica Alves Publicado: 14/07/2021 12:12 | Atualizado: 14/07/2021 12:43

O projeto Diário da Diarista tem lugar de fala quando o assunto é limpeza e organização doméstica. Veja a seguir as melhores dicas!

 

Arrumar e organizar a casa é uma tarefa que cedo ou tarde, todos iremos enfrentar. Afinal, um lar bem arrumado é muito mais aconchegante. Contudo, muitas vezes não é fácil manter a ordem em casa, sem um eficiente plano de limpeza.

Pensando nisso, a diarista Suhellen Kessamiguiemon criou o perfil Diário da Diarista no Instagram, com dicas diretas e divertidas para nos ajudar nessa empreitada.

Com 35 anos, a mineira radicada em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, iniciou a jornada na profissão em 2018, após uma forte depressão e uma separação.

Pensando em divulgar os serviços, criou o perfil no Instagram, que conta com milhares de seguidores. A “louca do vinagre” – como se autointitula – compartilha dicas simples para organizar a casa e outras tarefas do dia a dia, além de momentos da sua sua rotina.

“Na época eu só queria trabalhar e pagar meus boletos, nunca na minha vida passou pela minha cabeça que meu perfil ganharia tanta visibilidade, afinal, eu estava fazendo o que milhares de mulheres fazem todos os dias, só tive a ideia de usar o Instagram como uma ferramenta de negócios”, conta Suhellen.

 

Diário da Diarista

Com o Diário da Diarista, Suhellen se tornou uma autoridade no assunto “dicas para organizar a casa” – amamos! E deu um novo rumo para a sua carreira, com uma visibilidade para a profissão de diarista.

Apesar do sucesso nas redes sociais, dispensa os títulos de blogueira ou digital influencer. Ela prefere ser chamada de pseudo ou subcelebridade. Mas é agradecida pela boa recepção de seu trabalho.

“O trabalho doméstico é super desvalorizado e visto como algo inferior e essa repercussão do perfil é muito positiva. É bom se tornar referencia e autoridade em algo, eu me sinto útil em poder ajudar as pessoas compartilhando um pouco do que sei, digo pouco porque meu conhecimento não é nada perto da imensidão desse mundo. Mas fico feliz em perceber que as pessoas confiam em mim e no meu trabalho”, enfatiza.

 

Dicas da Diarista

Suhellen compartilhou com a gente as melhores dicas coletadas em seus anos de trabalho para ajudar você, leitor/a/e. Acompanhe abaixo!

1. Não existe limpeza/organização permanente

Uma casa com vida, com pessoas, SEMPRE terá o que arrumar ou o que limpar. Mas isso não significa que você precisa estar sempre limpando e arrumando.

Muito tempo de dedicação na limpeza e arrumação NÃO é sinônimo de sucesso. Quando você decide limpar uma casa inteira de uma vez, você demanda muito tempo e na metade do caminho já estará exausta, não conseguirá terminar e isso lhe causará frustração. Ainda mais se você precisar parar toda hora por algum motivo (filhos, marido, home office).

Portanto, o ideal é que você dedique duas horas mais ou menos por dia a essa tarefa.

 

2. Você não precisa de um monte de produto para limpeza eficaz

As pessoas precisam desapegar do conceito casa cheirosa é igual casa limpa ou casa brilhando. Isso é coisa que a indústria vende para vender mais produtos. Quanto mais produtos forem usados, mais serão os processos a serem executados, e mais tempo terá que ser dedicado ás tarefas domesticas.

Dica do Almanaque SOS: aposte no vinagre, bicarbonato de sódio e limão – são 1001 utilidades.

 

3. Desapegue!

Às vezes, as coisas ficam espalhadas pelo simples fato de não haver lugar para guardar, pois esses lugares já estão ocupados com coisas que estão acumuladas, sem nenhuma utilidade.

 

4. Defina prioridades e estabeleça uma rotina

Isso facilita muito na hora de arrumar a casa. Saber diferenciar o que você precisa fazer do que você quer fazer e o que vai conseguir fazer, e aceitar isso sem pirar já é meio caminho andado.

Por exemplo, se quer trocar as cortinas, mas eu precisa lavar o banheiro, mas nesse momento eu só consigo lavar a louça. Por isso, defina um cronograma com as principais tarefas, mesmo que não vá executar todas, já ajuda a dar um norte e não ficar ficar perdida em meio a tantas tarefas.

Outra dica é fazer uma lista com as tarefas, e distribua nos dias conforme a sua disponibilidade, há vários cronogramas disponíveis na internet, e no meu perfil também.

O Almanaque SOS já indicou uma plataforma excelente que transforma suas tarefas domésticas em um videogame, leia aqui. Também existe esse plano de limpeza muito útil.

 

5. Tenha acessórios que facilitem na hora da limpeza

Isso inclui aspirador de pó, mop e outros itens otimizam o tempo consideravelmente. Vale a pena investir nesses aparelhos.

 

6. Solicite ajuda a todos os membros da sua casa

Ter um cronograma em mãos facilita muito na hora de delegar tarefas. Faça com que todos participem mesmo que no começo seja difícil, afinal, arrumar casa não é uma tarefa divertida, mas pode se tornar mais leve e menos desgastante se todos colaborarem.

O Almanaque SOS tem duas sugestões para isso: o bingo e colocar a criançada para participar.

 

7. Água sanitária com açúcar tira mofo do tecido

Em 1 litro de água sanitária, coloque 1 xícara de açúcar. Deixe a roupa de molho na solução por cerca de 30 minutos e, em seguida, lave normalmente. A adição do açúcar à água sanitária evita que peças mais delicadas fiquem danificadas.

 

8. Como tirar o amarelado de tecidos envelhecidos

Para tirar o amarelado e o aspecto envelhecido das roupas, encha um balde de alumínio com água fervente, acrescente uma colher (sopa) de sal e uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Lave a peça com a mistura e, em seguida, enxágue bem com água limpa.

 

9. Água oxigenada tira mancha de roupas

Adicione 1/2 xícara de água oxigenada na água da máquina de lavar. Utilize a água oxigenada 10 volumes, que não é muito forte e é suficiente para essa tarefa. Tome muito cuidado para não misturar roupas de cor na lavagem.

O Almanaque SOS ensinou uma variação dessa dica, se liga:

 

10. Vinagre de álcool, álcool e detergente dão um ótimo e eficiente limpa pisos caseiro

Você vai precisar de:

  • 120 ml de vinagre de álcool
  • 120 ml de álcool
  • 1 colher de sopa de detergente neutro

Como fazer:

Dissolva os ingredientes em 1 litro de água. Umedeça um pano limpo na solução. Passe o pano no chão como de costume.

 

11. Limpador multiuso feito em casa

Essa receita pode ser usada em MDFs, vidros, espelhos e outros, mas evite borrifar diretamente na superfície.

Você vai precisar de:

  • 1 colher (chá) de detergente
  • 250 ml de vinagre de álcool
  • 250 ml de álcool
  • 1 colher (chá) de lustra móveis

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em um borrifador e agite até que a mistura fique homogênea. Deve ser armazenado longe da luz e do calor. A validade é de seis meses.

Fonte(s): Diário da Diarista, JC Online, Claudia
Jessica Alves
Jornalista do Norte que se aventura na terra do pão de queijo, Belo Horizonte. Ama gatos e cães, é apaixonada por rock, cinema, anime antigo e cultura pop. Descobriu nas palavras o grande amor e sua fonte de renda.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui