• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Ingredientes para o Detergente render MUITO mais! (do sal a gelatina)

Faça seu detergente render muito mais usando ingredientes encontrados facilmente.

Ariane Barrocal Velasco Publicado: 11/06/2021 11:09 | Atualizado: 14/06/2021 10:54

Detergente é coringa na limpeza da casa e, por isso, acaba pesando no bolso. Confira a seguir dicas muito úteis, simples e fáceis para fazer o produto render muito mais.

 

Quem não gosta de uma boa dica para fazer os produtos de casa renderem mais, com certeza ainda não mora sozinho – ou não é adulto. Só quem valoriza o suado dinheirinho mensal sabe o quanto a economia diária pode fazer a diferença na hora das compras.

Um desses itens imprescindíveis para a casa (e que economizamos sempre que podemos) é o detergente. Além da louça diária (sim, porque infelizmente as louças ainda não desapareceram do mundo), o produto é útil para várias outras tarefas, como lavar o piso.

Se você já cansou de procurar detergente e não ter uma gota sequer na embalagem, seus problemas acabaram. Confira, a seguir, dicas muito úteis para fazer o produto render muito mais.

 

Como fazer o detergente render mais

1. Detergente + Água

Sim, água. Simples assim!

Uma boa maneira de usar bem seu detergente e evitar desperdícios consiste na pequena mistura de água e algumas gotas do produto em uma vasilha. Ideal para limpeza de pisos. Inclusive essa ideia é sugerida na própria embalagem.

Para usar na sua louça, outra boa ideia é manter na sua pia um frasco (desses de sabão líquido) com 1/3 de detergente e 2/3 de água. Vai tornar o seu dia-a-dia de limpeza muito mais prático pois, além de render, essa misturinha já umidifica a esponja.

 

2. Detergente + Sal de cozinha

Existem alguns itens que podem ser misturados ao detergente para engrossar o líquido – e consequentemente fazer com que ele renda mais. Um deles é o cloreto de sódio (também conhecido como sal de cozinha).

A dica para usar o ingrediente é bem simples: adicionar a mistura de água e sal (popular salmoura) ao detergente ou sabão líquido.

Para uma quantidade de 1L de água, o recomendado é usar 4 colheres (sopa) de sal. A água não precisa estar quente. Depois, em um recipiente separado, é só despejar todo o detergente e ir adicionando aos poucos a salmoura até que ele atinja a consistência desejada por você.

 

3. Detergente + Vinagre

O vinagre pode facilitar muito na hora de tirar gordura das louças e superfícies, o que também pode ajudar a economizar quando aliado ao detergente.

A mistura consiste em 250 ml de detergente + 100 ml de vinagre de álcool. Depois, é só ir mexendo bem até alcançar homogeneidade!

 

4. Detergente + Álcool

Para limpeza da sua casa ser mais econômica, também pode fazer uma mistura com 2 colheres (sopa) de álcool líquido, 450 ml de água e 2 colheres (sopa) de detergente neutro. Use com um borrifador.

 

5. Detergente + Gelatina

Você sabia que a gelatina pode ser um ótimo ingrediente para fazer detergente caseiro? Não? Então bora pegar as luvas e separar os ingredientes para fazer essa mistura!

  • Você vai precisar de um sachê de gelatina (qualquer sabor) e 1 garrafa de detergente de qualquer cor.
  • Adicione 1L  de água fria em uma panela e despeje o conteúdo do sachê de gelatina. Mexa bem até que o pózinho se dissolva inteiro.
  • Feito isso, adicione o detergente aos poucos (sempre mexendo bem!). Ligue o fogo e vá fervendo por 5 a 10 minutos. Deixe esfriar.
  • Por fim, é só deixar o conteúdo da panela “descansar” por 12 horas.

O seu detergente vai render muito mais – sem perder qualquer consistência!

Mas atenção: evite fazê-la em quantidades muito grandes. Isso porque os carboidratos e as proteínas contidas na gelatina podem levar ao acúmulo de microrganismos.

 

6. Detergente + Hidroxetilcelulose

Sim, o nome assusta. No entanto, engrossar o detergente usando hidroxetilcelulose é mais simples do que parece. É possível encontrar o ingrediente sob os nomes Natrosol ou Cellosize. Ele é um espessante bem conhecido na hora de fazer com que detergentes rendam mais.

A dica é bem parecida com o uso do sal de cozinha. Basta misturar o espessante com água até formar um gel e aos poucos, misturar com o detergente em um recipiente separado (e ir mexendo com uma colher). Isso ajuda a controlar a quantidade do produto – e evitar que a consistência do detergente seja alterada em demasia.

Não há uma quantidade exata para a mistura com hidroxietilcelulose. Tudo depende da quantidade de detergente desejada. O correto é ir adicionando o espessante aos poucos, até que a consistência desejada seja obtida.

 

7. Detergente + Sulfato de magnésio

Outro ingrediente que pode ser usado para engrossar detergente é o sulfato de magnésio (também conhecido como sal amargo).

O modo de uso do sal amargo é igual ao do sal de cozinha, com diferença da quantidade indicada. Aqui, vale adicionar 500g do ingrediente para 1L de água. Não se esqueça de ir adicionando a salmoura aos poucos no detergente.

 

Formas de uso

É preferível usar misturas mais “naturais”, como a com sal de cozinha e com sal amargo, para lavar a louça. A mistura com gelatina também é ótima para essa finalidade.

Quando às outras misturas, como a que requer hidroxetilcelulose ou álcool, o ideal é utilizá-las para limpar superfícies gordurosas e pisos. Superfícies sensíveis, como telas de LCD, objetos feitos com fibras naturais e quadros pintados à óleo não devem ser limpos com esse tipo de mistura. É o que afirma a especialista Ingrid Lisboa, em entrevista para o É de Casa (Rede Globo).

 

Engrossar detergente com espessante faz mal à saúde?

Caso você tenha optado por usar algum outro espessante além do bom e velho sal de cozinha, a preocupação com a saúde pode aparecer.

Os espessantes, em geral, não causam danos à saúde devido à sua baixa toxicidade. Cuidados maiores devem ser tomados quando eles são usados em alimentos (o que não é o caso, aqui, já que esses espessantes são próprios para produtos de limpeza).

Alguns cuidados, porém, podem vir a calhar. Para saber mais sobre as devidas precauções com os produtos, entrevistamos o químico Alexandre Velasco, que salienta:

“Quando o assunto é fazer misturas com produtos químicos, mesmo que sejam produtos simples, o ideal é sempre fazer uso de luvas. Além disso, manter os compostos químicos em em lugar fresco, ao abrigo da luz intensa e fora do alcance de crianças e animais domésticos é imprescindível. Outro cuidado importante é fazer uso de óculos de proteção na hora de adicionar os espessantes ao detergente”, explica.

Fonte(s): Agro20, Fórmulas Grátis, Dicas para seu dia a dia (YouTube), Ione - produtos caseiros e economia doméstica (YouTube)
Ariane Barrocal Velasco
Estudante de filosofia e redatora. Quando não está lendo, está escrevendo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui