• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

O melhor desmoldante caseiro: bolo grudado nunca mais!

Receita recomendada por especialistas com apenas três ingredientes.

Bruno Oliveira Publicado: 14/06/2022 09:24 | Atualizado: 14/06/2022 09:29

Bolos, pães, biscoitos, algumas massas de pizza e diversas receitas de salgado precisam de um refratário bem untado para que você consiga retirar a massa da forma sem quebrar.

Embora existam vários métodos diferentes para untar sua forma, o Almanaque SOS trouxe uma das técnicas mais recomendadas por confeiteiros profissionais: o desmoldante caseiro mais fácil e eficiente de todos.

O método é realmente fácil, leva apenas três ingredientes e o resultado é impressionante! Sem mais delongas, vamos direto para a receita.

 

Receita: Desmoldante caseiro

Para fazer o seu desmoldante caseiro, você vai precisar de apenas três ingredientes:

 

  • 1 colher (sopa) de Farinha de Trigo*

  • 1 colher (sopa) de Margarina (ou Manteiga)

  • 1 colher (sopa) Óleo

*aos celíacos, é possível mudar a farinha.

 

A receita pede quantidades iguais de ingredientes, logo, caso você queira besuntar várias formas é só ir dobrando a quantidade que vai dar certo do mesmo jeito.

 

O primeiro e único passo é juntar todos os ingredientes e misturar até formar um creminho, e é isso. O seu desmoldante está pronto.

Caso você não tenha um batedor em casa, pode usar uma colher ou garfo, sem problemas, o importante é fazer uma mistura homogênea, como na imagem.

 

Agora é só passar o desmoldante caseiro na sua forma.

Se você tiver um pincel culinário o processo é bem fácil, passe a mistura por dentro da forma sem deixar nenhuma parte de fora. Porém, caso não tenha, pode passar com uma colher, um pano limpo, com papel toalha ou até mesmo com os dedos.

O resultado é impressionante! Dessa forma o seu bolo vai sair do forno já soltinho e com aspecto de profissional para você impressionar as visitas.

 

Técnica aprovada!

Alguns almanaqueos (nossos seguidores) já testaram a receita e deram as suas opiniões nas nossas redes:

“Gente, essa receita é fantástica! Para quem faz pão de forma com fermentação longa, sabe que ele sempre gruda… Não importa o que você passe, por ficar muito tempo em contato, ele sempre gruda… Exceto com essa receita!! Muito obrigado por compartilhar ❤️”, disse o Carlos Eduardo via Youtube.

A Karina Alves também aprova a técnica:

“Man, isso tem em aula de confeitaria, então sim, é uma dica valiosa porque economiza tempo e é maravilhoso para desenformar o bolo.”

 

Desvantagens do método tradicional (margarina/manteiga + farinha)

Escolher a melhor técnica para untar sua forma ou assadeira é uma opção sua, inclusive muitas pessoas preferem o método tradicional, no qual primeiro deve-se passar a margarina ou manteiga na forma e em seguida polvilhar a farinha de trigo.

No entanto, é importante observar que:

  1. A farinha pode não aderir em toda a superfície da forma, o que pode fazer a massa grudar nessas áreas;
  2. Geralmente o método tradicional exige mais que uma colher de farinha, além disso é muito comum que parte dela seja desperdiçada;
  3. Se a farinha não for distribuída de maneira uniforme ela pode queimar em algumas áreas, comprometendo a estética e o sabor original da sua receita;
  4. Ainda que a farinha não queime, se não for polvilhada corretamente pode garantir algumas capinhas mais claras que podem descascar quando você for cortar, ou até “sujar” a cobertura do seu bolo.

 

Outras técnicas para untar a forma

Apesar do método que ensinamos aqui ser praticamente universal para a maioria das receitas, trouxemos outras opções caso você queira inovar ou simplesmente fazer de um jeito diferente:

  • Usar cacau em pó ou achocolatado: caso esteja fazendo um bolo escuro, você pode usar o método tradicional, pincelando margarina, porém substituindo o polvilho da farinha de trigo por cacau em pó ou achocolatado. Dessa forma seu bolo não vai ficar com manchas claras, pelo contrário, vai conferir uma aparência ainda mais ‘chocolatuda’.
  • Usar papel manteiga: dependendo do formato da sua forma, pode ser possível deitar sobre ela uma folha de papel manteiga. Se esse for o caso, essa é uma ótima opção e ainda vai evitar sujeira na cozinha, já que a forma sai praticamente limpa depois de remover o papel.
  • Usar uma forma de silicone: se puder substituir a sua forma tradicional de alumínio por uma de silicone, já que formas desse tipo só precisam ser untadas durante os primeiros usos e depois adquirem uma anti-aderência própria. Além disso, formas de silicone também são uma ótima opção para quem quer evitar sujeira na cozinha.

A seguir, algumas opções recomendadas pelos nossos seguidores no TikTok:

“Uma dica pra quem não gosta da casquinha de farinha é untar com manteiga e açúcar, fica uma casquinha de caramelo”, disse o Joan Santana.

Eu unto com margarina, mas não uso farinha, eu uso uma misturinha de metade de açúcar e metade de canela em pó. O bolo fica crocante e com um sabor”, complementou a Berinjela Palhaça em nossa publicação.

Como visto, as opções são variadas e atende à maioria das receitas de bolo, no entanto nem todas são tão confiáveis. Confira nosso artigo sobre uma técnica para untar a forma com papel toalha, sem manteiga ou trigo, que fez sucesso mas não é recomendada.

Fonte(s): Casa Prática Qualitá
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui