Designer criou uma lâmpada que acende com a energia das plantas
Devido as consequências terríveis da nossa falta de conexão com o meio ambiente, cada vez se torna mais necessário buscarmos maneiras sustentáveis de vivermos nesse planeta.
E foi o que fez o designer holandês, Ermi van Oers, criando uma lâmpada que acende com a energia produzida unicamente pelas plantas, através da “energia microbiana”.
Nomeada como Living Light, algo como “Luz Viva”, a lâmpada funciona da seguinte forma: quando a planta faz a fotossíntese, suas raízes liberam compostos orgânicos no solo, que por sua vez está repleto de bactérias que interagem com essas substâncias, liberando elétrons.
Quando a folha da planta é tocada, todo esse processo se intensifica, assim os elétrons são transportados por um fio até um anel de lâmpadas LED, gerando energia suficiente para acendê-las. Ou seja, a folha da planta funciona como interruptor. Demais, né?
Em entrevista ao site Dezeen, Oers revela o quão importante é sua criação, já que em um futuro próximo, as florestas poderão se tornar usinas de energia, bem como campos de arroz poderão fornecer alimento e eletricidade à população.
Claro que muito ainda deverá ser estudado para que essa realidade tome maiores proporções, já que em um dia todo recebendo a luz solar, a Living Light é capaz de produzir apenas 30 minutos de energia. De qualquer forma, o designer revela que em 2018 cinquenta lâmpadas serão lançadas no mercado.
Uma prova de que talvez esse seja o novo rumo à seguir, a natureza agradece! Inclusive, há um tempinho divulgamos este vaso de flor, capaz de recarregar a bateria do celular com uma tecnologia bem parecida com a da Living Light. Vai planeta!