• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Descubra se teu amigo é um Psicopata, de acordo com a ciência

Existem até algumas profissões que esse perfil se encaixa melhor.

“O Psicopata mora ao lado”, já bem alertou a psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa Silva em seu livro homônimo. Apesar de a gente sempre remeter a imagens dessas pessoas a gente sombria, com feições maquiavélicas (provavelmente por influência da produção cinematográfica), a ciência mostra que não é bem assim que a coisa funciona.

E não existem apenas aqueles perfis de psicopatas que matam e esquartejam suas vítimas. Ana Beatriz destaca que em graus leves de psicopatia não há presença de brutalidade nas ações, mas a aplicação de golpes e pequenos roubos.

Alguns psiquiatras e profissionais da saúde mental têm se dedicado a traçar uma espécie de perfil entre essas pessoas, para descobrir o que elas têm em comum e, de certa forma, deixar a gente com a orelha em pé quando identificamos essas características em pessoas que consideramos “normais”.

Kevin Dutton é um escritor britânico e psicólogo especializado em estudo da psicopatia. Em uma pesquisa para avaliar traços de personalidade com tendência à psicopatia, Dutton destacou características em comum com os esse perfil psicopata:

  • Pessoas em cargo de gerência;
  • Profissionais de saúde (especialmente os que atendem em emergências);
  • Trabalhadores em atividades de risco físico (como bombeiros, policiais e demais agentes de segurança);
  • Pessoas que utilizam grande capacidade de persuasão na profissão (como vendedores e trabalhadores de comunicação);
  • Pessoas com pensamento conservador (cultural, social e político).

A pesquisa do psicólogo envolveu 3618 participantes e comparou as informações obtidas com estudos científicos anteriores. Kevin afirma também que psicopatas, no geral, são pessoas que apresentam alto nível de destemor, narcisismo e egocentricidade.

É claro que não dá pra identificar se aquele amigo meio estranho é psicopata só de olhar. Mas, pelo sim e pelo não, é bom ficar de olho nessas características.

Fonte(s): Kevin Dutton, Super Interessante
Daiane Oliveira
Redatora, feminista e mãe. Discute religião, política, sexo e hábitos sustentáveis. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui