Descubra se teu amigo é um Psicopata, de acordo com a ciência
“O Psicopata mora ao lado”, já bem alertou a psiquiatra brasileira Ana Beatriz Barbosa Silva em seu livro homônimo. Apesar de a gente sempre remeter a imagens dessas pessoas a gente sombria, com feições maquiavélicas (provavelmente por influência da produção cinematográfica), a ciência mostra que não é bem assim que a coisa funciona.
E não existem apenas aqueles perfis de psicopatas que matam e esquartejam suas vítimas. Ana Beatriz destaca que em graus leves de psicopatia não há presença de brutalidade nas ações, mas a aplicação de golpes e pequenos roubos.
Alguns psiquiatras e profissionais da saúde mental têm se dedicado a traçar uma espécie de perfil entre essas pessoas, para descobrir o que elas têm em comum e, de certa forma, deixar a gente com a orelha em pé quando identificamos essas características em pessoas que consideramos “normais”.
Kevin Dutton é um escritor britânico e psicólogo especializado em estudo da psicopatia. Em uma pesquisa para avaliar traços de personalidade com tendência à psicopatia, Dutton destacou características em comum com os esse perfil psicopata:
- Pessoas em cargo de gerência;
- Profissionais de saúde (especialmente os que atendem em emergências);
- Trabalhadores em atividades de risco físico (como bombeiros, policiais e demais agentes de segurança);
- Pessoas que utilizam grande capacidade de persuasão na profissão (como vendedores e trabalhadores de comunicação);
- Pessoas com pensamento conservador (cultural, social e político).
A pesquisa do psicólogo envolveu 3618 participantes e comparou as informações obtidas com estudos científicos anteriores. Kevin afirma também que psicopatas, no geral, são pessoas que apresentam alto nível de destemor, narcisismo e egocentricidade.
É claro que não dá pra identificar se aquele amigo meio estranho é psicopata só de olhar. Mas, pelo sim e pelo não, é bom ficar de olho nessas características.