• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Descubra agora quantos escravos trabalham pra você

Basta responder um questionário com o que costuma gastar. O resultado vai te chocar!

Você já parou para pensar na cadeia produtiva daquilo que consumimos? Não só o que, mas quem está por trás dos alimentos que chegam no prato, dos aparelhos eletrônicos que utilizamos ou das roupas que vestimos?

Slaveryfootprint_3

– Quantos escravos trabalham pra você?

Um relatório da organização de direitos humanos Walk Free Foundation revela que pelo menos 35,8 milhões de pessoas no mundo trabalham em condições próximas à escravidão, sendo cerca de 155 mil somente no Brasil.

Buscando conscientizar a população global a respeito desse cenário absurdo, a ONG Made In A Free World criou o projeto Slavery Footprint (pegadas da escravidão). Um site que, por meio de questionário interativo, nos convida a refletir sobre tudo o que consumimos, mostrando o número total de escravos envolvidos em todos os processos.

Slaveryfootprint_4

No melhor estilo “Você Sabia?”, cada nova questão introduz pequenas curiosidades a fim de colocar em xeque nossos impulsos consumistas. Numa delas, lemos:

Slaveryfootprint_1

– “Todos os dias dezenas de milhares de mulheres americanas compram maquiagem. Todos os dias dezenas de milhares de crianças indianas mineram ‘mica’, que são os pequenos brilhos na maquiagem”.

Essas mensagens também podem ser compartilhadas diretamente do site via redes sociais.


No Brasil

Por aqui, projetos bacanas de conscientização e combate ao trabalho escravo também são realizados.

A ONG Repórter Brasil, por exemplo, produziu recentemente o Moda Livre, app gratuito em que marcas de roupa são avaliadas quanto sua conduta, transparência e histórico de denúncias. A organização lançou também o game Escravo, nem pensar!, em que se pode viver a história de um trabalhador conduzido à escravidão.

Infelizmente, eu, mero jornalista recém-formado, tenho 31 escravos trabalhando para mim. E você, quantos têm? Descubra agora.

Slaveryfootprint_2

 

Fonte: Em Pauta – Globo News

Olavo Barros
Jornalista, aspirante a roteirista, cinéfilo, LGBT, andreense e palmeirense. Entre uma rapidinha e outra, escrevo. Ah, pode me chamar de Costela que eu atendo.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui