• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Foto da CNH: Depois do ‘sorrisão’ agora foi liberado usar boné

Detran SP também liberou usar gorro, óculos e lenços.

Dario C L Barbosa Publicado: 03/08/2017 13:03 | Atualizado: 18/08/2020 16:29

Há pouco tempo, a história do fotógrafo mineiro que enfrentou o Detran e fez sua foto para a CNH com um baita sorrisão no rosto ganhou as redes sociais.

Logo divulgaram que estava liberado sorrir, o Detran de São Paulo inclusive fez a campanha “Vai ter Sorissão“, incentivando as pessoas a mostrarem os dentes na foto do documento.

Depois dessa boa notícia, veio mais uma bomba, “deu a louca do Departamento”! Agora, além do sorriso, usar boné também está liberado.


Publicado na página oficial do Detran SP no Facebook, essa notícia veio de forma descontraída, mas com uma ressalva: apenas boné com aba virada para trás, para não prejudicar o reconhecimento facial.

E eles foram ainda além: também será aceito turbante, gorro, lenços, óculos de grau, maquiagem indiana e alguns hábitos (lenços) religiosos – só não pode esconder o rosto. Tudo isso faz parte da nova campanha #CNHLacradora.

Como justificativa, o Detran SP diz que pensou em quem usa acessórios por problemas de saúde, também para ser respeitoso com a cultura e estilo de vida de cada um.

Apesar da boa intenção, diversos comentários desaprovam a iniciativa. Um deles, feito supostamente por um policial, alega que ter a informação das características físicas da pessoa, como se ela é careca ou cabelos longos, é muito importante para a polícia, e o uso do boné nas fotos pode prejudicar esse reconhecimento.

Entramos em contato com o Detran SP, eles nos revelaram que essa é só mais uma das iniciativas que vem sendo tomadas para aproximar a sociedade do Departamento, bem como fortalecer a campanha de educação no trânsito.

Porém, tirar fotos “mais descoladas” na CNH é uma regalia exclusiva do estado de São Paulo. De acordo com o orgão, cada região pode estabelecer suas regras para o que pode ou não na hora de tirar a foto.

Para saber se o Detran do seu estado libera o uso de acessórios, entre em contato antes de fazer o click. Vale lembrar que no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, tirar foto com sorrisão também é incentivado.

 

Veja outras imagens da campanha do Detran SP:

Fonte(s): G1, Exame, Correio Sampa, Detran SP - Facebook
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui