Colunas

Viral: colocar um dente de alho no nariz desentope ou faz mal?

05 de novembro de 2021
Postado por Euriann Yamamoto

Viral no TikTok ensina a colocar um dente de alho no nariz para desentupi-lo. Será mesmo? Veja o que médicos otorrinolaringologistas tem a dizer sobre o assunto.

 

Seus problemas respiratórios acabaram?

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia estima que mais de 25% da população brasileira pode ser afetada por alguma doença respiratória. Talvez por isso seja tão comum encontrar pessoas com sintomas parecidos aos seus.

As pessoas que sofrem com rinite e outros problemas respiratórios geralmente buscam receitas e outros meios curativos para resolver as crises. Às vezes, a obstrução das vias aéreas é tão angustiante (e eu me incluo nesse time) que dá vontade de resolver o problema a qualquer custo.

É provável que você saiba que o alho tem função antiviral e pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados comuns. Também é quase certo que sua mãe ou avó tenham lhe dito para usá-lo em infusão, cápsulas de alho, tintura ou macerado em água.

Mas as dicas não param por aí. Será que colocar um dente de alho no nariz faz com que ele desentupa? Saiba o que os especialistas Vinicius Siebert e Paulo Ribas, médicos otorrinolaringologistas, tem a dizer sobre a técnica que viralizou mundo afora.

Tiktok, https://www.tiktok.com/@laurenwhelxn/video/6978162073234640133?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

A tiktoker @laurenwelxn testou a técnica.

 

A trend viral

Com mais de 120 milhões de visualizações, 13 milhões de likes e mais de 160 mil comentários, em um minuto de vídeo, a tiktoker @laurenwelxn trouxe uma técnica que promete resolver o dilema do nariz entupido.

Colocar um dente de alho descascado em cada narina, com cerca de metade do dente exposto para fora no nariz. “Eu posso sentir o alho no fundo da minha garganta”, ela disse pouco antes de emitir um som de ânsia de vômito.

@laurenwhelxn##stitch with @hwannah5 ok it works ##fypシ♬ original sound – Ur tiktok gf

Ela esperava ficar com o alho por 30 minutos, mas em 15 minutos com os olhos marejados e lacrimejando, decide retirar. Logo depois, um grande volume de muco espesso e transparente começa a sair das narinas.

Ao final do vídeo, ela manda um recado: “Para o meu namorado, se você não se sentir atraído por mim depois disso, eu te entendo perfeitamente”. O vídeo bombou e tem muita gente por aí reproduzindo a técnica.

Vale dizer que o conteúdo, na verdade, foi originalmente publicado pela usuária @hwannah5, onde ela detalha que esse seria um método eficaz para a limpeza dos seios nasais, o que evitaria a sinusite.

Reprodução: Tiktok - @hwannah5, https://www.tiktok.com/@hwannah5/video/6977767574226341125?is_copy_url=1&is_from_webapp=v1

Na legenda ela diz: “**** aviso *** Isso não é perigoso. o alho apenas limpa seus seios da face.”

 

A técnica funciona?

A otorrinolaringologia é a ciência que cuida do nariz, garganta e ouvidos. Os médicos otorrinos entrevistados para esse artigo são cautelosos quanto a técnica e reforçam o fato de que receitas ditas “milagrosas” podem desencadear diversos problemas de saúde:

“Dentro da saúde, receitas milagrosas não são garantia de absolutamente nada. Existem sim tratamentos caseiros que podem ajudar no desenvolvimento de medicamentos.

Um exemplo clássico são as ervas medicinais que podem servir como extrato para fitomedicamentos. Não significa ser verdadeiro somente por estar na Internet.

No caso do alho intranasal, ele pode gerar diversos problemas como uma sinusite crônica por machucar o revestimento do nariz.”, médico especialista Vinicius Siebert.

Pneumo Center, https://www.pneumocenter.com.br/rinite-como-aliviar-sintomas

O alho tem ação expectorante, mas deve ser utilizado com precaução; jamais intranasal.

É comprovado que o alho atua com ação expectorante. De acordo com a Comissão Assessora de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, o alho pode ser utilizado macerado ou em tintura.

No entanto, doses superiores acima do recomendado podem causar desconforto gastrointestinal. O recomendado pela cartilha de fitoterápicos do CRF-SP:

  • Macerar 0,5g (1 colher de café) de alho até que vire um pó. Depois de uma hora, coloque a quantidade macerada em 30 ml de água (cálice).
  • Utilizar 1 cálice, 2 vezes ao dia , antes das refeições.

É bom lembrar que esse produto não deve ser utilizado por gestantes, lactantes, lactentes, crianças menores de dois anos, dependentes alcoólicos e diabéticos.

  • Não usar em casos de hemorragia e tratamento com anticoagulantes.
  • Não usar em pessoas com gastrite, úlceras gastroduodenais, hipotensão arterial e hipoglicemia.
  • Não usar em casos de tratamento com anti-hipertensivos e varfarina (anti-coagulante).

Paulo Ribas comenta:

“O dente de alho possui substâncias que quando em contato [direto] com a mucosa nasal podem gerar um processo inflamatório, desencadeando desde coceiras, espirros, obstrução, secreção a sangramentos.”

Vinícius Siebert complementa que o alho utilizado dessa maneira pode levar a quadros de queimaduras:

“Queimaduras da mucosa nasal, obstrução de pontos de ventilação dos seios nasais causando sinusite, o efeito de corpo estranho e de partículas do alho que podem infectar o local.”

E ainda faz um último alerta:

“Complicações de sinusite podem inclusive levar a óbito.”

 

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial não recomenda

Não existem documentos oficiais a respeito do uso do alho inserido nas narinas. Siebert comenta que colocar o alho diretamente no nariz jamais seria recomendado:

“Alho não faz parte de nenhum protocolo de tratamento de alergias ou doenças do nariz. O alho como extrato, como condimento pode ter outros efeitos benéficos para saúde, mas intranasal jamais.

Para tratamento de doenças nasais, o paciente precisa de um acompanhamento especializado para identificar o real motivo da queixa. Cada ser humano precisa de um tratamento individualizado e direcionado ao seu problema. As lavagens nasais com solução fisiológica são extremamente úteis para limpeza e melhora dos sintomas nasais.”

Ribas complementa que em alguns casos, onde algum tipo de aplicação seja necessária, é preciso análise clínica:

“A técnica não é recomendada pela Sociedade de Otorrinolaringologia. Em casos particulares, a administração de determinados sprays ou medicamentos [podem ser sugeridos] sob prescrição médica. Em outras ocasiões, pode ser necessário até cirurgias.”

Uol, https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/07/alergias-respiratorias-virus-e-bacterias-sao-causas-comuns-da-sinusite.htm

Cuidado ao fazer o uso de receitas milagrosas. Preze pela sua saúde.

Métodos tradicionais e caseiros devem ser utilizados com cautela. Se lhe for recomendado o uso de algum método ou técnica para desentupir narinas, procure antes ajuda profissional. É o melhor a se fazer:

“Não existe um melhor método. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Existem muitas causas de obstrução nasal, desde uma rinite causada por alergia até tumores malignos dos seios da face. Simplificar o tratamento de uma queixa é a melhor maneira de atrasar o tratamento ideal de cada paciente”, afirma o médico Vinicius Siebert.

Em resumo, fica o conselho do médico Paulo Ribas:

“Não se deve utilizar alho para desentupir narinas”, médico Paulo Ribas.

Pense bem antes de seguir um desafio que envolva o seu bem estar. Prezar pela sua saúde física e mental é sempre o melhor.

 

Técnica da lota: Jala Neti Krya

A técnica indiana, conhecida como Jala Neti Krya, pode ser a solução natural mais indicada para casos de obstrução. Ela é muito recomendada para casos de sinusite.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS