• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Deixar a janela aberta em dias quentes não é um bom negócio

Veja outras formas mais eficientes de diminuir a temperatura da sua casa.

Não tem jeito, no verão as temperaturas atingem mais de 40ºC em algumas regiões do Brasil. Com isso, até mesmo quem ama o calor admite que não é fácil fazer as atividades mais corriqueiras, seja sair de casa ou até mesmo dormir.

Caso não tenha um ar condicionado ou um ventilador em casa para diminuir o calorão, sobreviver aos meses de temperaturas elevadas pode ser uma verdadeira tortura. Ma não se desespere. Existem alguns truques para amenizar o calor dentro de casa, sem esses equipamentos.

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Seleghim, especialista em conforto térmico indica que para atenuar o calor é recomendado manter as janelas de casa fechadas.

Teste realizado na Universidade de São Paulo diz que manter as janelas de casa ajuda atenuar o calor.

Um teste realizado por ele analisou dois cômodos de um apartamento, com a ajuda de um termômetro. Em um quarto com as janelas abertas e ventilado o dia inteiro, a temperatura marcou 29,3ºC. Já em outro dormitório que ficou com as janelas fechadas durante o dia, a temperatura foi de 29ºC.

Segundo a teoria do professor, janelas fechadas impedem que a luz do sol entre no ambiente e por isso a temperatura fica ligeiramente mais baixa.

Como essa técnica contraria o hábito popular de abrir as janelas de casa logo cedo para ventilar, pedimos para a arquiteta Andrezza Leite nos explicar melhor porque a teoria do professor Paulo Seleghim estaria correta.

“Na natureza tudo que tem mais energia (calor), se equilibra dando energia para quem tem menos energia. Ou seja () o lado mais quente vai passar calor, para o lado mais frio”, ensina.

Na prática isso acontece da seguinte maneira, “a radiação solar é absorvida com mais intensidade e esquenta o ambiente muito mais rápido no lado externo do que dentro da residência”, explica a arquiteta.

Isso porque o interior das casas é protegido pelas paredes que impedem que a luz solar entre com tanta força. Por isso, naturalmente dentro de casa é mais fresco do que fora.

“Então se você abre a janela, está dando passagem para que o calor penetre no ambiente. Ao abrir a janela é comum sentirmos uma lufada de ar quente entrar”, explica Andrezza Leite.

Soluções alternativas para quem não aguenta manter as janelas fechadas

Segundo o G1, o professor diz que colocar película protetora (insulfilm) nos vidros ajuda a manter a temperatura amena, já um umidificador de ar pode diminuir em até 3ºC a temperatura.

Outra opção para quem se sente sufocado com as janelas fechadas, é fazer uso de cortinas. Uma solução bastante comum e eficiente para proteger os efeitos dos raios solares sem atrapalhar a passagem de ar.

A arquiteta Ana Camila Vieira, do Fórum da Construção do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, explica que “outra opção rápida e prática é revestir os vidros de janelas e portas com películas reflexivas que criam uma barreira protetora que bloqueiam os raios UV e consequentemente a entrada de calor”.

Vale lembrar que essa deve ser a última alternativa, visto que passarinhos costumam se confundir com o espelho e podem até morrer no impacto.

Mais uma ideia ultra eficiente e que deveria ser seguida por todos, dessa vez sugerida pelo arquiteto Rodrigo Belchior, é ter plantas em casa. Quanto mais melhor!

Plantas auxiliam na refrigeração do ambiente porque “transpiram” água.

De acordo com o arquiteto “a respiração das plantas ajuda a resfriar o ar em volta”. Rodrigo ainda defende que “com temperaturas cada vez mais altas, o conforto térmico deveria ser algo mais importante no planejamento de qualquer imóvel”.

As plantinhas diminuem a temperatura em cerca de 5ºC, em ambientes externos. Caso na sua casa não tenha muito espaço, invista em jardins verticais ou até mesmo em vasos de plantas espalhados pela casa.

Mas, se você tem um ventilador em casa, por mais velhinho que ele seja. Pode potencializar o seu uso, com uma técnica bem simples:

Segundo o arquiteto e paisagista Marcelo Faisal disse ao portal Terra, essa técnica é recomendada porque “assim, o ventilador empurra o ar quente para fora e traz o ar mais frio para dentro”.

Mas vale dizer que, segundo teste do canal Manual do Mundo, essa técnica do ventilador só funciona se ele ficar na altura da janela, ou seja, não adianta deixar ele no chão (na porta, por exemplo), pois o ar quente sendo menos denso fica em cima.

Outra solução genial é colocar caixa de leite no telhado (veja aqui), chega a diminuir até 8ºC da sua casa. E para fechar, você também pode apostar no “Ar Condicionado de Garrafa PET” (veja aqui), que pode diminuir a temperatura em 5ºC.

Essas dicas valem para todas as casas e mesmo para aqueles possuem ar condicionado ou ventiladores, a adoção de algumas dessas medidas auxiliará esses aparelhos a terem um melhor desempenho e um gasto menor de energia.

Fonte(s): Delas Ig, G1, Dicas de Mulher, Quartos
Aline Vilela
Jornalista, se acha blogueira de Instragram. Gosta de tirar selfies e fotos do look do dia. Não come queijo, só se for na pizza (como é que é?). Arroz é por baixo e feijão por cima. Ama ler e passou a adolescência entretida com romances água com açúcar.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui